Decore a sua sala de estar sem gastar quase nada!

Agata Alencoao Agata Alencoao
Loading admin actions …

Está cheio de vontade de renovar a sua sala de estar mas os tempos não estão fáceis, e por isso quer gastar o mínimo possível? – grande pergunta a abrir o nosso artigo! – então está, como de costume, no sítio certo! No artigo que hoje lhe trazemos a grande preocupação é precisamente a de redecorar, gastando o mínimo possível. Parece complicado, mas olhe que não é! Na verdade aquilo que precisa é de algumas das dicas preciosas que temos para lhe dar. A decoração da nossa casa é um pouco como o nosso guarda-roupa, volta e meia precisa de umas pecinhas novas! E muitas vezes nem é preciso ir muito longe… basta um colar, ou uns brincos novos – que é como quem diz, um candeeiro ou umas almofadas! – que tudo ganha uma nova cor! A questão da mudança é quanto a nós muito saudável, já que no renovar também está o ganho, o que queremos com isto dizer é que por vezes faz-nos bem ao espírito e à alma, adquirir uma ou outra coisa nova, para que nos sintamos mais vivos. Está enganado se acha que estamos a falar-lhe de consumismo, nada disto tem que ver com consumismo, mas antes com conforto e bem estar. Gosta de se mimar e comprar umas coisinhas para si ou para a sua casa? Pois muito bem, nós também! Contudo, e porque nem tudo é um mar de rosas, há cuidado que temos que ter, nomeadamente, quando a questão tem que ver com abrir os cordões à bolsa! E por isso cá estamos nós, prontos a presenteá-lo com mais um conjunto de óptimas e económicas sugestões! Aqui vamos nós!

Defina o espaço da sua sala

Definir o espaço é outro ponto de enorme importância. Antes de mais, se já se esqueceu, o acto de decorar não tem que ver apenas com área, ou seja, se temos um espaço amplo, temos que lá colocar muita coisa. Não! É importante começar por averiguar qual é a área verdadeiramente útil da sua sala para a partir daqui, perceber até onde pode ir. Nesta segunda imagem, como pode constatar, a área não é assim tão grande e no entanto tudo existe de forma harmoniosa. Está a ver qual é a ideia?

Remover objectos desnecessários

Ponto número um – de resto o mais importante e útil de todo o artigo! – remova tudo aquilo que for desnecessário! Como tão bem sabe, decorar é bem diferente de encher a casa com todo o tipo de objectos e quinquilharias. Ainda que goste de um tipo de decoração mais ostensiva, há que ter algum bom senso – sem ele, nada funciona! – e portanto não utilize os objectos, apenas por usar, use-os porque sente que têm um propósito, use porque de facto estes acrescentam alguma coisa de especial à sua sala de estar. O exemplo que escolhemos para ilustrar este parágrafo é bastante demonstrativo daquilo que lhe queremos dizer, já que estamos na presença de uma sala que apesar de não ter assim tantos elementos decorativos, é uma sala que logo no primeiro olhar nos transmite conforto. Decorar é muito isto!

Use prateleiras de forma criativa

Casa em Lavra, Matosinhos: Salas de estar minimalistas por ASVS Arquitectos Associados
ASVS Arquitectos Associados

Casa em Lavra, Matosinhos

ASVS Arquitectos Associados

As prateleiras não servem apenas para lá pousarmos coisas. Também servem – claro está – contudo podemos usá-las de uma forma mais criativa e original. Por exemplo a própria disposição das prateleiras pode ser original, elas não têm de estar colocadas na parede umas a seguir às outras! Comece por encontrar uma forma dinâmica e divertida de as colocar na parede e depois sim, pense no que lá pode colocar.

Escolha cuidadosamente a decoração da sua parede

Living room - AFTER:   por Home Staging Factory
Home Staging Factory

Living room – AFTER

Home Staging Factory

Já se sabe que as paredes são por excelência um espaço de decoração. O facto de serem superfícies lisas e amplas, deixa-nos muito espaço para jogarmos com o espaço da forma que mais nos aprouver. No exemplo escolhido temos um misto de papel de parede com tela de grande dimensão – não acha uma ideia fantástica?! – e porquê? Porque não há regras pré-definidas, há apenas aquelas que considera as suas regras! Seja criativo, dê largas à imaginação e permita-se recorrer a soluções nunca antes vistas. É assim que a diferença surge, é assim que a sua sala se tornará especial. Não precisa de uma conta recheada, precisa sim de ideias originais!

Apontamentos de cor

Atentou na palavra apontamentos? Óptimo, é o mais importante a reter. Como a própria palavra indica, referimos-nos a pequenos objectos coloridos que marcam a diferença. Se ainda se recorda, no parágrafo introdutório deste artigo falamos-lhe em almofadas, está a vê-las aqui? Tal como elas, existem outros apontamentos, tais como as jarras ou os cestos de verga. Como vê não precisa de um sofá novo para acrescentar algo diferente à sua sala, precisa de escolher os objectos certos para o espaço que pretende decorar, apenas isto!

Plantas e flores

Como tão bem sabe as plantas e as flores têm sempre um lugar muito especial nos nossos artigos. Em circunstância alguma achamos que elas estão a mais ou são desnecessárias. Pelo contrário! Estejam elas verdes e em crescimento ou em cores mais pálidas e secas, acreditamos que são sempre um óptimo elemento decorativo que dá a qualquer espaço um encanto que só a natureza é capaz de dar. Dedique-se a fazer arranjos florais – para além do resultado final que obterá, esta pode ser uma óptima técnica de relaxamento – e depois escolha um local da sua sala onde queria colocar algo bonito! É assim tão simples e no que diz respeito a gastos, também não poderia ser uma forma menos dispendiosa de decorar a sua casa. As soluções são mais do que muitas, olhe em volta e dê largas à imaginação!

Gostou do nosso artigo?! Fale connosco!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!