Sete dicas para aumentar o valor da sua casa

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Imagine o cenário: tem um imóvel, quer vendê-lo, mas acha que vai ser difícil. Afinal de contas, o estado de conservação da sua casa já viu melhores dias e o passar do tempo desvalorizou-a. Para a conseguir vender dentro de um espaço de tempo razoável terá que despender algum dinheiro a recuperá-la. Tendo essa possibilidade, é preferível investir com vista a valorizar o seu imóvel – sendo que até há coisas que pode fazer você mesmo sem grandes gastos – do que demorar demasiado tempo a desfazer-se dele porque ninguém quer, por exemplo, mudar-se para uma casa húmida, com soalho mal tratado, problemas nas paredes, portas perras, entre outras coisas. 

Porém, antes de qualquer reforma em sua casa, é importante recorrer a ajuda profissional, ou seja, escolher um corretor e uma agência imobiliária. A escolha de um agente pode fazer uma grande diferença na forma como a sua casa será vendida. Contrate uma agência que fique próxima da sua residência visto que essa proximidade permitirá que a visitem com frequência. É, também, essencial contratar um agente que corresponda às suas expectativas. Uma maneira mais rápida de aumentar o valor da sua casa é o planeamento da reforma. O primeiro passo é fazer uma lista. É importante colocar tudo no papel. Trace um plano de actualizações e venda do seu imóvel.

Após a lista estar finalizada, priorize o que é urgente. A reforma foi realizada com sucesso, então não se esqueça do material para divulgação. O corretor imobiliário deve fotografar os espaços da casa e publicar nos vários meios de comunicação à disposição.

Porventura, estará a pensar: então, vou gastar dinheiro para vender a casa? Sim. Ao investir numa renovação, poderá aumentar o preço de venda e obter um lucro avultado no final do negócio.

Pintura da fachada

Antes de reformar as áreas necessárias, passe a pente fino o interior e o exterior da sua casa. Uma revisão detalhada ajudará a determinar qual a divisão que precisa de ser intervencionada com mais urgência. Não se esqueça também de dar a devida atenção aos problemas de canalização e eléctricos, uma vez que até os menores defeitos são visíveis para os compradores com olho clínico. Depois de ter feito a inspecção, invista na pintura da fachada. É ela o seu cartão de visita. Pode começar com uma manutenção básica: cortar a relva, aparar os arbustos ou plantar novas flores e árvores. Avalie o estado do telhado. Pode precisar de substituir algumas telhas. A pintura da fachada deve ter uma cor neutra e não uma cor do seu gosto. Tons demasiado excêntricos não serão consensuais. Logo, se a sua ideia é desfazer-se da casa, considere uma fachada revestida numa tonalidade discreta.

Fazer o espaço parecer maior

Há casas com um interior pequeno e casas grandes com algumas divisões mais exíguas. Como é natural, as pessoas preferem assoalhadas arejadas e amplas. Para impressionar potenciais compradores, há truques que pode aplicar para alterar a percepção visual do espaço. Uma bonita mesa longa na sala de estar, por exemplo, cria uma sensação de comprimento, fazendo a sala parecer maior. Prefira cores claras e pinte as paredes de um só tom para eliminar barreiras. Deixe as cores mais vibrantes para os ornamentos. Além disso, considere a adição de um espelho que, por reflectir o ambiente, aumenta-o.

Para uma cozinha funcional

cozinha. Uma das divisões da casa mais importantes pelo seu cariz social e prático. Não deixe, assim, de verificar o estado de conservação dos revestimentos da banca. Aplique-lhes um bom acabamento para ficarem com um aspecto cuidado e um bom isolamento. Verifique o estado dos móveis e limpe-os nos interior. Se algum móvel fechar mal, substitua as dobradiças ou se acha que a cozinha beneficiaria de uma lufada de ar fresco, pode pintá-los ou tão-somente substituir os puxadores. Em termos práticos, não se olvide de verificar a instalação de gás – se for o caso -, os bicos do fogão, os electrodomésticos e a torneira.

Inspire-se nesta bela cozinha do atelier Mônica Gervásio Arquitetura & Design.

A casa de banho

Todas as nossas sugestões dependem do estado da casa. Na casa-de-banho, é possível encontrar problemas semelhantes aos da cozinha. Se achar necessário, não se iniba de trocar as louças. Há uma indústria gigante dedicada a louças de casa-de-banho e encontra, por certo, peças a preços muito acessíveis. Considere a compra de dois lavatórios em vez de um. É uma característica deveras atractiva para um casal. Não deixe torneiras a pingar, azulejos partidos e elimine todas as manchas de calcário com um produto próprio. A casa-de-banho é o local onde fazemos a nossa higiene. Deve, por isso, estar também ela limpa e confortável para o uso diário.

Jardim redesenhado

Jardins modernos por Cue & Co of London
Cue & Co of London

Open-Plan Kitchen/Living Room, Ladbroke Walk, London

Cue & Co of London

O jardim emoldura a casa e, como escape ao quotidiano agitado, as pessoas procuram cada vez mais o repouso junto à natureza. Redesenhar o jardim pode fazer toda a diferença no que diz respeito a mudar a atmosfera da casa. A área circundante é uma parte importante no conjunto pelo que um paisagismo apelativo e funcional valorizará o seu imóvel.

Sala de estar renovada

Depois de concluídos os consertos necessários, quer no interior, quer no exterior, é necessário fazer uma limpeza profunda por toda a casa. Camas por fazer, louça por lavar, casas-de-banho sujas não são opção quando estiver a mostrar a casa. Ela deve reflectir asseio e atenção ao detalhe. Organize os seus objectos e retire elementos de cunho mais pessoal como fotografias de família, entre outros. Desta forma, o comprador conseguirá, de forma mais eficaz, ver a casa como sendo dele e projectar aquilo que poderá lá fazer. Para a pintura da sala de estar, recomendamos uma cor neutra, deixando os apontamentos mais vibrantes para os ornamentos decorativos. Crie um espaço clean e lembre-se de colocar flores frescas para alegrar o ambiente. E por falar em frescura, uma vela de cheiro ou um ambientador vêm sempre a calhar.

Os quartos

O quarto é sinónimo de refúgio e de descanso. É importante encontrar um equilíbrio na sua decoração. Despoje-se de objectos pessoais, mas, use têxteis confortáveis e elegantes na cama. Ninguém fica indiferente a um edredão fofo e a almofadas convidativas estilo quarto de hotel. Reduza o mobiliário ao essencial e use cores neutras nas paredes. Certifique-se de que as janelas deixam passar luz natural ao longo do dia, mas que ficam resguardadas durante a noite. Opte por uns cortinados lisos e neutros.

Está a pensar pôr a sua casa à venda? Considera alguma destas dicas úteis? 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!