Cabeceiras de cama: cada cabeça, sua sentença

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Fuja a sete pés – ou a oito – de quartos pesados com os móveis todos a condizer. Sim, estamos a falar sobre aqueles onde a cabeceira é igual à cómoda, que é igual ao armário, que é igual à cadeira. 

Mo-nó-to-no. 

Aqui pela homify estamos sempre de olho em opções inovadoras para a sua casa ser um lugar mais feliz e moderno! 

O leque de opções no que toca a cabeceiras de cama é tão abrangente que nos perdemos a pensar qual será a ideal lá para casa. Porém, a escolha não é assim tão difícil se tivermos em conta o tipo de casa, o tipo de quarto – de adulto ou de criança -  e obviamente, o nosso orçamento. Conjugue tudo isso e opte pelo que se adequa mais às suas necessidades e gosto. A boa notícia é que há uma miríade de materiais, tons, formas e estilos com os quais podemos brincar.

Veja com atenção as imagens que lhe vamos mostrar. Estas cabeceiras vão fazer com que o seu quarto passe de blah para ta-da!

Pinceladas

Quarto  por Dröm Living
Dröm Living

Dormitorio azul

Dröm Living

Uma muito pouco convencional cabeceira – que, em boa verdade, não o chega a ser – pincelada a verde água. É em Barcelona este quarto de laivos minimalistas em que a cabeceira da cama se forma através da cor na parede. Todos os outros quartos da casa lhe seguem  estilo, ainda que em diferentes cores como o cor-de-laranja a lembrar o pôr-do-sol no Verão ou, ainda, num fresco verde lima. Uma ideia genial, em jeito de ilusão de óptica – ou trompe d’oeil porque o francês soa sempre bem – que vai, com certeza, deixar os seus convidados impressionados.

Charme asiático

HAPPY HOME 2014: Quartos mediterrânicos por ROSA PURA HOME STORE
ROSA PURA HOME STORE

HAPPY HOME 2014

ROSA PURA HOME STORE

Os biombos criam uma atmosfera distinta onde quer que estejam. Seja a resguardar um recanto da casa, a separar divisões ou a ser usados como elemento decorativo. Neste quarto, a aplicação desta peça trazida até nós pelo Oriente é particularmente divertida. Um biombo que se desenrola em quatro painéis em madeira minuciosamente trabalhada serve como cabeceira de cama. Está pintado a amarelo, a cor da luz, da alegria… e das flores de Van Gogh!

É, sem dúvida, o elemento diferenciador deste quarto digno de princesa, não fosse o biombo uma peça que convida o nosso imaginário a um passeio até aos tempos em que as damas encontravam nele a privacidade necessária para vestir o sem fim de camadas dos seus vestidos.  

Tem um aí por casa?

Tábuas em madeira

A imagem que lhe mostramos apresenta uma forma original e diferente de criar uma cabeceira de cama à sua imagem e à imagem do seu quarto. Dentro de um quarto de decoração rústica e tons claros, por que não utilizar tábuas de madeira para complementar a sua cama? Neste quarto bastam seis placas que se prolongam pela parede desde o nível do colchão para criar esse elemento que encaixa na perfeição dentro do ambiente global do quarto. O acrescento de um candeeiro de leitura dá-lhe ainda maior personalidade e atribui-lhe um sentido funcional que a maior parte das cabeceiras não possui. Uma ideia original, moderna e esteticamente agradável para replicar em sua casa sem grandes custos.

Cabeceira alta

Por vezes, quando olhamos para o quarto sentimos a falta de algum elemento que complemente a decoração da parede sobre a cama. Falta-nos o factor – chamemos-lhe assim – dramático. Normalmente, para colmatar esse vazio, recorremos à utilização de quadros e outros objectos decorativos. No entanto, deixamos-lhe aqui outra opção. Escolha uma cabeceira alta que vá até ao tecto e que encerre em si mesma, o estatuto de pequena obra-de-arte. Foi o que fez, nesta master suite, o gabinete Ana Rita Soares – Design de Interiores. A cabeceira alta – e altiva – tem um caixilho em madeira escura com triângulos almofadados de cores leves que se integram na decoração sofisticada do quarto.

Doce dossel

A cama da imagem, em ferro branco, é simples, bonita e transporta-nos no tempo para o tempo das nossas avós. Antigamente era uso comum em muitos lares. Se tiver uma, pinte-a e dê-lhe vida e, se quiser uma atmosfera romântica, acrescente-lhe um dossel. Desta forma, a cama, só por si, enche o quarto, tornando-se na peça principal e mais apelativa. É uma excelente escolha para um ambiente campestre e rústico. O tecido do dossel poderá variar em espessura e cor consoante o resto da decoração. Escolha-o de acordo com o estilo que prevalece. Seja ele mais clássico ou minimalista, mais étnico ou rústico. A parte boa é que pode substitui-lo facilmente quando se fartar do que tem. Mudar a decoração faz-nos bem e renova-nos a vários níveis.

Aproveitar detalhes arquitectónicos

Moradias em banda, Queijas: Quartos minimalistas por Estúdio Urbano Arquitectos
Estúdio Urbano Arquitectos

Moradias em banda, Queijas

Estúdio Urbano Arquitectos

A nova geração de arquitectos tem os olhos postos no aproveitamento de espaço. Prova disso é a cabeceira desta cama que funciona como – pasmem, queridos leitores – um closet! Os homens que perseveram na ideia de que as mulheres só pensam em roupa vão poder dizer, literalmente, que “ela só tem roupa na cabeça!”. Pronto, neste caso, admitimos que é mais “à cabeça”.

Mas não vos parece bem pensado? Em vez do típico armário embutido ou de uma pequena divisão a um canto a dar para um closet, podem considerar construí-lo a meio do quarto e usar uma das paredes como cabeceira de cama. Repare que a parede não vai mesmo até ao tecto e esse espaço de centímetros torna o conjunto muito mais agradável em termos estéticos.

Geometria

Quartos modernos por FLUFFO fabryka miękkich ścian
FLUFFO fabryka miękkich ścian

Panele Triada w sypialni jako zagłówek

FLUFFO fabryka miękkich ścian

Por que não optar por formas geométricas pouco comuns nas tradicionais decorações de sua casa? Ora repare imagem. Este quarto, imbuído num espírito jovial e de cores alegres, merece elementos inovadores e irreverentes. A cabeceira de cama cumpre isso na perfeição. Um conjunto criado a partir de painéis triangulares de diferentes cores não só dá mais vida ao seu quarto, como lhe oferece um novo elemento na decoração do mesmo. Aqui existe cor, existe a dinâmica criada pelas linhas e pela estrutura do objecto e existe, subtilmente, a divisão entre dois lados distintos da cama quer pelas cores, quer pelo vértice superior dos triângulos. 

Tome esta ideia em consideração para um quarto de criança ou de um jovem!

A riqueza de uma tapeçaria

Quartos rústicos por Pixcity

Se tem uma cama básica, apenas com um estrado e um colchão, não fique desapontado. A cabeceira é uma questão de criatividade. Imagine que tem uma tapeçaria a mais aí por casa e não sabe o uso que lhe deve dar. Agora, visualize-a na parede atrás da sua cama. É isso mesmo. O efeito é fantástico. O seu quarto ganha vida, cultura e personalidade. Além disso, é uma forma singular e única de decoração. Uma cama sem história transforma-se com esta imponente cabeceira.

Como num boudoir

Quartos clássicos por Fratelli Barri
Fratelli Barri

Спальня Mestre

Fratelli Barri

Há estilos intemporais. Não saem de moda, não perdem a beleza, não cansam. Uma cabeceira estofada, clássica e elegante, a lembrar as costas de um sofá ou a cama de um hotel de luxo é sempre uma boa e confortável opção. Aveludada, com um tecido liso ou outro mais extravagante. A decisão é sua, mas não perca muito tempo a pensar, até porque pode substituí-lo quando se cansar.

Cabeceira alongada

Por vezes, o segredo da decoração de sua casa está na forma como, através de pormenores, consegue distinguir os diferentes espaços sabendo sempre mantê-los unidos por elementos de ligação como cores, linhas ou formas geométricas. Na imagem, toda a decoração se constrói numa simetria perfeita e numa paleta de cores repleta de oportunos contrastes. Aqui a cabeceira da cama é o elemento chave que separa e dá vida aos diferentes espaços do quarto. Construída a partir de madeira e tecido almofadado de dois tons de castanho, a cabeceira atravessa o quarto de uma ponta a outra, abrangendo a zona da mesinha-de-cabeceira e alongando a divisão.

Tem preferidas? Ou preteridas? Diga-nos o que achou do artigo e se vai pôr em prática alguma destas ideias! 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!