15 prateleiras económicas e fáceis de instalar

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Białołęka Flat, All Arquitectura All Arquitectura Corredores, halls e escadas escandinavos Branco
Loading admin actions …

Neste livro de ideias, vamos mostrar-lhe 15 prateleiras que pode mandar fazer para a sua casa. Não há espaço desordenado que não beneficie da existência de prateleiras. Porquê? Porque cabem em todo o lado, não ocupam muito espaço e a colocação é simples. Há prateleiras que pode fazer com as suas próprias mãos se tiver algum talento e, claro, criatividade. 

Para o inspirar, reunimos algumas propostas. 

Ora veja.

1. Prateleiras em madeira para a casa de banho

Começamos com o exemplo de uma casa de banho onde as prateleiras de madeira são extremamente úteis para a organização de produtos de higiene e não só. Há prateleiras longas e outras mais curtas, todas elas feitas à medida a pensar nas proporções do espaço em questão.

2. Estreitas e a ocupar um nicho

Se tem um nicho na sua casa de banho, não o desaproveite. Porquê deixá-lo vazio quando pode ser usado para tantos fins? Insira prateleiras à medida e use-as para arrumação ou para expor objectos de decoração.

3. Cubos de madeira dispostos linearmente

Depois de ter os cubos, pode pintá-los com uma tinta em aerosol. Neste projecto, os cubos brancos criam um contraste interessante com a parede e enriquecem a decoração.

4. Dê uso às paletes de madeira

Não é difícil encontrar paletes. Em algumas lojas, até podem oferecê-las, visto que as mercadorias vêm quase todas em paletes. Se não quer gastar muito dinheiro, esta é uma excelente opção: converta a sua palete numa prateleira. Se quiser alterar-lhe o aspecto, pode lixá-la e/ou pintá-la com uma nova cor. 

5. Caixas

Em alguns sítios, as verduras ainda são vendidas em caixas. Se costuma ir a mercearias, sabe do que falamos. Tal como no caso das paletes, pode aproveitar as caixas para este efeito, tal como se vê na imagem. 

6. Num ambiente industrial

A cozinha da imagem sobressai pelo seu estilo industrial. O betão aparente é o material usado com mais expressividade no espaço, mas são as prateleiras em madeira com suportes de ferro que interrompem a frieza da paleta cromática e oferecem espaço de arrumação.

7. Circulares

E o que acha da ideia de se aventurar noutras formas geométricas? Pode construir os seus próprios espaços de arrumação com forma circular, usando a madeira e, quem sabe, o PVC. Defina o tamanho da circunferência e dê o uso que precisar a estes elementos. 

8. Num espaço de trabalho

Um espaço de trabalho é sempre sinónimo de livros e documentos espalhados por todo o lado. Isto faz com que seja mais difícil trabalhar, encontrar as coisas e concentrarmo-nos. Não deixe de incluir prateleiras no seu escritório.

9. Ajuda de um profissional

Há pessoas com real talento para bricolage, mas, se não é o seu caso, não se aventure e contrate um carpinteiro para fazer as prateleiras que tem em mente. Faça um esboço e acompanhe o processo de escolha do material e a instalação, mas deixe o essencial para quem sabe.

10. Saber aproveitar os nichos

Neste projecto não existe uma prateleira, mas sim um nicho que foi bem aproveitado para se criar um recanto interessante do ponto de vista decorativo.

11. Mesa com fotografias

Uma mesa, tipo consola, também pode ser a superfície de que precisa para dispor alguns objectos pessoais.

12. Com LEDs

Os LEDs são ecológicos, económicos e modernos. Instale tiras de LEDs ao longo das suas prateleiras para valorizar o espaço e criar uma atmosfera calorosa.

13. Aproveitar as paredes baixas

A parede baixa que aparta esta escada do corredor foi usada para a colocação de ornamentos de decoração.

14. Em busca do vidro perfeito

As prateleiras de vidro também são muito usadas. Num espaço pequeno, é a solução ideal, pois o material como que desaparece no ambiente. Não se esqueça, porém, de escolher um vidro que ofereça segurança e resistência.

15. Com muitos compartimentos

Para além de ter uma panóplia de compartimentos, o que é extremamente útil, esta estante também actua como divisória de espaços. 

Quer descobrir mais? Visite a nossa loja!

Por qual destes sistemas optaria? Deixe-nos a sua opinião.

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista