Arquitectura moderna de linhas perfeitas

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Loading admin actions …

Um lugar mágico, cheio de elegância e sofisticação necessárias para comemorar o melhor das nossas vidas! Um edifício extraordinariamente requintado, com uma arquitetura arrojada e moderna, e vistas encantadoras. Um projeto de arquitetura único, que resultou num imóvel de formas curvilíneas, quase orgânicas, cheias de movimento.

Tudo isto e muito mais é o MITPenha, o projeto de arquitetura para construção de um equipamento de eventos e restauração em Guimarães, do Atelier Fernando Alves Arquitecto L.da.

Situado no sítio do antigo penha Clube, um local privilegiado de beleza natural, o edifício é constituído por um volume único e térreo, em forma de T, que se ergue num terreno elevado de mais de 2000m2 de área e impressiona à primeira vista.

Aguçámos a sua curiosidade? Então venha connosco descobrir este projeto fantástico!

A fachada seduz ao primeiro olhar

Quando chegamos ao fim da estrada de acesso deparamo-nos com esta visão da fachada e da área de acesso ao edifício. E aqui as primeiras coisas que chamam a atenção são a estética do alpendre, tipo pala, e o angulo pronunciado formado pela parede do edifício. Mas rapidamente os nossos olhos são atraídos para pormenores estéticos menos evidentes como a parede delicadamente ondulada e revestida de madeira.

E temos dificuldade em desviar o olhar para reparar no belíssimo trabalho de enquadramento e arquitetura paisagística, com os seus muros em pedra e os seus cuidados jardins, que ganham destaque com iluminação de exterior.

Uma entrada impressionante

Começa de forma imponente e logo na estrada nos apercebemos da dimensão do projeto! Uma fachada de entrada a dar uma amostra do estilo do edifício que nos espera.

O portão em madeira e o muro de pedra, materiais naturais da maior nobreza, enquadram o logótipo da marca e dão-lhe total destaque, numa perfeita sintonia com a natureza exuberante que os rodeia.

A perfeição de uma fachada em vidro

Como já referimos o edifício tem a forma de um T, com projeções da cobertura, criando alpendres nos ângulos. Nessa distribuição as áreas funcionais do serviço, como as cozinhas e as casas de banho estão na zona posterior, encostadas à montanha, enquanto as salas de eventos estão voltadas para o horizonte, de forma a permitir o total usufruto da vista estonteante. E para isso nada melhor do que o vidro… Deixa entrar toda a luz natural, não coloca barreiras ao olhar e cria um efeito visual de prolongamento único, espelhando a paisagem em redor. Frontal a esta fachada encontramos os deck

O terraço, convidativo e sedutor

Frontal à fachada em vidro da imagem anterior encontramos o terraço, voltado para o horizonte. Dotado de um bar de apoio e de mobiliário de exterior, de design moderno, em branco contrastante, este terraço impõe-se como ponto de encontro obrigatório para os participantes dos eventos a decorrer. O seu piso em madeira é muito resistente, mas ao mesmo tempo torna-o convidativo e confortável.

E aqui não há como não ver a vista! A fachada envidraçada reflete a envolvente para que possa desfrutar da sua beleza, mesmo que esteja de costas.

Distinção nos pormenores

A elegância evidencia-se nos detalhes, como esta espetacular porta que recebe os convidados. O toque quente e luxuoso da madeira, aliado à frieza do aço que a enquadra. Moderno e clássico. Um pormenor que revela o todo!

Ligado à natureza, mesmo no interior

A entrada principal faz-se através da secção mediana do edifício, e conduz-nos a um longo e amplo corredor que atravessa o edifício, estabelecendo a fronteira entre as suas duas funcionalidades.

No fim do corredor encontramos este espaço de descontração impar. Confortáveis poltronas brancas de estilo moderno estabelecem um contraste marcante com o macio tapete negro, e convidam a dois dedos de conversa. Ou à leitura do jornal, sob a luz do original candeeiro de inspiração fotográfica. E tudo sem perder de vista a calma que a natureza transmite, devido ao pequeno jardim interior.

O lounge bar

A antecâmara para o paraíso. Um espaço moderno, com uma iluminação que convida ao convívio enquanto se desfruta de uma bebida e se espera que o evento comece. A luxuosa pedra atua como uma tela na sua moldura de madeira, criando um ar de nicho. Os cadeirões são simples mas convidativos, e toda a atmosfera respira elegância. Apetece sentar ali com um whisky na mão e descontrair, não é verdade?

A sala de jantar

O espaço é simples e por isso cheio de potencialidades. O mobiliário tem cores neutras que se podem combinar com vários tons de modo a ir de encontro aos gostos dos clientes. O chão é em pedra escura, resistente, mas moderno e sofisticado.

O pormenor mais impactante é sem duvida a suave ondulação das paredes em madeira, que se encontra espelhado no teto falso, e que confere ao espaço um movimento quase tangível. Quase como se as paredes se movessem connosco.

De destacar ainda é o fantástico design da iluminação. De forma indireta destaca toda a beleza das paredes e evidencia qualquer decoração, sem se tornar cansativa.

O sítio perfeito para aquela foto de sonho

E para terminar, o projeto paisagístico novamente em destaque. Um lago incrível… Um espelho horizontal feito de água, com uma perfeita moldura acobreada, constantemente alimentado por uma cascata muito moderna e rodeado de pedra rústica, que o destaca e evidencia. O lugar perfeito para uma foto intemporal. Ou para aquele beijo ao entardecer…

Este projeto deixou-lhe vontade de casar de novo? Conte-nos tudo!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!