Como decorar a minha sala num estilo tropical?

Agata Alencoao Agata Alencoao
Loading admin actions …

Já sente falta do bom tempo e dos dias de calor? Nós também, parece tudo mais fácil quando o calor e os raios de sol fazem parte do nosso dia a dia! Adoraríamos trazer-lhe de novo o verão e o dias quentes, contudo na impossibilidade de o fazermos, oferecemos-lhe um artigo sobre aquele que é o estilo mais quente do mundo da decoração: o estilo tropical. Seja verão ou inverno há algo de mágico que nos faz sorrir quando pensamos neste estilo, não concorda? Então e o que nos diz a vestir a sua sala de cores quentes e trazer um bocadinho de sol para dentro de casa? Se lhe parece uma boa ideia, avisamo-lo desde já que o artigo que está prestes a ler é precisamente sobre isto. Temos para lhe confessar que somos grandes fãs deste estilo e que independentemente da altura do ano, achamos que este vem sempre a calhar! Esperemos que goste tanto deste estilo quanto nós! Por agora ponha o chapéu de palha e os óculos de sol e venha connosco!

Mobília de madeira

Não resistimos a mostra-lhe a sala da fotografia anterior de um outro ponto de vista. Temos este exemplo como uma das melhores referências do estilo e por isso não queremos não partilhá-lo consigo. É uma sala de estar maravilhosa que cheira a verão e nos convida de imediato a sentar e a beber uma limonada – mesmo que o tempo lá fora não esteja para isso! – ao apresentar uma variedade de elementos tão típicos do estilo. Queremos chamar-lhe especialmente a atenção para a mobília em madeira que é de resto obrigatória. Neste caso a sua presença está bem marcada pelo uso da mesa de centro de madeira, cor de madeira – passamos a redundância! –  maior ou menor presença deste material, uma coisa é certa, ele não pode faltar.

Esquema de cores quente e colorido

As cores quentes e coloridas são indubitavelmente apanágio do estilo tropical, sem estas ele simplesmente não existe. Na verdade cores e elementos naturais – que é como quem diz tropicais! – são o que mais caracteriza este estilo. Os amarelos, os laranjas e os verdes são cores que nunca podem faltar neste tipo de decoração. Abrimos o artigo com uma fotografia cheia de cor, precisamente para marcar o tom do mesmo. Janelas amarelas é no mínimo original, há que dizer, e a combinação destas com padrões coloridos como os que vemos nas cadeiras são uma combinação que em tudo nos agrada. Cor, muita cor precisa-se para dar vida a este estilo!

Decoração de parede

PRIMAVERA VERÃO: Salas de estar tropicais por Entre Led e Design
Entre Led e Design

PRIMAVERA VERÃO

Entre Led e Design

Decorar na vertical é uma forma muito coerente quando se fala de estilo tropical – basta pensarmos em palmeiras para percebermos porquê! – e por isso mesmo decorar as paredes de nossa casa é sem dúvida muito importante. Gostamos particularmente do exemplo que escolhemos para lhe mostrar, pela sobreposição de cores e padrões – não há nada mais tropical do que isto! – uma parede com um friso amarelo torrado, exibe uma maravilhosa aguarela que não deixa dúvidas quanto ao seu estilo. Uma parede, que acaba por servir de pano de fundo a um recanto que faz desta sala um exemplo único e singular.

Plantas tropicais

Sala de Estar: Salas de estar tropicais por Gustavo Guimarães
Gustavo Guimarães

Sala de Estar

Gustavo Guimarães

Na possibilidade de as ter – por razões relativas ao clima nem sempre é assim tão fácil – tenha várias e diferentes plantas tropicais, nada pode ser mais tropical do que as próprias plantas em si! Arranje-lhes vasos coloridos ou em madeira e organize-as de forma a conseguir um pouco de natureza dentro de casa. Estas são normalmente plantas de grande envergadura e por isso mesmo convém que pense à priori, antes de as ter em sua casa, onde é que elas ficariam bem. Não queremos encher o espaço em demasia, já que acaba por se perder o feeling do estilo. Cores quentes misturadas com verde? Sim por favor!

Elementos decorativos tradicionais

Ora nenhuma decoração pertence verdadeiramente a um estilo se dela não fizerem parte elementos tradicionais. Quanto ao estilo tropical, está cheio de sorte, já que não precisa de andar a viajar pelos países de África para conseguir obter alguns destes elementos. Em mercados de arte tradicional irá com certeza encontrar uma série de exemplares, que podem ir desde quadros a estatuetas em madeira, passando por arranjos e peças com missangas. O que é importante é saber escolher e definir o que quer pôr em cada local da sua casa.  Não se preocupe muito com esta questão, com certeza que quando tiver na frente dos seus olhos uma quantidade imensa de acessórios, vai conseguir facilmente decidir.

Amplas janelas para circular o ar

Porque tropical é natureza, é aquilo que está lá fora, é muitíssimo importante que tenhamos janelas que nos proporcionem esse contacto com o mundo exterior. Abrir uma janela e sentir a brisa que corre é sem dúvida um sentimento muito tropical, se por trás dessa janela conseguir ainda ter um conjunto de plantas como o que vemos na imagem ainda é mais perfeito, muitas vezes são estes pequenos recantos que nos fazem sentir verdadeiramente aquilo que procuramos. É sempre uma questão de escolhas e opções, é claro que não nos dá muito jeito ter girafas ou mesmo macacos dentro de casa, contudo é mais do que possível dar um toque quente, verde e tropical a qualquer espaço. Se escolhermos a nossa sala, melhor ainda! Desta forma poderemos desfrutar do sentimento na companhia dos que mais gostamos. Venha daí a água de coco que o resto é o mais simples!

Gostou do nosso artigo?! Partilhe a sua opinião!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!