7 fachadas perfeitas para casas pequenas

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Loading admin actions …

A fachada é a cara da uma casa, a imagem que passa para o exterior, aquilo que define o seu estilo. É também uma amostra, que nos remete para o interior e evidencia a personalidade dos proprietários.

Possuir uma casa pequena pode ser um desafio no que toca a remodelar ou atualizar a fachada. Como conseguir o impacto desejado com tão pequena área de trabalho?

Requer planeamento e uma maior atenção aos detalhes, mas se pensar bem ter uma fachada pequena é até muito vantajoso. Os custos de construir uma fachada de dimensões reduzidas são muito menores e por isso permitem extravagâncias orçamentais, que uma superfície maior tornaria proibitivas.

As técnicas são praticamente as mesmas que se usam em fachadas de maiores dimensões e passam por substituir revestimentos, adicionar ou retirar elementos estruturais e decorativos, ou modernizar portas e janelas, segundo o estilo escolhido. No entanto nestes casos é crucial ter um cuidado acrescido com as proporções… Um adorno de um metro num varandim com dois metros vai ficar no mínimo peculiar!

O processo começa como todos os outros, pela escolha do estilo, mas depois começam as dores de cabeça. Como adaptar este estilo à minha simples e modesta casinha?

Não queremos que fique desorientado, por isso hoje selecionámos para si sete fachadas perfeitas para casas pequenas, em diversos estilos.

Venha conhecê-las, inspire-se e ponha as mãos à obra!

Design moderno

Uma fachada moderna caracteriza-se sobretudo por largas janelas rasgadas, que deixam entrar a luz do sol sem restrições e pelas linhas direitas e puras. Os materiais mais utilizados para a construção deste estilo são o cimento, o tijolo e sobretudo o vidro. É um estilo de fachada que se adequa maravilhosamente a casas pequenas e fácil de obter em muitas pequenas construções em Portugal, nomeadamente do sul do país. Se pretende fazer uma fachada moderna na sua pequena casa considere rasgar as janelas até ao chão e colocar caixilharias atuais, escuras. As paredes deverão ser pintadas de branco ou, pela última tendência, cinzentas. Poderá também conseguir uma fachada moderna instalando revestimento isolante, como painéis laminado compacto de alta pressão.

Fachada leve

O termo fachada leve designa as fachadas com mais de 40% da fachada em vidro. Normalmente as casas com fachada leve têm duas faces da fachada em vidro, e as outras duas com paredes e janelas perfuradas. Isto significa que as casas com fachadas leves têm grande predominância do vidro como material de construção da fachada, e normalmente são consideradas casas de arquitetura moderna.

Esta proporção extensa de vidro pode ter grandes vantagens em termos energéticos, pois a entrada de luz solar é intensa, e o aproveitamento do calor do sol é bastante eficaz no inverno, o que faz baixar os custos com iluminação e aquecimento. Há que ter ainda assim muito cuidado com o isolamento e com o tipo de vidro escolhido, uma vez que estas enormes áreas envidraçadas podem dar origem a perdas de calor, o que é contraproducente.

No entanto pode apresentar sérias desvantagens em zonas onde a exposição solar é elevada durante uma grande percentagem do ano, e em lugares onde os verões são muito quentes, pois o espaço pode sobreaquecer, o que faz disparar os custos com aquecimento. Nestes casos será importante considerar formas de obter sombreamento.

Construir uma fachada leve pode significar custos bastante elevados, mas que são bastante menores se a casa for pequena, e por consequência a área a envidraçar for menor. Uma casa pequena pode beneficiar muito com uma fachada leve, nomeadamente na amplitude que esta confere aos reduzidos espaços interiores.

Se tem uma casa pequena e o seu sonho é ter uma casa como a da imagem, da autoria do gabinete ’Artspazios, arquitectos e designers’, vai com certeza ter de levar a cabo obras profundas em casa, que passam por demolir pelo menos duas das paredes exteriores e substitui-las por vidro. Isso pode apresentar algumas dificuldades, nomeadamente devido ao material de construção da habitação, mas o resultado pode ser realmente magnífico!

Design minimalista

Um design minimalista na fachada pode ser conseguido praticamente com qualquer casa pequena. Consiste numa fachada despojada de acessórios supérfluos, como revestimentos decorativos, e normalmente pintada com uma cor neutra e única, normalmente branco ou cinzento. No entanto o uso de cores fortes também pode ser característico deste estilo, para destacar elementos ou criar contrastes. Os materiais usados para conseguir uma fachada minimalista são os mais simples, como o cimento, a madeira ou o aço. Normalmente as casas com fachadas minimalistas não têm telhado com telhas mas sim placas, que ajudam a criar o efeito de linhas direitas e ângulos retos, mas também é possível consegui-las mantendo o telhado.

Um estilo minimalista adequa-se perfeitamente à fachada de uma casa pequena pois dá perspetiva e dimensão à casa, contrapondo-se às medidas limitadas.

Se pretende transformar a fachada de sua casa e dar-lhe o estilo minimalista considere remover revestimentos decorativos, como pedra ou azulejos, varandins recortados ou outros elementos elaborados, e revesti-la com cimento liso e tinta. Se as janelas tiverem portadas substitua-as por caixilharia de linhas retas em alumínio, de preferência escura. E aumente o tamanho das janelas. Vai ver que nem vai reconhecer a sua casa!

Fachada pesada

A fachada pesada é aquela que tem uma superfície envidraçada de menos de 40%. Normalmente caracteriza-se por paredes de alvenaria ou betão perfurado por janelas, e é o estilo mais vulgar em Portugal, sobretudo em construções do século XX. Se tem uma casa pequena é muito provável que esta à partida já tenha uma fachada deste género. Mas se já lhe parece que tem um aspeto datado saiba que pode modernizá-la e otimizar a entrada de luz solar, sem cair no extremo das fachadas leves. Aproveite as janelas que já tem e rasgue-as até ao chão, como na imagem. E se mesmo assim gostar de mais luz pondere mas janelas nas paredes exteriores ou abrir janelas no telhado, para o sótão.

Estilo rústico

Reabilitação de Casa de Campo: Casas rústicas por Borges de Macedo, Arquitectura.
Borges de Macedo, Arquitectura.

Reabilitação de Casa de Campo

Borges de Macedo, Arquitectura.

A sua casinha é pequena, mas os seus sonhos são grandes? É adepto de um estilo rústico? Pode consegui-lo na sua casa. Substituir portas e caixilharia de janelas em alumínio por madeira rústica é um bom começo. Mas claro que a maior parte das casas não é construída em pedra como a da imagem… Descubra que material foi usado para construir a sua casa. Se for de pedra mas esta estiver coberta por reboco remova-o e exponha a pedra para conseguir um estilo rústico muito rapidamente. Se as paredes forem de alvenaria escolha um revestimento decorativo em perda com acabamento rústico. E coloque telhado se tiver placa… Um telhado de telha lusa, tradicionalmente portuguesa, dá um aspeto rústico cuidado à sua casa.

Fachada prefabricada

Casas minimalistas por C95 ARCHITEKTEN
C95 ARCHITEKTEN

Privathaus bei Berlin

C95 ARCHITEKTEN

Quer mudar a fachada da sua casa mas tem um orçamento limitado? Saiba que hoje em dia existem inúmeras opções de fachadas já prefabricadas, que vão desde os simples painéis pre-formados, até volumes inteiros que pode usar para acrescentar à sua casa, para obter mais espaço e uma transformação radical.

Pode parecer uma solução de fraca qualidade, mas hoje em dia os materiais prefabricados têm elevados padrões de qualidade nos materiais usados e no método de elaboração usado, e podem ser ainda melhores do que materiais construídos de raiz, pois são submetidos a mais testes. Para além disso o seu aspeto pode conferir à sua casa um ar de atualidade impossível de conseguir em tão pouco tempo, e com tão pequeno investimento.

Estilo colonial

Este é um estilo que normalmente associamos a grandeza, volumes elevados e a áreas generosas. Mas hoje queremos provar que também pode conseguir um estilo colonial numa casa pequena. E fica linda, como pode ver na imagem acima… Uma verdadeira casinha de bonecas em tamanho real.

Adaptar uma casa a este estilo pode não ser nada fácil, mas se usar telhas de ardósia, revestimentos em ripas de madeira sobrepostas ou de pequenas pedras rústicas, combinadas com portadas, caixilharias e varandins de madeira trabalhados o resultado será provavelmente satisfatório.

Se vai construir uma casa pequena pode pensar antecipadamente e planear este estilo de raiz. Mas seja qual for o seu caso o melhor mesmo é solicitar ajuda a um profissional, para não cair em excessos. E esta sugestão é válida não só para este estilo, mas para todos os outros!

Gostou de ver soluções para casas pequenas por fora? Então também vai gostar de conhecer as nossas sugestões para os interiores lendo o artigo ’Decoração de casas pequenas’.

Deixámos-lhe a vontade de fazer um tratamento de beleza à sua casa? Mão à obra, e não deixe de nos pôr ao corrente de tudo!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!