Casa invulgar em natureza idílica

Solicitar cotação

Número incorreto. Por favor verifique o indicativo do país, da cidade ou número de telefone.
Ao clicar 'Enviar' eu confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação seja processada para responder a um pedido.
Nota: Poderá anular o seu consentimento enviando email para privacy@homify.com com efeito futuro.

Casa invulgar em natureza idílica

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Salas de estar  por Beltman Architecten
Loading admin actions …

Não há melhor lugar no mundo do que a nossa casa. É – também – nela que encontramos protecção, segurança, privacidade e bem-estar. A nossa casa deve atender as nossas necessidade práticas e ser, em simultâneo, um espaço propício à socialização e, por isso, ideal para receber a nossa família e amigos. Se pertencermos ao grupo dos muito privilegiados, podemos ainda ter a sorte de ter em casa um home cinema, uma biblioteca ou um belo jardim.

Hoje, mostrar-lhe-emos a Casa Nijverdal, projectada pelo escritório Beltman Architecten e localizada em Nijverdal, na Holanda. A residência apresenta uma volumetria simples e faz uso de materiais naturais como é o caso das telhas provenientes da África do Sul. O interior da residência é surpreendente e moderno, tal como o seu invulgar exterior. O destaque vai, porém, para os belos jardins que oferecem aos moradores um ambiente idílico e exuberante, complementando na perfeição a imponência arquitectónica do edifício.

A casa dispõe de um telhado de duas águas que se transforma, gradualmente, num alpendre virado para a paisagem. No telhado, existem algumas aberturas para que o interior receba uma quantidade generosa de luz natural. Uma envolvência como esta justificava uma fachada o mais transparente possível que se contrapõe ao outro lado da casa completamente privado.

Conheça-a em pormenor.

O alpendre e o jardim posterior

fachada traseira, contrastando com o aspecto fechado da fachada frontal, abre-se plenamente para o jardim, através de um alpendre, explorando assim a beleza da paisagem natural circundante. O jardim posterior integra-se na paisagem natural do entorno, tendo um aspecto selvagem. Os espaços de convivência externos receberam uma atenção especial. Para além do terraço e dos jardins, proporciona aos moradores um ambiente intimista e repousante para contemplar a paisagem bucólica.

Entrada principal e jardim frontal

Não raras são as casas em que a parte traseira é mais fechada do que a frontal. Aqui, é precisamente o contrário. Embora esta imagem, à primeira vista, pareça dizer respeito ao lado posterior da casa, mais não é do que a principal. A sua privacidade é total e apenas intervalada por uma porta e claraboias que equilibram a solidez propiciada pelos tijolos.

O jardim frontal da residência, exposto directamente para a rua, é muitas vezes o cartão de visita de uma residência. De um modo geral, o jardim transmite a primeira impressão que temos de uma casa, exercendo, portanto, um papel essencial na percepção de quem observa. Uma casa com um jardim cuidado, com um relvado tratado e com plantas vistosas, como o da imagem, transmitirá uma sensação de organização, de limpeza e de atenção ao detalhe por parte dos moradores. Para além disso, um jardim cuidado torna o projecto mais convidativo e o espaço da rua mais agradável.

Fachada principal

A forma da residência, construída com uma estrutura metálica, é composta por uma volumetria tradicional, definida pela inclinação do telhado de duas águas. Porém, ao contrário da composição tradicional, o formato da casa serve de envelope para um segundo volume contido no seu interior, de forma rectangular. Enquanto o volume externo é revestido por ardósia, o volume interno é constituído por tijolos cerâmicos em cinza. A fachada frontal, marcada pela ardósia, reveste as superfícies da parede e da cobertura, fecha-se para o exterior. Apenas uma abertura zenital, alinhada com a porta, serve para trazer luz natural para o ambiente.

Um plano aberto

A fachada de uma residência cria uma determinada expectativa em quem a observa. Por exemplo, quando observamos a forma e os materiais de revestimento da Casa Nijverdal, esperamos encontrar um espaço interno inconvencional. Assim é. Entramos e deparamo-nos com uma atmosfera iluminada e clean de laivos contemporâneos e minimalistas. O volume contido no volume principal, revestido por tijolos cinza, é o elemento que define a organização dos espaços. Sob o pórtico cinza estão situados os espaços de convívio e sobre o pórtico estão situados os ambientes privados. Nesta área comum em plano aberto, os ambientes estão perfeitamente integrados e o mobiliário dita a personalidade de cada zona. A sala de estar localiza-se sob o plano inclinado da cobertura e explora a vista privilegiada para a paisagem externa.

Sala de estar

Contrastando com as superfícies externas, revestidas de ardósia, as paredes internas são predominantemente brancas e o piso revestido por cimento. A neutralidade do ambiente realça a volumetria interna e a vista para a paisagem circundante. Na sala de estar, o destaque é a presença abundante de luz natural, através da abertura zenital que acima mencionámos e dos planos de vidro da fachada posterior.

Integração espacial e projecto de interiores

Como é natural, também o mobiliário desempenha um papel fundamental na decoração e na qualidade estética da residência. Para além do mobiliário de design contemporâneo e discreto, que realça o estilo minimalista do ambiente, as soluções exclusivas e personalizadas contribuem para o carácter do espaço, como a lareira inserida num rasgo na parede cujo nicho foi revestido por granito preto. Como vê, não são apenas os jardins da residência que arrancam elogios aos visitantes. O interior não deixa ninguém indiferente. Acertamos?

Casa-de-banho

A abertura envidraçada que percorre o centro da casa traz luz natural para todos os ambientes no piso térreo e no superior. Na casa de banho do casal, além de iluminar o ambiente, a abertura proporciona aos moradores banhos sob o céu. Esteja ele estrelado, chuvoso ou soalheiro. Qualquer uma das circunstâncias nos parece bem para um momento privado ou a dois. Na casa de banho, predominam as superfícies neutras e as paredes brancas complementadas com os detalhes em marcenaria que dão um toque de aconchego ao ambiente.

Prefere o exterior, o interior ou acha que esta invulgar casa é perfeita por fora e por dentro? Nós escolhemos a última opção! 
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!