Inspirações para criar um espaço para blog e vlogging em casa

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Google+
Loading admin actions …

O mundo da blosgosfera é de facto um… mundo! A conquistar cada vez mais o mundo do mercado, muito são as mulheres e os homens, de diferentes faixas etárias a lançarem-se nesta aventura. Um cantinho que começa muitas vezes na brincadeira, como um passatempo ou que surge numa altura mais difícil de uma pessoa. À medida do tempo, do feedback, dos seguidores conquistados, das visitas diárias, o blog vai ganhando volume, nome no mercado, começa a ser conhecido aqui e acolá. E o que era, inicialmente uma brincadeira passou a ser um caso sério, para os melhores blogistas o ganha pão. 

As marcas procuram cada vez mais este enrede de publicidade, uma nova forma de dar a conhecer ao mundo dos consumidores um produto, seja ele de vestuário, de viagem, de cosmético, alimentar, de casa ou ainda para animais, enfim, todo o tipo de publicidade é viável e possível. O bom trabalho de um blogger é feito pela subtileza e introdução do produto aos seus leitores, nunca esquecendo a veracidade e fidelidade, pois do outro lado espera-se uma opinião realista, aquela que se distingue da televisão ou de uma revista. 

Para quem começou no mundo da blogosfera começou com pouco, fotografias com telemóvel, o computador nos joelhos, um template pouco atrativo, posts ainda meio verdes… enfim, há uma grande discrepância entre quem está a começar e quem já anda há muito. Mas tudo faz parte e todo este processo é necessário, é o crescimento, a aprendizagem e a capacidade de melhorar. Para o ajudar a melhorar o seu blog ou se está a pensar criar um, então leia este artigo, com sete sugestões importantes e a tomarem em conta para serem peritos na matéria. 

Segue o post…  

Ordem

O primeiro grande passo é ter tudo em ordem!

O blog neste momento já ocupa um tempinho diário, entre a escrita e postagem das fotografias, as redes sociais, entre outros… Enfim, o assunto é sério, se quer realmente levar avante este projeto, ter uma boa organização é fulcral e deve ser a base deste começo. 

O primeiro grande conselho é criarem um espaço próprio para trabalhar, se não tiver um escritório, pode arranjar um canto do quarto ou da sala. Colocar uma secretária, uma vela, umas flores, um candeeiro, umas fotografias, uns livros, o computador, tudo que considerar melhor e mais inspirador para si.

Segundo, tenha uma agenda ou um caderno de apontamentos, para organizar tudo um pouco sobre o seu blog, os posts, as ideias, os contactos…

Como terceira ideia, dê o seu melhor e seja rigoroso com a qualidade do seu trabalho, só assim é que poderá vincar no mercado. Não tenha medo de errar, é assim que aprendemos.

Finalmente, seja assíduo, nos seus posts, se é todos os dias, mantenha este ritual. Se for duas ou três vezes por semana também. Os seus seguidores estarão sempre à espera, mas se começar a haver um grande descuido perderá seriedade e interesse. 

Espaço para tirar fotografias

Para escrever artigos, com um número de visualizações razoável, é necessário inserir os seus artigos com boas fotografias. Quanto mais clean, boa luz, bonitas e atraentes elas forem, mais irão chamar e cativar os seus leitores, a clicar no post. A fotografia é o primeiro grande passo para cativar seguidores a visitarem o blog. 

Nem sempre temos um espaço liberto, com boa luz e neutro em casa, mas se não tiver então o melhor será optar pelo espaço exterior, que funciona sempre bem. Ou então, prefira uma parede neutra, branca ou lisa, com poucos elementos por trás. O truque é procurar sempre uma boa fonte de luz natural, as fotografias ficam com boa luminosidade. 

Se for fotografias a objetos, tenha também cuidado com a luz, e o pano de fundo. O branco é a cor que melhor funciona, seja um cobertor, uma manta, sobressaí o produto. Tenha em atenção a organização dos itens, não se dispõe de qualquer maneira, faça várias tentativas, até encontrar o ponto perfeito. Pode sempre acrescentar um outro detalhe ao cenário, como uma flor, um livro ou uma vela. 

Espaço para fazer vídeos

Suite Love - Decoração de Quarto: Quartos modernos por White Glam
White Glam

Suite Love – Decoração de Quarto

White Glam

Quer ser um youtuber? Muitos encontram neste meio uma verdadeira profissão, por isso se acha que tem o blog, mas pode ir mais além, então não tenha receio e siga em frente… É só olhar para a câmara e comunicar. 

Um bom vídeo é aquele que tem é claro uma boa qualidade de imagem, que o comunicador se mostra verdadeiro e simpático, mas também que o fundo do cenário seja visualmente atrativo. Escolha um cenário e matenha-se fiel a ele, é como um reconhecimento ou uma assinatura sua, as pessoas gostam disso. Mostrar um pouco da sua casa é partilhar com os seguidores, um pouco da sua intimidade e funciona super bem. Somos curiosos por natureza e quanto a isso nada a fazer.

Um fundo com tons pastéis, clean e sobretudo arrumado, é atrativo e ficam uns videos bem giros e atuais.

Uma luz perfeita

A luz para quem tem um blog ela é tudo!!

Quer para trabalhar horas e horas em frente ao computador, quer para tirar excelentes fotografias ou fazer filmes. É claro que quando estamos a começar, não investimos em grande material e fazemos com aquilo que temos, procurando sempre tirar fotografias com a luz natural. Mas à medida que o blog ganha forças, você mesmo irá sentir a necessidade de melhorar isto ou aquilo, por isso, inevitavelmente começará a investir num material mais profissional. 

Uma luz perfeita criará um cenário perfeito, quer nas fotografias, quer nas filmagens. Aquela luz amarelada, pouco nítida é agora coisa do passado.

Extraordinariamente especial: papéis de parede criativos

Paisagismo de interior  por Creativespace

Especial? É tudo o que faz para o seu blog ter sucesso, ser conhecido e reconhecido… Quem luta pelo seu blog, dá tudo por tudo, é como investir numa empresa, é a sua, criada e gerida por si. 

E nesta aposta do 'dou tudo por tudo' procuramos ser diferentes, marcar a diferença, ser irreverentes e únicos, conhecidos e reconhecidos, lembrados e recordados… Por isso, não tenha medo e vá em frente, na sua ambição e projeto, mesmo se tiver de colocar papel de parede super criativo na cabeceira da sua cama ou noutro lugar. Este será sem dúvida um ponto que chamará a atenção dos seus leitores, irão recordar-se daquele painel, super original. Tem dúvidas, confira todos os fantásticos modelos da empresa Creative Space, que são completamente arrebatadores, de tão perfeitos e realistas que são.

Sala de estar para entrevistas e conversas

Espinho . Interdesign: Sala de estar  por Interdesign Interiores
Interdesign Interiores

Espinho . Interdesign

Interdesign Interiores

Já está numa fase avançada… Ao ponto de ser convidado para a tal revista, é de estar em pulgas e felicíssimo, pois os seus objetivos estão a ganhar forma. Quem acredita e luta, irá sempre vencer, de uma maneira ou de outra. 

O seu blog nasceu naquele cantinho do quarto ou da sala, o seu escritório é lá… E não quer mudar de lugar. Mesmo para entrevistas não se importa de abrir as portas da sua casa, até porque aquele mundo é muitas vezes partilhado com os seus seguidores, é lá que se sentem 'em casa' e que o vê como verdadeiro. Assim, convidar a equipa de jornalistas virem à sua casa, para fazer uma entrevista na sua sala de estar é a melhor opção. 

Tenha uma sala atraente, digna de uma revista, mesmo que seja simples de detalhes, bastará ela espelhar a sua alma, para qualquer um ter vontade de ter uma igual.

Uma secretária funcional para produção de posts

Escritório  por iloftyou

Pensar, criar, preparar, fazer, escrever os posts (bons) não é uma tarefa assim tão fácil, contrariamente ao que se pode pensar. Requer uma fotografar, editar, pensar no tema, escrever sobre o mesmo… Participar nas redes sociais… Enfim para todas estas horas passadas, é preciso um bom e atrativo cantinho. Que seja digno de nós e bastante inspirador, pois à sempre momentos em que o vazio se apodera de nós…  

Flores, molduras, velas, livros, candeeiro, acessórios giros que podem apetrechar de forma gira a vossa secretária. O truque? É mantê-la clean, pouca coisa, mas bonito. 

Agora? Desejamo-lhe muito sucesso e seja único na sua criação!!  

Tem um blog? Está a pensar criar um? E as nossas dicas ajudaram? 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!