Móveis com história vs Móveis com alma

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Google+
Loading admin actions …

Ter dentro da nossa casa um mobiliário usado, isto é com passado e cheio de história, é cada vez mais comum e moda. Já não é tão habitual vê-los fora ou enfiados num sótão, como outrora se fazia, onde aquilo era tudo 'lixo'. Realizamos o valor que eles têm, não só monetário e pela qualidade, pois antigamente os móveis faziam-se em edições limitadas e tudo manualmente. Mas ganham um significado especial sobretudo sentimental, que nos envolve a ele. Têm as histórias da nossa família, cheios de recordações e memórias têm – alma. 

Por aqui iremos viajar no tempo e descobrir ideias de como usar um móvel com história dentro da nossa casa moderna. É possível brincarmos com estilos e dar uma nova vida a um móvel, noutro espaço e noutra realidade. Esta mistura de gostos tornará a sua casa única, sem nenhuma igual, à sua imagem. O móvel usado ganhará um nova história…

Entrem na história e no passado que temos para vos oferecer, com estas ideias de sonhar. E quem sabe que não irá buscar o móvel da avó, lá do sótão, para passar a preencher um novo espaço… Vamos a isso!

Todos à mesa!

Janelas e portas rústicas por Cabbages & Roses

Já pensaram quantas vidas se juntaram numa mesa antiga? Quantas refeições descobriu, quantas conversas ouviu? Dá gosto saber que esta mesa saboreou momentos felizes em casas passadas. Mas agora a história é outra e ganhou nova família e nova vida. Manter um móvel antigo não significa que se deve guardá-lo no seu estado puro, como aqui vemos, pode ser lixado e pintado de nova cor, de forma a combinar com o ambiente, que neste caso se preferiu campestre. A restauração deste móvel guarda a ingenuidade dele, não foi usado uma pintura lacada e bem definida, foi deixado propositadamente vestígios que marcam o passado. 

Uma mesa grande, espaçosa e com estas flores cheias de cor… Deu-nos vontade de ter uma igual!

Um cama diferente

Tudo o que vemos nesta imagem, tem uso e história. Nada é novo, mas não quer dizer que não é belo. Até porque a própria decoração que envolve o ambiente, cria uma atmosfera alegre, cheia de cor e com muito brilho. Uma cama pequena com era antigamente, com um design próprio das marcas do passado, seria uma ótima opção para a criança lá de casa. Uma pintura fresca e está feito. Podem ter assim, uma cama cheia de estilo a preço mínimo, melhor é impossível. 

Por isso toca a poupar, reaproveitando os móveis usados!

Um espaço com magia

Um espaço rústico que tem no mínimo muito bom gosto. Cada reflexo de luz que irradia o espaço dá um ar mágico, que acalma a nossa áurea. O espaço só por si é antigo, mas renovado, onde tiveram o cuidado de manter tudo no seu estado puro. 

Como não podia deixar de ser, a mobília escolhida para o quarto tinha de estar em harmonia com todo o espaço, desde o banco que carrega o atoalhado, à secretária ou mesmo a escada encostada à parede, tem passado. Recuperado de outras vidas, ganhou novo significado, talvez ainda mais especial. 

Dar nova vida ao aparador

Um móvel assim deve estar ainda bem presente nas vossas memórias. Na minha está, na casa dos meus pais ainda existe móveis com estas características. Há quarenta anos era assim, muito pormenores e desenhos, os móveis era bons e de grande qualidade. Pena é deixa-los morrer. Por isso, trago-vos este exemplo deste aparador que pode ser recuperado através de uma pintura nova. Escolham a cor que combina melhor lá em casa, encontrem um cantinho especial e dêem-lhe nova oportunidade.  

Casa de banho com história

Apartamento Saldanha_Reabilitação Arquitectura + Design Interiores: Casas de banho modernas por Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores
Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores

Apartamento Saldanha_Reabilitação Arquitectura + Design Interiores

Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores

Neste artigo de hoje, tinha que vos trazer este projeto do Tiago Patrício Rodrigues, esta e as três seguintes imagens dizem respeito ao projeto avassalador que a equipa fez num apartamento T6 Belle Époque, no Saldanha. Quiseram provar que os vestígios do passado conjugam numa perfeita harmonia com os tempos contemporâneos, dando luz ao estilo ecléctico. Vejam na própria casa de banho foi recuperado um móvel cheio de passado, fizeram a operação 'cirúrgica' necessária,  conjugaram louça da casa de banho moderna et voilá o impensável foi posto à prova. E superou com distinção este challenge!

Trabalhar assim tem outra pinta!

Apartamento Saldanha_Reabilitação Arquitectura + Design Interiores: Escritórios e Espaços de trabalho  por Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores
Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores

Apartamento Saldanha_Reabilitação Arquitectura + Design Interiores

Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores

Viajando pelo apartamento do Saldanha, vemos também que o escritório tem a assinatura do passado. Móveis bem conservados e guardados no seu estado puro, dentro de um ambiente branco, totalmente renovado, ganham nova força e outro brilho. A conjugação com objetos modernos não poderia ser melhor, tudo ganha outro encanto. Apetece fazer o mesmo, não acha? 

A secretária, como não se fazem iguais, tinha de ser o móvel a recuperar, transpira estilo, a decoração não ficou ao aquém. Trabalhar nela não será tarefa dificil.

Cozinhar com estilo

Apartamento Saldanha_Reabilitação Arquitectura + Design Interiores: Cozinhas modernas por Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores
Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores

Apartamento Saldanha_Reabilitação Arquitectura + Design Interiores

Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores

Era uma vez na cozinha… Sim, a cozinha também não faltou ao mood, antigo versus passado. Um móvel que era antigamente usado como a vitrina da sala, para que o serviço estivesse à vista de todos, hoje, este mesmo móvel é a montra da cozinha. Deixa à mesma descobrir tudo o que lá tem, mas numa cozinha é mais prático, já que é a louça que usamos todos os dias. Fica então tudo à mão de semear e à vista dos donos da casa, para não treparem as cadeiras à procura do tal copo. 

Um ar retro quebrado pelo mobiliário branco da cozinha.Mais uma conjugação ecletica com um final feliz!

Uma sala cheia de vida

Apartamento Saldanha_Reabilitação Arquitectura + Design Interiores: Salas de estar ecléticas por Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores
Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores

Apartamento Saldanha_Reabilitação Arquitectura + Design Interiores

Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores

A quarta e última imagem  do apartamento Belle Époque, consolida e não deixa margem para dúvidas que tudo foi realizado ao ínfimo pormenor, nada foi deixado ao acaso. Esta feliz ideia de transpor o passado dentro de uma casa moderna leva-nos a reconsiderar o decor da nossa casa, a olharmos para os nossos móveis usados com outro olhar. 

Nesta sala vários são os móveis 'recuperados' de outrora, o móvel de TV tão simples, que não é mais do que um banco, mas que ganha esplendor e brilho pelas conjugações de todo o resto. As duas mesas, que seriam mesas de cabeceira, têm nova vida ao lado dos sofás. 

Olhem com criatividade os vossos móveis usados e deem-lhes a esperança de serem felizes outra vez…

A entrada de casa

A ideia deste projeto também português, leva-nos a viajar entre o Brasil e Portugal, um cruzamento de culturas, dentro de um passado marcante. É logo na entrada de casa que o ambiente luso-brasileiro transparece, vários são os objetos que relembram histórias e vivências passadas. Tudo em simbiose e harmonia, este espaço transpira vida! O móvel de entrada, indispensável e nunca pode faltar a um hall, é também ele recuperado do passado, marca história, vivência, deixaram vivas as marcas da vida dele. Apenas lhe foi acrescentado o tampo de vidro, que marca o presente.

Culturas e cruzamento de épocas, tudo num espaço só, seduz-nos e interpretamos isso como uma profunda e bela homenagem!

Vamos trabalhar…

Este espaço com ambiente moderno, pela cor das pinturas, cadeira, lâmpada e quadro foi buscar ao passado esta mesa cheia de requinte. 

A esta mesa foi dada novas pinceladas de frescura, mas guardou o tampo de cor original. Colocada num espaço que marca uma área de trabalho, será discreto para uma sala ou um quarto, em que queiramos um local para trabalhar, mas sem ter uma secretária evasiva. Tem ainda a vantagem de se abrir, para ser uma mesa maior, tudo dependerá da quantidade de trabalho…

Já tinha pensado numa ideia desta? 

Qual foi o móvel usado, com vida nova que vos preencheu a alma?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!