Cabeceiras de cama: cada cabeça, sua sentença

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
homify Quartos ecléticos
Loading admin actions …

Fuja a sete pés – ou a oito – de quartos pesados com os móveis todos a condizer. Sim, estamos a falar sobre aqueles onde a cabeceira é igual à cómoda, que é igual ao armário, que é igual à cadeira. 

Mo-nó-to-no. 

Aqui pela homify estamos sempre de olho em opções inovadoras para a sua casa ser um lugar mais feliz e moderno! 

O leque de opções no que toca a cabeceiras de cama é tão abrangente que nos perdemos a pensar qual será a ideal lá para casa. Porém, a escolha não é assim tão difícil se tivermos em conta o tipo de casa, o tipo de quarto – de adulto ou de criança -  e obviamente, o nosso orçamento. Conjugue tudo isso e opte pelo que se adequa mais às suas necessidades e gosto. A boa notícia é que há uma miríade de materiais, tons, formas e estilos com os quais podemos brincar.

Veja com atenção as imagens que lhe vamos mostrar. Estas cabeceiras vão fazer com que o seu quarto passe de blah para ta-da!

Pinceladas

Uma muito pouco convencional cabeceira – que, em boa verdade, não o chega a ser – pincelada a verde água. É em Barcelona este quarto de laivos minimalistas em que a cabeceira da cama se forma através da cor na parede. Todos os outros quartos da casa lhe seguem  estilo, ainda que em diferentes cores como o cor-de-laranja a lembrar o pôr-do-sol no Verão ou, ainda, num fresco verde lima. Uma ideia genial, em jeito de ilusão de óptica – ou trompe d’oeil porque o francês soa sempre bem – que vai, com certeza, deixar os seus convidados impressionados.

Charme asiático

homify Quartos mediterrânicos

Os biombos criam uma atmosfera distinta onde quer que estejam. Seja a resguardar um recanto da casa, a separar divisões ou a ser usados como elemento decorativo. Neste quarto, a aplicação desta peça trazida até nós pelo Oriente é particularmente divertida. Um biombo que se desenrola em quatro painéis em madeira minuciosamente trabalhada serve como cabeceira de cama. Está pintado a amarelo, a cor da luz, da alegria… e das flores de Van Gogh!

É, sem dúvida, o elemento diferenciador deste quarto digno de princesa, não fosse o biombo uma peça que convida o nosso imaginário a um passeio até aos tempos em que as damas encontravam nele a privacidade necessária para vestir o sem fim de camadas dos seus vestidos.  

Tem um aí por casa?

Tábuas em madeira

A imagem que lhe mostramos apresenta uma forma original e diferente de criar uma cabeceira de cama à sua imagem e à imagem do seu quarto. Dentro de um quarto de decoração rústica e tons claros, por que não utilizar tábuas de madeira para complementar a sua cama? Neste quarto bastam seis placas que se prolongam pela parede desde o nível do colchão para criar esse elemento que encaixa na perfeição dentro do ambiente global do quarto. O acrescento de um candeeiro de leitura dá-lhe ainda maior personalidade e atribui-lhe um sentido funcional que a maior parte das cabeceiras não possui. Uma ideia original, moderna e esteticamente agradável para replicar em sua casa sem grandes custos.

Cabeceira alta

Por vezes, quando olhamos para o quarto sentimos a falta de algum elemento que complemente a decoração da parede sobre a cama. Falta-nos o factor – chamemos-lhe assim – dramático. Normalmente, para colmatar esse vazio, recorremos à utilização de quadros e outros objectos decorativos. No entanto, deixamos-lhe aqui outra opção. Escolha uma cabeceira alta que vá até ao tecto e que encerre em si mesma, o estatuto de pequena obra-de-arte. Foi o que fez, nesta master suite, o gabinete Ana Rita Soares – Design de Interiores. A cabeceira alta – e altiva – tem um caixilho em madeira escura com triângulos almofadados de cores leves que se integram na decoração sofisticada do quarto.

Doce dossel

homify Quartos ecléticos

A cama da imagem, em ferro branco, é simples, bonita e transporta-nos no tempo para o tempo das nossas avós. Antigamente era uso comum em muitos lares. Se tiver uma, pinte-a e dê-lhe vida e, se quiser uma atmosfera romântica, acrescente-lhe um dossel. Desta forma, a cama, só por si, enche o quarto, tornando-se na peça principal e mais apelativa. É uma excelente escolha para um ambiente campestre e rústico. O tecido do dossel poderá variar em espessura e cor consoante o resto da decoração. Escolha-o de acordo com o estilo que prevalece. Seja ele mais clássico ou minimalista, mais étnico ou rústico. A parte boa é que pode substitui-lo facilmente quando se fartar do que tem. Mudar a decoração faz-nos bem e renova-nos a vários níveis.

Aproveitar detalhes arquitectónicos

A nova geração de arquitectos tem os olhos postos no aproveitamento de espaço. Prova disso é a cabeceira desta cama que funciona como – pasmem, queridos leitores – um closet! Os homens que perseveram na ideia de que as mulheres só pensam em roupa vão poder dizer, literalmente, que “ela só tem roupa na cabeça!”. Pronto, neste caso, admitimos que é mais “à cabeça”.

Mas não vos parece bem pensado? Em vez do típico armário embutido ou de uma pequena divisão a um canto a dar para um closet, podem considerar construí-lo a meio do quarto e usar uma das paredes como cabeceira de cama. Repare que a parede não vai mesmo até ao tecto e esse espaço de centímetros torna o conjunto muito mais agradável em termos estéticos.

Geometria

Triada w sypialni, FLUFFO FLUFFO Quartos modernos

Por que não optar por formas geométricas pouco comuns nas tradicionais decorações de sua casa? Ora repare imagem. Este quarto, imbuído num espírito jovial e de cores alegres, merece elementos inovadores e irreverentes. A cabeceira de cama cumpre isso na perfeição. Um conjunto criado a partir de painéis triangulares de diferentes cores não só dá mais vida ao seu quarto, como lhe oferece um novo elemento na decoração do mesmo. Aqui existe cor, existe a dinâmica criada pelas linhas e pela estrutura do objecto e existe, subtilmente, a divisão entre dois lados distintos da cama quer pelas cores, quer pelo vértice superior dos triângulos. 

Tome esta ideia em consideração para um quarto de criança ou de um jovem!

A riqueza de uma tapeçaria

Une maison de village pas comme les autres, Pixcity Pixcity Quartos rústicos

Se tem uma cama básica, apenas com um estrado e um colchão, não fique desapontado. A cabeceira é uma questão de criatividade. Imagine que tem uma tapeçaria a mais aí por casa e não sabe o uso que lhe deve dar. Agora, visualize-a na parede atrás da sua cama. É isso mesmo. O efeito é fantástico. O seu quarto ganha vida, cultura e personalidade. Além disso, é uma forma singular e única de decoração. Uma cama sem história transforma-se com esta imponente cabeceira.

Como num boudoir

Há estilos intemporais. Não saem de moda, não perdem a beleza, não cansam. Uma cabeceira estofada, clássica e elegante, a lembrar as costas de um sofá ou a cama de um hotel de luxo é sempre uma boa e confortável opção. Aveludada, com um tecido liso ou outro mais extravagante. A decisão é sua, mas não perca muito tempo a pensar, até porque pode substituí-lo quando se cansar.

Cabeceira alongada

Por vezes, o segredo da decoração de sua casa está na forma como, através de pormenores, consegue distinguir os diferentes espaços sabendo sempre mantê-los unidos por elementos de ligação como cores, linhas ou formas geométricas. Na imagem, toda a decoração se constrói numa simetria perfeita e numa paleta de cores repleta de oportunos contrastes. Aqui a cabeceira da cama é o elemento chave que separa e dá vida aos diferentes espaços do quarto. Construída a partir de madeira e tecido almofadado de dois tons de castanho, a cabeceira atravessa o quarto de uma ponta a outra, abrangendo a zona da mesinha-de-cabeceira e alongando a divisão.

Tem preferidas? Ou preteridas? Diga-nos o que achou do artigo e se vai pôr em prática alguma destas ideias! 

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista