Invenções no design que mudaram a nossa maneira de viver

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Google+
Loading admin actions …

O tempo avança e as tecnologias melhoram, cada vez mais perfeitas, eficazes e que correspondem a todas as nossas necessidades atuais. 

Se éramos capazes de viver sem estas invenções? É claro que éramos, mas não era a mesma coisa! Estão cá para facilitar o nosso dia-a-dia, melhorar as nossas rotinas, serem as nossas aliadas, mãos esquerdas e mãos direitas e aumentarem, sem sombra de dúvidas, o nosso conforto e produtividade. 

As invenções quer no design, quer na tecnologia em si, não terminaram, nem nunca irão terminar… Há sempre por onde melhorar e aperfeiçoar. Pormenores e detalhes que nem nos ocorrem ou passem pela nossa cabeça, mas que passam pela dos cientistas, técnicos ou ainda designers, que procuram melhorar este ou aquele ponto. Para enfrentar a concorrência é certo, mas também para não parar no tempo. As exigências do mercado são rudes, se uma marca parar ou se não inovar, dificilmente encontrará futuro, porque nós consumidores queremos ser surpreendidos e ter melhor e mais bonito, mais e mais… Se o produto for o mesmo que há dez anos atrás não acharemos muita piada, pois não?

De facto, é graças a estas novas invenções que a nossa maneira de viver pôde mudar, para melhor, cremos nós. As exigências da nossa vida, as mulheres que já não estão em casa a tomar conta do lar, as horas de trabalho, a casa, a família… pouco tempo sobra, para cuidar do lar e para descansar. Por isso, de longe vemo-nos agora esfregar roupa à mão ou moer ingredientes com o garfo. 

O tempo é tudo! E hoje mostramo-vos como estes 'pequenos' objetos mudaram a nossa vida… e por isso -Obrigada tecnologia. É bom viver na nossa era!

1 – Rádio Alarme

Beeep Beeep Beeep… É um pesadelo, não é? 

Só de pensar neste som, ficamos em alerta e sobressalto. Este é o despertador que veio acordar milhares e milhares de pessoas, pelo mundo inteiro. As horas a cor vermelha e o toque, que parece ecoar o dia todo na nossa cabeça. Toca para ir ao trabalho, para levar os filhotes à escola ou toca simplesmente porque quer manter as suas rotinas de forma organizada. O que é certo é que este alarme veio revolucionar o nosso modo de vida, não sendo preciso ouvir o galo cantar ou esperar pelos raios de sol entrarem pelo nosso quarto adentro. 

Mas na verdade precisamos todos de um acordar mais suave e agradável, para ficarmos bem dispostos logo pela manhã e não meio nervosos… Por isso, houve evolução também por parte deste pequeno objeto bem pessoal… Em vez do beeep… beeep… Que tal ouvirmos música, rádio ou ainda outro som mais suave?! 

É isso mesmo, as invenções também entraram por este domínio! Com novo design e com outro modo de acordar. 

Agora resta decidir se prefere em modo beeep ou em modo suave…

2 – Máquina de lavar roupa/ máquina de lavar loiça

Bom… esta invenção é uma das grandes invenções do século XX, veio revolucionar o mundo doméstico. A mulher que tinha de ficar a cuidar do lar e a lavar roupa na fonte ou no tanque pessoal, pôde ver livre-se desta pesada tarefa. Não é assim tão antigo… até porque as máquinas de lavar, eram inicialmente bem caras e nem todas as famílias podiam tê-la. Se perguntarem aos pais ou avós, de certeza que ainda se recordam desse tempo, em que se lavava a roupa na fonte da aldeia. 

Agradecemos os avanços tecnológicos, de design e sobretudo de mentalidades, onde agora mulher e homem podem lavar a sua roupa à máquina, numa hora (mais ou menos), entre 6 a 7 quilos de roupa sai lavada e perfumada, em muitos lares este ritual é todos os dias!  

Se a roupa é para nós impensável lavar à mão, tirando uma peça ou outra delicada, a loiça já é aceitável, é mais rápido e prático. No entanto, as máquina de lavar loiça vieram facilitar e muito esta tarefa doméstica. Loiça e mais loiça acumulada do pequeno-almoço, do almoço e ainda do jantar, pode agora ir tudo para a máquina, sem chatices em casa e sem perder aquela meia hora à volta de pratos e panelas.

3 – Micro-ondas e

Precisa de aquecer o almoço? Então temos micro-ondas! Já não é preciso estar cinco minutos na panela e queimar o fundo tacho, o micro-ondas resolve a situação em pouco mais de um minuto, ele aquece o prato de comida, sem sujar mais loiças e deixar nada queimado. Este forno é, de facto, ideal para preparar refeições rápidas, sem grandes chatices ou preocupações e em tempo recorde! 

Foi só em 1945 que este processo de cozinhar em micro-ondas foi patenteado pela empresa Raytheon, dois anos mais tarde veio a construir o primeiro forno micro-ondas. É incrível como esta é uma invenção com menos de um século e está tão dentro da nossa vida e rituais quotidianos. 

liquidificadora

Cozinha  por KitchenAid
KitchenAid

prodotti

KitchenAid

O caso da liquidificadora é similar, ajuda imenso nas nossas tarefas domésticas, nomeadamente, no que toca à cozinha. Este é um utensílio que veio poupar tempo e sobretudo os nossos braços, é substituta do passe-vite. Ligado à eletricidade moí tudo o que lá colocar em estado liquido homogêneo – sopa, sumo, batido, puré, bolos… Enfim! Um grande aliado e companheiro de grandes cozinhados.

Hoje em dia, encontra-se no mercado a preço razoável, existem diversos modelos e cores, de marcas diferentes. É escolher aquele que ficará melhor na bancada da sua cozinha.

4 – Colchão de molas

Sem um bom colchão o descanso não é o mesmo… É mais do que uma questão estética – é de saúde e de bem-estar (o nosso). Quando dormimos mal e acordamos com dores, ficamos mal-dispostos e rabugentos, a nossa produtividade baixa e é tudo uma espiral, pois tudo está interligado. 

Se existem hoje, bons materiais para fazer bons colchões, então devemos apostar num bom. Existem diferentes tipos de colchões e cada um deverá testá-lo e verificar em loja o melhor que se adapta para si. Os colchões de molas têm diferentes características conforme o tipo de mola/suspensão e consequentemente graus de firmeza distintos, com ou sem camadas de conforto a superfície. Possibilitando assim, diferentes graus de conforto, resistência e durabilidade. 

O que é certo é que estes colchões de molas vieram tornar os nossos sonhos uma realidade!

5 – Aquecimento Central

DIAMOND XS: Sala de estar  por Foursteel
Foursteel

DIAMOND XS

Foursteel

Ter uma casa húmida, fria, não podemos dizer que é completamente do passado, de facto é ainda uma realidade para nós portugueses. Apesar de nos países da Europa do Norte, o aquecimento central ser fundamental e um requisito importante, pois as temperaturas são outras. 

Mas, devido aos custos de instalação ou ainda de consumo, muitos são os que vão deixando o projeto de um aquecimento central para trás. E como Portugal é um país quente na maioria do ano, acaba-se por viver assim nos dois ou três meses de maior frio, ligando aquecedores elétricos ou lareira

No entanto, quem constrói uma casa de raiz ou compra um apartamento moderno, o aquecimento central já faz parte dos requisitos e quase das 'obrigações' dos construtores. É uma grande vantagem, e de facto, hoje em dia, não faz muito sentido, construir habitações novas sem apetrechar a casa com o aquecimento central. Nada melhor que ter toda a sua casa quentinha, em todas as divisões e sair da cama, numa manhã de inverno e não ter medo de 'enfrentar' o frio!

6 – Ferro de engomar

O ferro de engomar ou ferro de passar… Não gostamos muito dele, propriamente dito, não do objeto em si, mas das tarefas inerentes a ele. Aquelas horas por semana que se perde a engomar e dobrar roupa… Ufa! Já passou a sua roupa toda esta semana? Já viu o que era feito de nós sem este objeto todo modernizado? 

Inicialmente, bem pesado, a carvão, sem vapores ou outros botões para roupa delicada ou lã. Hoje, graças às invenções do design temos um ferro de passar digno do presente. Leves, cheios de vapor, vários programas, pequenos, práticos, tudo serve para melhorar a tarefa, mesmo que seja enfadonho.

Quando, analisámos a situação e todas as evoluções, é incrível constatarmos que muitos destes objetos que nem um século de vida tem, mas estão tão omnipresentes na nossa vida que dificilmente conseguíramos viver sem um deles! 

Qual destas invenções é para si imprescindível? Gostou do artigo?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!