6 passos para criar um sótão decente

Solicitar cotação

Número incorreto. Por favor verifique o indicativo do país, da cidade ou número de telefone.
Ao clicar 'Enviar' eu confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação seja processada para responder a um pedido.
Nota: Poderá anular o seu consentimento enviando email para privacy@homify.com com efeito futuro.

6 passos para criar um sótão decente

Mariana Garcia – Homify Mariana Garcia – Homify
Closets  por meine möbelmanufaktur GmbH, Moderno
Loading admin actions …

O sótão é um espaço que acrescenta valor e espaço à nossa casa e para o qual temos mil e um planos depois de o vermos e de lhe tirarmos as medidas. Um quarto, um closet, uma sala para os mais pequenos brincarem, uma arrecadação onde tudo o que não precisamos no dia-a-dia está acessível, um escritório para os dias de home office…  Mas o que é que normalmente acontece? Esse mesmo espaço maravilhoso, onde cabem todos os nossos sonhos e idealizações, acaba por se tornar apenas num depósito de toda a tralha da qual não nos conseguimos desfazer, mas que também não tem lugar nos pisos de baixo. Fechamos a porta e, por momentos (horas, dias, semanas) esquecemo-nos daquele nosso calcanhar de Aquiles, certo? E a vida corre sobre rodas. Mas, inevitavelmente, chega o dia em que se vai acampar ou em que precisamos daquelas joelheiras que já não usamos desde os tempos do liceu… e, com isto, o pesadelo de ter que mexer no sótão! Essa é a altura em que juramos tirar um fim-de-semana para arrumar tudo, despachar o que não interessa e tornar aquilo num espaço optimizado – promessa que se desvanece assim que se volta a fechar a porta.

Revê-se no que lhe dissemos até agora? Então respire fundo e relaxe. Mesmo que o seu sótão já se tenha transformado nesse sítio tenebroso e aparentemente sem solução, na homify tratamos de lhe refrescar as ideias e dar-lhe novos olhos para que veja a situação de maneira diferente! Um espaço físico, desde que tenha as condições mínimas, nunca será um caso perdido. Vamos então transformar o seu sótão num espaço decente e útil?

Escolha um propósito para o seu sótão

Recuperação de casa em Ovar: Escritórios e Espaços de trabalho  por Nelson Resende, Arquitecto,Moderno
Nelson Resende, Arquitecto

Recuperação de casa em Ovar

Nelson Resende, Arquitecto

O primeiro passo é perceber o que precisa realmente que este espaço lhe ofereça. Um quarto extra para as visitas? Um sítio onde os seus filhos possam dar largas à sua imaginação e criatividade em dias de frio ou chuvosos? Ou talvez uma sala de cinema onde reúna os amigos para serões de filmes de Óscares antes da gala acontecer? O que quer que seja o mais indicado para si deve ser pensado e idealizado de acordo com a área útil disponível. Para que as suas expectativas não sejam defraudadas, faça alguns cálculos ao que realmente quer e ao que o seu orçamento lhe permite fazer.

Janelas para a entrada de luz natural

Como já tivemos oportunidade de ver noutros artigos, as janelas são elementos essenciais na nossa casa, para que tenhamos acesso à luz natural – e esta ideia mantém-se quando falamos do sótão. Independentemente do propósito que escolheu para o espaço e caso seja possível,  instale janelas grandes que permitam a entrada de luz. Mesmo que depois necessite de alguma privacidade (como num walk-in closet), pode sempre colocar umas cortinas que resguardem o interior e o façam sentir mais confortável. Para além da entrada de luz, as janelas permitem que o ar da divisão seja renovado.

Paredes úteis

Como todos sabemos, os sótãos tornam-se muitas vezes menos práticos em termos de utilização do espaço devido ao tecto inclinado. Mas pode tirar o máximo partido desta situação! Ao fazer armários ou prateleiras que se estendam até às zonas mais baixas, consegue aproveitar mais espaço, mantendo-o devidamente arrumado. Coloque as coisas que utiliza menos nas zonas mais baixas para que assim evite baixar-se várias vezes por dia. Caso queira aproveitar o sótão para, por exemplo, uma sala de convívio e ainda assim precise de arrumação da tralha, pode colocar uma parede falsa com portas a partir da zona do sótão onde já não consegue estar de pé sem bater com a cabeça no tecto.

Iluminação artificial

Chalé das Três Esquinas: Quartos  por Tiago do Vale Arquitectos,Eclético
Tiago do Vale Arquitectos

Chalé das Três Esquinas

Tiago do Vale Arquitectos

Outro ponto que não convém descurar é a iluminação artificial. Mesmo que esteja a pensar utilizar este espaço só nas tardes de verão, plenas de sol, a iluminação artificial pode ser crucial em algum momentos. Procure escolher um tipo de luz que esteja de acordo com o que pretende fazer no seu sótão, mas se a sua ideia passa por criar um ambiente confortável e aconchegante, experimente a instalação de luzes indirectas; caso seja um local de trabalho (como por exemplo o seu atelier de artesanato), luzes mais direccionadas podem ser a solução ideal para que os seus olhos não se esforcem demasiado.

Tipo de chão

Tal como nos pontos anteriores, o tipo de chão que escolherá para este projecto irá depender dos seus gostos e do propósito final do espaço. A madeira ou o piso flutuante são materiais que resulta bem e que raramente o deixam ficar mal, visto que mantém o ambiente com uma temperatura mais amena (contrariamente à pedra ou à cerâmica, que podem ser excelentes soluções nos verões quentes, mas que para o inverno podem não funcionar tão bem). No entanto, e como o seu gosto também conta, se no final tiver um espaço mais frio e isso o incomode, pode sempre adquirir tapetes ou carpetes que permitam uma redução deste resultado. No final, o importante é que o seu sótão se transforme naquilo que se propôs, para que o possa utilizar ainda com mais gosto e orgulho!

Último passo: mobilar

CASA EM FORMA DE ABRAÇO : Salas de estar  por pedro quintela studio,Rústico Madeira maciça Multicolor
pedro quintela studio

CASA EM FORMA DE ABRAÇO

pedro quintela studio

A mobília e a decoração são os toques finais de todo este processo. Através deles, vai imprimir no espaço o seu cunho pessoal e acabar com todas as dúvidas acerca do resultado do mesmo. Aqui, seja inteligente e pense exactamente no que quer, sem fugir muito a isso. Aproveite, no caso de ser uma sala ou um quarto mais informal, para recuperar mobília antiga que pode ir buscar a casa de familiares, amigos ou ainda adquirir em feiras e lojas de segunda mão – além de conseguir poupar algum dinheiro, as peças terão outro valor no momento de apresentar o espaço aos seus convidados! Se pretender comprar tudo novo, escolha materiais resistentes, que não sofram alterações com as mudanças de temperatura (uma vez que os sótãos aquecem e arrefecem mais rapidamente que as restantes divisões, a menos que invista fortemente no isolamento térmico do mesmo).

O nosso passo-a-passo facilitou-lhe a organização do seu sótão?
Casas  por Casas inHAUS, Moderno

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!