Os mais belos apartamentos de Lisboa

Ritamelo Ritamelo
Loading admin actions …

Lisboa é menina e moça, de recantos mágicos e melancólicos. A felicidade está ao virar de cada esquina, espelhada nos pequenos pormenores. Deixamos-lhe com algumas das características que possivelmente irá encontrar em apartamentos de Lisboa.

É nesta cidade que acontece a interação perfeita entre o tradicional e o moderno, e os costumes estão enraizados nas pessoas de forma autêntica. Isto faz com que a arquitetura dos apartamentos em Lisboa seja muitas vezes ampla e simples, com pormenores deliciosos de tradição em cada esquina do apartamento.

Cada divisão tem o seu rótulo, a sua utilidade e o seu ritmo. Assim como acontecia antigamente em Lisboa, as regras eram para se cumprir e agora não é diferente. Se a arquitetura dos apartamentos em Lisboa toca o tradicional, então é bom que retrate fielmente a tradição se não já não agradará.

Os apartamentos em Lisboa transmitem uma carga grande de aconchego, e o gosto delicado de aplicar tempo e interesse em todos os pormenores da casa para que nada surja por acaso, e para que o resultado final seja cuidado e limpo, organizado, bonito e autêntico.

O fado traz ao de cima os sentimentos de saudade e melancolia, que na casa se sentem com algum pesar mas não de forma pesada, mas sim leve, como quem carrega o leve peso da tradição.

Os apartamentos em Lisboa conjugam portanto, de forma perfeita, uma experiência única de vivência.

Escadarias de romance

É habitual que o acesso aos apartamentos em Lisboa seja feito através de escadas ainda em madeira, com os degraus desiguais e possivelmente inclinados, com corrimão bonito, cuidado e trabalhado. Muitos dos prédios mais típicos não tinham elevadores antigamente nem estavam preparados para tal, e assim ainda hoje não têm. Caso tenha acesso aos apartamentos mais tradicionais em Lisboa não se admire se tiver que subir as escadas todos os dias. Este é um factor a ter em conta tendo em conta o propósito da visita ao apartamento em si. Pondere antes de alugar ou comprar este fator importante.

A Capital do Fado

A cidade das sete colinas tem um planeamento urbanístico único devido à sua configuração em direção ao rio. A baixa é organizada em uma malha quase perfeita de ruas perpendiculares e paralelas com os prédios do séc XVIII praticamente iguais. Será então natural, caso os apartamentos sejam em andares superiores do prédio, ter uma vista impagável sobre os restantes prédios da cidade. Os andares superiores ocupados por apartamentos em Lisboa são muitas vezes curiosos uma vez que é normal darem acesso aos telhados, quer através de pequenos pátios superiores quer diretamente através das janelas dos apartamentos.

Ainda é muito usual ver azulejos aplicados nos prédios em Lisboa, e uma conjugação de cores sóbrias ainda que diversa como os azuis, os verdes, os castanhos ou cinzas, ainda que algumas das empresas de reabilitação já apliquem cores mais fortes como o grená ou amarelo-torrado.

Pormenores bonitos

Os pormenores surgem da tradição e não podemos esquecer que a tradição vem com a arquitetura da época. Os recantos surgem então nos apartamentos de Lisboa como naturais na sua arquitetura, e o melhor é mesmo aproveitarem-se para criar ambientes recatados de descanso e bem estar.

Recantos carregados de emoção

Apartamento na Av. Roma: Salas de estar clássicas por Atelier da Calçada
Atelier da Calçada

Apartamento na Av. Roma

Atelier da Calçada

Ainda que amplas e revestidas a branco, para que se sinta o toque da tradição, muitas vezes as salas dos apartamentos de Lisboa têm um canto onde estão guardadas aquelas recordações mais antigas, com bastante luz para até quem sabe poder ler um livro, ou apenas descansar. Todas as salas dos apartamentos de Lisboa costumam ser acolhedoras.

Salas luminosas

As salas dos apartamentos em Lisboa são geralmente amplas, limpas, de pé direito alto e simples. Caso esteja a arrendar, é com alguma sorte que poderá encontrar apartamentos ainda com os tetos trabalhados, pintados de branco e lindíssimos. As salas deverão ainda ter bastante luz uma vez que as janelas dos apartamentos em Lisboa são altas e deixam entrar bastante luminosidade.

Detalhes que marcam a diferença

Moldura de gesso_ Plaster Frame: Paredes  por Iva Viana Atelier de Escultura
Iva Viana Atelier de Escultura

Moldura de gesso_ Plaster Frame

Iva Viana Atelier de Escultura

Como tínhamos enunciado antes, ainda que os apartamentos em Lisboa habitualmente sejam bastante simples, com cores limpas e claras, é habitual a presença do pormenor. Uma moldura de uma fotografia não é apenas uma moldura, é um objeto decorativo que irá enaltecer as características das pessoas que estão presentes na fotografia. É, portanto, muito habitual encontrar apartamentos em Lisboa com os tais pormenores no teto da sala, uma moldura elaborada e imponente a rodear o espelho da casa de banho ou mesmo alguns azulejos diferentes e marcantes no corredor logo à entrada do apartamento.

A sensação transmitida é a de que a tradição tenta rebentar entre o moderno, e os apartamentos em Lisboa ficam mais coloridos e particulares.

Casas de banho amplas

Contemporary bathroom: Casas de banho modernas por Home Staging Factory
Home Staging Factory

Contemporary bathroom

Home Staging Factory

As casas de banho dos apartamentos em Lisboa podem ter muitas vezes as transparências necessárias a parecerem maiores e mais amplas, ainda que sejam divisões normalmente pequenas. A casa de banho é muitas vezes polvilhada com detalhes no mobiliário de charme, e com flores de forma a alegrar o espaço.

Cozinhar com tradição

A cozinha, uma vez que é o compartimento da casa onde se passa o tempo de mais dedicação em torno das refeições, é também onde normalmente a decoração acaba por pegar no mais típico de Lisboa e de Portugal e o aplica de forma perfeitamente conjugada com o atual. As cozinhas dos apartamentos em Lisboa são muitas vezes originais, singulares e românticas. Os azulejos transmitem os sentimentos tradicionais e o mobiliário o sentido prático dos dias de hoje.

Decoração antiga na mesa

É muitas vezes na mesa de jantar onde o toque tradicional aparece e ganha destaque. Existe em Portugal inteiro, e especialmente em Lisboa, um revivalismo do design português antigo enorme, onde os desenhos antigos ganham destaque em vários objetos de apartamentos e casas em Lisboa. As louças de cozinha são um dos objetos de grande destaque de vendas com motivos, formas e cores tradicionais. Inclusivamente há quem utilize diferentes materiais, mais usuais de antes na louça de hoje e em vez de servir, decore os apartamentos com esta louça.

Quartos tradicionais cheios de amor moderno

BARRO tiles at Lisbon Design Show: Quartos modernos por BARRO
BARRO

BARRO tiles at Lisbon Design Show

BARRO

Por fim, os quartos dos apartamentos de Lisboa são muitas vezes o espelho da atualidade. Uma vez que é a divisão mais reservada de um apartamento, aproveitam-se outros materiais para constituir uma divisão confortável, também dentro dos brancos, mas muitas vezes onde o bem-estar está impresso em itens mais atuais.

Esperamos que opte por Lisboa, e em conhecer cada recanto dos seus apartamentos românticos.

Diga-nos o que mais gosta nos apartamentos em Lisboa!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!