O efeito dos tapetes nas nossas salas

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Google+
Loading admin actions …

Termos um tapete na nossa sala é claramente facultativo, mas que dá outro requinte ao espaço, isso é garantido. Não é apenas o chão que se veste de um manto, é todo o ambiente que fica diferente, torna-se aconchegante, colorido e alegre. Há várias opções, texturas, cores e padrões é uma questão de gostos e de combinações com todo o espaço. Pode optar por colocar um ou dois na sala, há quem prefira o tapete só por baixo do sofá e/ou debaixo da mesa de jantar, podem ser os dois iguais ou diferentes, depende do que pretendemos. Existe ainda a facilidade em trocar de tapete, existem opções muito acessíveis, que nos permite mudar o tapete, para dar um novo ar à nossa sala.

Neste artigo, de hoje, poderá constatar o quanto belo fica uma sala com um tapete, o quanto a preenche e lhe dá vida. E como pisar um tapete é uma sensação bem agradável, macia e fofa, hoje queremos que sinta na homify as texturas destes dez tapetes giros! Venha daí que esta sequência promete…  

É um xadrez

Um tapete que parece um mesa de xadrez, quem sabe que o próximo 'xeque mate' não será neste macio tapete, deitados e noutro conforto, até poderá lhe trazer sorte! O público convidado ficará a ver a partida neste sofá gigantesco e confortável. Um ambiente moderno com a assinatura Quartosala – Home Culture, é marcado pela sobriedade e suavidade, o toque de cor da poltrona dá a vida ao ambiente.

Cores que se interligam

É do Chiado, em Lisboa, que nos chega esta sala, com um sentimento eclético, uma conjugação de estilos que transpiram beleza. Olhando para esta casa há aquele sentimento de lar, de bem-estar, aquela sensação que sentimos quando chegamos 'que bom estar em casa'. Tem uma energia bastante positiva, as cores das poltronas, a luz natural que chega pela janela adentro e o tapete de tom pálido dá leveza e quebra a cor mais pesada do sofá. Tem ainda uma textura tão macia, que andar nele só mesmo descalça.

Preto é moderno

Sala de jantar  por LEDS-C4
LEDS-C4

FUS (THE ONE 2015)

LEDS-C4

Ter uma mobília preta e paredes brancas é sinónimo de uma casa moderna, é bastante clean, tudo muito liso e neutro. Ninguém se compromete e optam pela simplicidade que o século XXI trouxe. Nem o tapete foi jogo de cor e o risco foi superado com sucesso, a combinação é perfeita, que é quase impossível imaginarmos outro cenário, tão bem que está esta sala. O tapete preto marca a presença, pela cor e pelo padrão em ziguezague, que dá uma certa profundidade.

Entre a casa e a vista… O coração palpite!

Sala de jantar  por LEDS-C4
LEDS-C4

VINTAGE (THE ONE 2015)

LEDS-C4

Com uma vista assim, quase não é preciso televisão, deixamo-nos transportar pelo mundo da natureza, do mar e das gaivotas a voar e assim vai o tempo… A voar! As cores são tão vivas e presentes pela janela grande que o mobiliário e a decoração tinha de ser mais neutra, o bege foi assim bem escolhido. O tapete também dessa cor, mas com uma tonalidade ligeiramente mais escura realça o sofá e o pavimento. Optar por um tapete claro é perfeito para quem prefere o lado mais discreto e neutro,  de facto cria serenidade em todo o ambiente.

Menos é mais

Sala de jantar  por 99chairs
99chairs

Scandinavian eating

99chairs

Este tapete quase poderia ser o cobertor do sofá tão fofinho que é, esta textura de tipo 'pêlo coelho' é muito macia, que até faz cócegas aos nossos pés, não é verdade? O ambiente fica aconchegante, o seu volume traz outra disposição à casa. Como vemos nesta fotografia de 99 Chairs onde o estilo que predomina é o escandinavo e o tapete responde a 100% aos critérios, o pêlo e o branco remete-nos para regiões nórdicas em que o conforto e calor do lar têm de predominar. Sendo, estes tapetes de pêlo os mais confortáveis e acolhedores de todos eles.

Flores e riscas

Parede e piso  por U2
U2

뮤럴벽지_L03225_LADISH HYDRANGEA

U2
U2
U2

Um ambiente que é marcado pela suavidade das flores da parede e brancura dos móveis, vem o tapete marcar presença, pela cor escura e padrão. Este tapete remete-nos para as alcatifas que as avós faziam, com retalhos de roupa, pela variedade de cores que se repetem sequencialmente. Mas este é de um só tecido, de pêlo curtinho, mas bem macio, o brilho dele o diz. O rebordo preto emoldura o desenho de forma a que a obra esteja perfeita no chão.

À moda de antigamente

LITTLE: Sala de jantar  por Larforma
Larforma

LITTLE

Larforma

É inevitável por mais que o tempo possa passar este tapete persa, da sua origem, nunca irá passar de moda. É tradicional, é aquele que vimos e que vemos em tantas casas, de estilo mais clássico, é certo. Tapetes nobres, em que o vermelho é quase sempre presente, marca chiqueza e gosto apurado. Como vemos na fotografia de Larforma, não é preciso ter uma casa com móveis rústicos para ousar um tapete deste em sua casa, basta misturar vários estilos com todo o gosto. Arrisque este nunca sai de moda!

Um misto de texturas e cores

Sala - decoração de casa de férias: Sala de estar  por Home Staging Factory
Home Staging Factory

Sala – decoração de casa de férias

Home Staging Factory

Para uma habitação à beira mar ou no campo este tapete em ráfia pode ser a solução, não se suja tanto, as areias acabam por cair pelos pequenos espaços, não ficando à superfície. Claro que na hora de limpar, convém levantar o tapete e aspirar tudo o que ficou por baixo. Um tapete diferente, que num chão em madeira quase se unifica, não existe quebra de cor. Se a Home Staging Factory o sugeriu numa casa em Vale do Lobo é de certo uma excelente ideia, por isso tome nota para a tal casa de férias – tapete em ráfia.

Profundidade

Os tapetes retangulares e grandes são o mais usuais, fica ao meio do sofá e o resto vai preenchendo o espaço, de acordo com o tamanho escolhido.

Neste caso, temos um padrão geométrico, com vários retângulos de cor alternada, entre o preto e o branco, dá profundidade e parece que a vista fica enganada. Neste sentido, um tapete com tão forte desenho requer alguns cuidados, nomeadamente para conjugá-lo com as restantes peças de decoração, por ter um impacto visual tão chamativo, ele já fala muito por si e pelo ambiente da casa.

1… 2… 3… quadradros

Sala de estar  por Gamamobel Spain
Gamamobel Spain

Gamamobel Sofa-Bed: Sleep 2

Gamamobel Spain

Acabamos esta viagem com um tapete diferente, melhor dizendo vários tapetes. Aqui a Gamamobel Spain optou por criar um revestimento original, quadrados de tapetes em frente ao sofá, deixando o brilho do pavimento reluzir. Nesta situação, é importante que os tapetes sejam fixos por um adesivo especial, para ninguém escorregar. Neles quase dá vontade de jogar à macaca, quem atira primeiro a pedra?

Diga-nos qual foi o tapete que lhe deixou os pés macios?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!