Dicas e segredos sobre como escolher novo apartamento

LuciPais – homify LuciPais – homify
Google+
Loading admin actions …

Quando chega o momento de escolher um novo apartamento, levantam-se várias questões. Antes de avançar para a compra, certifique-se que respondeu a todas as perguntas. São estas respostas que lhe vão garantir confiança quando decidir que quer a chave na mão.

Há dicas e segredos que vamos partilhar consigo para que seja mais fácil escolher o apartamento que tanto deseja. A partir de fotografias de profissionais da homify, apresentamos-lhe sete temas essenciais para que possa avançar na sua escolha. Como saber se está a escolher a casa certa para si?

Quando desejamos comprar uma casa, devemos estar conscientes que não é a mesma coisa que adquirir um objeto decorativo, até porque os valores são bem mais elevados. Isto para dizer que é uma responsabilidade.

Avaliação da localização do apartamento

Verifique como são os prédios e moradias à volta da casa dos seus sonhos. Tem a vizinhança ideal? Estão as habitações em bom estado? É uma zona agitada ou calma? Há serviços e estabelecimentos comerciais? As perguntas podem ser tantas quantas as suas preocupações. Face a isto, verifique com atenção tudo o que se passa à sua volta.

A localização é, sem dúvida, um dos factores mais importantes no momento de avaliar uma casa. Possivelmente, o elemento que mais pesa no valor do imóvel. A proximidade de transportes públicos e de escolas são também fatores que influenciam o preço.

Andar modelo

Aquele prédio está concluído. Finalmente, tenho a oportunidade de conhecer o andar modelo. Tantas e tantas vezes que este pensamento nos passa pela cabeça, principalmente quando estamos desejosos de mudar de casa e definitivamente para aquela localização. 

A maioria dos prédios tem um andar modelo que lhe permite conhecer a tipologia e os acabamentos dos andares. Trata-se de uma excelente oportunidade para, e quem sabe, visitar a sua futura casa. Marque já a visitar ao andar modelo, mas antes leia com atenção as recomendações que lhe deixamos.

Circundante (localização, área)

SHOWROOM LOVE TILES Lisboa 2013: Salas de estar modernas por Catarina Batista Studio
Catarina Batista Studio

SHOWROOM LOVE TILES Lisboa 2013

Catarina Batista Studio

Certifique-se que a zona envolvente ao seu prédio é aquela que sempre sonhou e na qual quer viver longos anos de sua vida. Além disso, quando queremos comprar uma casa, sabemos que a localização, bem como área do terreno ascenderá o valor do imóvel. Também o número de assoalhadas irá tornar o apartamento mais dispendioso. 

Lembre-se que um imóvel com boas áreas, mesmo que tenha poucas divisões, é, na maioria das vezes, mais bem cotado no mercado do que uma casa com muitas divisões e áreas pequenas. Estes são apenas alguns dos pormenores que podem tornar um apartamento mais caro.

Linhas de abastecimento

Projecto decoração para habitação turística - Beco da Lapa, Alfama - Lisboa: Cozinha  por Mariline Pereira - Interior Design Lda.
Mariline Pereira – Interior Design Lda.

Projecto decoração para habitação turística – Beco da Lapa, Alfama – Lisboa

Mariline Pereira - Interior Design Lda.

Saber ou não das linhas de abastecimento de sua casa? A melhor resposta é sim. Não compre um apartamento sem se certificar se as linhas de abastecimento, nomeadamente na cozinha e casa de banho, estão em boas condições e a funcionar em pleno. Não é apenas o estado do que os seus vêem que o deve preocupar. Preocupe-se também com tudo o que está oculto, como o sistema de abastecimento de água e parte elétrica.

Um apartamento com linhas de abastecimento moderno preserva a qualidade da água. Claro que esta preocupação deverá ser mais forte e evidente quando compra um apartamento antigo. Já para os apartamentos novos, encontra, no bilhete de identidade do imóvel, a lista de todos os materiais utilizados.

Papelada

Prepare-se para a papelada que vai surgir e lhe vão pedir no momento de comprar um novo apartamento. Faça cópias de todos os documentos, para depois não ser surpreendido no meio do processo. Na Internet, ou mesmo através da agência que está a adquirir o imóvel, pode encontrar informação sobre todos os documentos que lhe vão exigir durante a compra.

É importante que perceba que os processos de compra e venda, devido à burocracia que envolvem, demoram algum tempo. Não se esqueça que depois de avaliado o imóvel tem de assinar o processo de compra. O passo seguinte é a celebração da escritura da casa. Seguidamente tem de entregar o registo do imóvel na Conservatória do Registo Predial.

Testar estragos nas paredes, janelas e chão

É apaixonado por casas antigas, como esta recuperada por José Adrião Arquitectos? Se respondeu afirmativamente, lembre-se que perceber em que estado se encontra o imóvel. Embora o prédio possa ser antigo, poderá ter sido alvo de obras de recuperação. O antigo pode tornar-se novo, belo e único. 

Quando visitar o imóvel, verifique o estados das paredes, janelas e chão, porque se não estiverem em condições, os gastos poderão aumentar. Isso será, sem dúvida, um factor que irá interferir na avaliação da casa e poderá jogar no momento da compra a seu favor. Esteja atento!

Lidar com agentes imobiliários

Nem sempre há paciência para lidar com os agentes imobiliários, mas se o processo de compra passou por um, o melhor é mesmo arranjar, até porque são, pelo conhecimento que têm, os melhores conselheiros. Porém, não se fique apenas pela opinião de um agente imobiliário. Procure saber o que anda a fazer a concorrência.

Os agentes imobiliários têm as respostas que necessita sobre os prédios que lhe podem interessar. Faça mil e uma perguntas e não os deixe andar às voltas com as palavras. Peças respostas objetivas para as suas dúvidas. E lembre-se que durante o processo de compra, os agentes imobiliários são os melhores amigos. Tenha em atenção as dicas e conselhos que lhe oferecerem.

Sonha em comprar um novo apartamento? Quais as suas dúvidas?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!