Orçamento PEQUENO vs GRANDE transformação

Rita Paião – Homify Rita Paião – Homify
Google+
Loading admin actions …

O projecto Antes e Depois que lhe vamos mostrar hoje é uma obra dos profissionais alemães  Bplusarchitektur. Com sede na cidade de Karlsruhe actuam ao nível da arquitectura, design e interiores e os projectos que conhecemos da equipa fascinam-nos fortemente.

A habitação existente teve de ser modernizada e totalmente reconstruída a partir do zero, a fim de se adaptar às necessidades e desejos dos moradores actuais e obviamente a uma sociedade mais exigente. O conceito espacial foi melhorado, um esquema de cores simples e elegante foi aplicado e o design conseguido foi uma verdadeira obra de arte.

A transformação foi incrível, por isso agora veja por si mesmo!

Antes: a fachada

Só para se localizar de forma espacial e perceber de que género de habitação falamos, a primeira foto mostra-lhe como era a fachada antes da intervenção. O edifício parecia-se com tudo menos com uma habitação. As janelas eram poucas e pequenas e a porta de entrada parecia pequena de mais. O terreno em frente à mesma estava ocupado com um toldo que protegia os carros quando estacionados. Esta entrada e este primeiro impacto era sem duvida igual a um parque automóvel em frente a um edifício comercial, onde os seu clientes com facilidade conseguiam estacionar.

Não temos fotos que comprovem o depois da fachada mas provamos que a solução foi magnifica!

Antes: interiores escuros e apertados

Antes da modernização a sala de estar era carregada de características do passado e os mesmos, outrora eram considerados charmosos. Os elementos em madeira à moda antiga eram reforçados pelo tecto e pelo arco em madeira. O espaço era escuro e as flores de plástico não demonstravam muito brio pela decoração. Embora o sofá fosse de cor clara e conseguisse só por si dar muita vida a esta divisão, o mesmo não era o suficiente para transformar em pleno este ambiente. O espaço era pequeno e a passagem parecia apertada entre os móveis.

Depois: interiores amplos e brilhantes

A nova sala é quase irreconhecível! 

Agora é clara e super brilhante e em nada lembra o espaço antigo. O maior destaque vai sem dúvida para o chão e para o tecto – o tecto e as paredes brancos e de luzes embutidas reflectem no piso de madeira clara e só esta modificação foi o suficiente para o design do espaço ser totalmente diferente. Houve paredes demolidas e os vãos das janelas foram aumentados, aumentando também assim todo o espaço interior. Na realidade o espaço tinha muito potencial, apenas não estava a ser aproveitado da melhor maneira.

Antes: a sala de jantar super antiquada

A sala de jantar repleta de idade, representava muito bem esta divisão do antigamente. Uma cómoda vs aparador de estilo antigo e em madeira era comum, tal como um louceiro de parede, onde algumas peças especiais e de decoração podia ficar à vista.

Também aqui, o tecto continuava forrado a ripas de madeira, as paredes num tom escuro e as cortinas devido ao seu modelo e formato levavam-nos de imediato para tempos bem atrás. É incrível como certos modelos e certos móveis, nos fazem viajar tão rápido a épocas tão distantes.

A carpete de estampado forte mas com cores apagadas pelo tempo não favoreciam de maneira alguma esta sala de jantar.

Depois: divisões amplas, modernas e brilhantes

Após a renovação todos as divisões ganharam um brilho especial e verdadeiro esplendor. A escolha dos profissionais em relação aos interiores desta habitação recaiu sobre um design simples, deixando muita liberdade criativa para o futuro mobiliário e decoração.

pavimento em madeira brilhante reforça uma perfeita harmonia com as superfícies de paredes e tectos brancos. Parte do projecto, fez também o projecto de iluminação artificial que agradavelmente e discretamente iluminou espaços e corredores. Um projecto aberto onde grandes portas de correr permitem criar um conceito de sala flexível sem colocar em questão o problema de espaço.

Antes: a escada

Tal como não podia deixar de ser, também a zona da escada era dominada por cores escuras e materiais pesados, apesar da grande parede em tijolos de vidro.

 Painéis de madeira no tecto, corrimão e guardas em ferro e o quadriculado da parede em vidro grosso fazia tudo parte de um verdadeiro cenário old fashion/antiquado. Além disso, as decorações em  forma de flores de plástico e esculturas nas paredes reforçavam o estilo kitsch.

Depois: as escadas modernas e atraentes

Depois da renovação da escada quem diria que nos referíamos ao mesmo espaço, a diferença é gigantesca. Agora, as linhas rectas e um esquema de cores de tons uniformes completam o espaço de forma harmoniosa.

A janela já não é formada por inúmeros tijolos em vidro mas sim por únicas lisas superfícies em vidro. Do lado exterior, as portadas protegem a privacidade interior e as suas ripas horizontais dão um ar moderno e contrastam com as ripas verticais em madeira das escadas. Outro factor importante e que deve ser sem dúvida frisado, refere-se à janela pequena que é de possível abertura possibilitando o arejamento interior.

Grande focos de tecto iluminam de forma geral o espaço. Um destaque especial vai para o novo desenho da escada, que se apresenta como uma interessante combinação de ripas de madeira verticais e uma armação em metal.

Depois: a casa de banho

Por fim e a finalizar este artigo, mostramos-lhe o depois da casa de banho. Apesar de não existirem fotos que nos mostrem o antigo estado da mesma, não é necessário grande esforço para conseguirmos com muita facilidade imaginar o deplorável e antiquado espaço.

O foco principal nesta divisão vai para a parede em vidro que contem uma zona mate adicionando privacidade ao lado de lá. O mesmo espaço é formado por duas zonas distintas: banho + sanita e lavatório. A bancada de lavatório continua para o lado de cá e possibilita o apoio a toalhas de banho, objectos pessoais e roupa. As cores brilhantes dos azulejos e das louças sanitárias dão à casa de banho um ambiente acolhedor e fazem-no parecer bastante convidativo.

Gostou de identificar as diferenças?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!