Qual É O Melhor Tipo De Piso Para A Cozinha

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Caprice, Equipe Ceramicas Equipe Ceramicas Cozinhas coloniais
Loading admin actions …

Escolher o piso da cozinha nem sempre é fácil. Muitas vezes, a opção acaba sendo dividida entre quem prefira um belo design ou não abra mão de funcionalidade.

Sem dúvidas, o piso da cozinha precisa garanti muita resistência. Isto porque, ao contrário da sala, onde as pessoas passam mais tempo sentadas no sofá, na cozinha todos ficam em pé quase o tempo todo, transitando bastante, o que pode comprometer a superfície do piso rapidamente. 

Além disso, o piso da cozinha precisa suportar manchas de gordura, manchas de água, migalhas de alimentos, ou até mesmo quedas de objetos mais pesados, como panelas, utensílios, bancos e tudo o que estiver presente neste ambiente. 

Por isso, separamos abaixo algumas boas ideias de nossos profissionais que mostram quais os melhores pisos de cozinha para decorar e garantir durabilidade, fazendo desse espaço incrível da casa, sempre inspirador. 

Confira!

1. Piso de madeira para a cozinha

Naturalmente perfeito para tornar os ambientes mais aquecidos, o piso de madeira é ótimo para proporcionar maior acolhimento.

Ótimo para compor o estilo rústico em cozinhas, o piso de madeira é perfeito ainda para proporcionar contrastes interessantes com a decoração industrial. 

Contudo, sua superfície pode não garantir muita durabilidade. A vedação é essencial para evitar manchas de água ou riscos. Entre os cuidados que este tipo de piso para a cozinha demanda, está a utilização de feltros para os pés das cadeiras, das mesas ou de outros objetos pontudos. 

Neste projeto, a escolha do piso em tom escuro foi incrível para proporcionar contraste com os elementos de cor clara do ambiente. 

2. O piso em PVC é ideal para a cozinha

Outra boa opção de piso para a cozinha, é o PVC. Entre suas vantagens estão o baixo preço, fácil instalação, durabilidade e manutenção prática. Além disso, quando bem encaixados, os pisos de PVC para a cozinha são facilmente limpos e garantem ótimo conforto acústico -- o que é ótimo para quem mora em apartamento. 

Quem vê no piso de PVC uma solução limitada e sem graça está errado. O piso de PVC, também conhecido como piso de vinil, oferece uma incrível gama de opções em cores e texturas diferentes, oferecendo ao piso de sua cozinha, personalidade única e confortável.

3. Linóleo na cozinha

O linóleo é um tipo de piso que concentra materiais que garantem soluções antiderrapantes e de fácil limpeza. Há opções mais discretas ou mais coloridas, o que proporciona um bom grupo de opções conforme o estilo da cozinha. 

Além de sua manutenção ser prática, esse tipo de piso pode contar com aplicações complementares que evitar infiltrações de água e o apodrecimento do material. Devido à sua composição natural e de fácil limpeza, o linóleo é uma ótima opção para pessoas alérgicas. 

4. Em cerâmica

A cerâmica está sempre presente na maioria das cozinhas. Seja no piso ou em azulejos, essa é sempre uma escolha clássica. São muitas possibilidades que os pisos em cerâmicas trazem: desde as soluções mais discretas, com cores uniformes em tons claros ou escuros, ou pisos com estampas criativas, como este projeto tridimensional que vemos na imagem. O segredo está na aplicação harmoniosa com os demais elementos do espaço.

A principal razão para preferir pisos de cerâmica na cozinha está na durabilidade e fácil limpeza. De maneira geral, quanto mais robustas as peças de cerâmica, maior será sua durabilidade -- e também seu preço. 

Outras vantagens dos pisos de cerâmica, estão na fácil troca em caso de quebra e a alta resistência a produtos químicos para a limpeza. 

5. Laminado para o chão da cozinha

Uma boa alternativa aos pisos de madeira, são os pisos laminados. Sua textura idêntica à madeira traz a vantagem de ser mais facilmente aplicado. A grande variedade de texturas e cores possíveis de serem encontradas nessa opção também é um fator que chama a atenção. 

Entre os principais cuidados com o piso laminado, estão na limpeza, onde é necessário aplicar apenas um pano úmido e ter o cuidado de não o esfregar. A possível limpeza com muita água pode fazer com que o piso laminado inche e se estrague. Outro fator importante está no cuidado em não deixar materiais pontudos caírem sobre o piso, já que podem danificá-lo permanentemente.

6. Pedra natural no piso da cozinha

A pedra natural é uma excelente opção como piso de cozinha, principalmente, por conta de sua robustez. Fácil de ser limpo e resistente à materiais químico, a pedra natural oferece uma grande possibilidade de acabamentos que melhor se adequam ao estilo do ambiente. 

Entre as opções mais conhecidas estão o granito, que oferece ótima resistência e durabilidade; o travertino, que é mais poroso e oferece grandes variações de cores e o mármore que, embora seja mais luxuoso, requer uma série de cuidados especiais, como evitar a incidência solar e limpeza rápida de respingos para evitar manchas permanentes. 

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista