Especial quarto de criança

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Se vai ter um filho, se já tem, ou se vai ter o segundo ou terceiro tranquilize-se, porque decorar um quarto de criança é fácil, é simples e pode ser barato. Se tem pouco espaço, poderá optar por beliches. São giros e os miúdos gostam. Se vai ter o primeiro filho pode pensar numa decoração colorida e divertida tal como vai ser a sua vida após ele chegar. O que realmente pretendemos com este artigo é que não fique com a ideia de que mobilar e decorar um quarto de criança é complicado. Nada disso. Às vezes nós é que complicamos, mas pense primeiro que uma vida com crianças em casa já é complicada o bastante. Por isso, faça da decoração do quarto do seu filho uma actividade divertida. Leia este artigo onde poderá encontrar uma multiplicidade de ideias que só tem que encaixar e depois pôr no sítio certo como se de um puzzle se tratasse.

Está a tenda montada

Quartos de criança escandinavos por homify

É da mente de uma criança que flui a criatividade mais pura. Eles constroem mundos, criam personagens, perdem-se horas a fio em brincadeiras que só a eles pertencem. Colocar uma tenda no quarto de uma criança é criar um mundo dentro de um mundo. O mundo deles. Para onde podem levar as bonecas ou as figuras de acção. Para onde podem convidar os amigos e criar as mais alucinantes aventuras. Ou para onde podem ir à noite, com os pais, ouvir uma história das que acabam em “viveram felizes para sempre”. Esta tenda, cheia de almofadas e com luzes que caem em cascata por um dos lados, apoia-se num tapete fofo, ideal para que se sintam confortáveis e protegidos neste não-tão-secreto esconderijo.

Sonhos cor-de-rosa

PROGRAMA PORTO CANAL "MUNDO INTERIOR" - DECORAÇÃO ANDAR MODELO 2010: Quartos de criança modernos por ROSA PURA HOME STORE
ROSA PURA HOME STORE

PROGRAMA PORTO CANAL MUNDO INTERIOR – DECORAÇÃO ANDAR MODELO 2010

ROSA PURA HOME STORE

O cor-de-rosa para a menina e o azul para o menino. Esta ideia está-nos entranhada e, verdade seja dita, quase todas as princesas de palmo e meio parecem ter uma predileção pela cor da caixa da Barbie preferida. Como só queremos ver as crianças felizes, façamos-lhes as vontades. Algumas, pelo menos. Neste quarto de criança, a cama é de casal. Ideal para quando começar a convidar as amigas a dormir aí em casa. O edredão, com um padrão florido com pássaros aqui e ali, é muito feminino. A condizer com ele, estão as paredes do quarto pintado a rosa claro. No entanto, todos os outros elementos são brancos o que equilibra a paleta de cores e faz com que o rosa se destaque sem ser excessivo. Para além disso, a cama, a secretária e as cortinas, em branco, adaptar-se-ão à evolução das preferências estéticas que mudam com o crescimento.

Convencê-los a estudar

É uma tarefa difícil a de pôr os mais novos a estudar. Tudo menos isso. Ai deles passar uma tarde à secretária focados no teste do dia seguir ou a fazer os trabalhos para casa. Pois. Era bom. Torne o ambiente de estudo do seu filho mais convidativo. Uma secretária bem organizada e uma atmosfera que o inspire vai, seguramente, convencê-lo a passar por lá mais tempo. Neste quarto, o papel de parede é inspirado no desporto e forma imagens estilizadas que aludem ao tema. Eles vão achar isto “bué de fixe”.

Arrumar depois de brincar

Ter uma criança em casa muda completamente a logística. Com ela vêm todas as roupas e mais algumas, todos os brinquedos e mais alguns, todas as prendas dos avós e mais algumas. Afinal de contas, nunca é demais. Pensam eles! Para isso, é essencial ter muita arrumação. Aproveite todos os recantos do quarto do seu filhote. No quarto da imagem, há um aproveitamento do espaço sob o vão das escadas para inserir prateleiras. E cestos. E vários compartimentos para que tudo fique no seu devido lugar. Pelo menos, até o seu filho entrar lá com os amigos e conseguir que o quarto se transforme num cenário pós-ciclone.

Sarilho a dobrar

HAPPY HOME 2014: Quartos de criança mediterrânicos por ROSA PURA HOME STORE
ROSA PURA HOME STORE

HAPPY HOME 2014

ROSA PURA HOME STORE

Para irmãos, quartos com beliches. É uma opção prática e que lhe vai poupar espaço e, possivelmente, dinheiro. À noite, lá estarão eles a falar em surdina sobre o dia na escola, as primeiras paixonetas ou as traquinices. Neste quarto, o beliche é em branco com apontamentos de cor das almofadas. Ao fundo, e se sobrar espaço, aproveite para colocar prateleiras ou, até, um espaço de trabalho. Se o quarto for apenas para uma criança, a cama de baixo pode ser transformada em sofá, espaço para brincadeiras ou até para embutir uma secretária.

A pensar em si

Ter filhos é uma viagem maravilhosa. Mas cansativa. A pensar em si que ao fim de um dia longo, ainda tem que ler uma história, a pensar em si, que acha que já não aguenta mais uma noite de choro, a pensar em si, que tem que tomar conta do seu filho doente, escolhemos esta imagem com uma bela e confortável poltrona para trazer conforto mesmo ao pior dos dias. Com uma almofada e um candeeiro de pé que proporciona boa iluminação, esta cadeira convida-o a sentar-se e a tornar um bocadinho melhor essa coisa difícil de se ser mãe e pai “na saúde e na doença”. Porém, nem tudo é mau. É assim num cantinho que pode adormecer o seu bebé, alimentá-lo ou brincar com ele. Não se esqueça deste elemento. Pode mesmo fazer toda a diferença.

Um parque de diversão dentro do quarto

Quartos de criança escandinavos por IdeasMarket
IdeasMarket

Детская комната в ресторанном проекте Biblioteka в Санкт-Петербурге

IdeasMarket

Se o quarto dos seus filhos tem tamanho suficiente para que dentro dele exista um espaço de brincar amplo, então inspire-se nesta imagem. O conjunto faz um apelo à natureza como se, dentro de casa, houvesse um prolongamento das brincadeiras de rua dos seus filhos. Num fundo branco, destacam-se vários elementos neste quarto. Há uma árvore que se prolonga até ao tecto e que tem um escorrega que fará as delícias do seu petiz. Há cores e formas naturais, há mesas para os desenhos e as pinturas dos “mini-Picassos” que por lá andarão a cirandar e até divertidos bancos em forma de cogumelos. As bandeirinhas nas janelas dão um ambiente de permanente festa e os candeeiros amarelos são como que três “sóis” a dar vida, alegria e energia ao espaço.

Velha infância

Quartos de criança escandinavos por ARCHISSIMA
ARCHISSIMA

Pokój dziecięcy

ARCHISSIMA

Dá prazer decorar um quarto de criança e descobrir a criança que habita também em nós. Numa sociedade dominada pelas tecnologias, ver um brinquedo de laivos vintage faz-nos sorrir e recuar no tempo. Assim, escolhemos esta imagem com um triciclo em jeito de carro antigo que materializa uma viagem a uma espécie de velha infância, menos plástica e descartável. Neste quarto, não há o azul, nem o cor-de-rosa. As cores neutras são dominantes e transmitem uma sensação de paz e harmonia a quem dele desfruta. Ao contrário do carro, a secretária  e o berço aparecem em linhas modernas e os inesperados apontamentos são em negro e castanho. As gotas de chuva são particularmente engraçadas!

Paredes lúdicas

Se o seu filho já está naquela idade em que, mesmo sendo uma criança, não se identifica com as cores garridas ou os bonecos típicos da infância, a imagem que lhe apresentamos tem a decoração ideal para si. A ideia é que o espaço apresente uma suave transição entre a infância e a adolescência e o uso de cores neutras ajuda a que isso aconteça, sem esquecer, porém os pequenos e ternos pormenores como os balões ou a almofadas em forma de gato. O nosso elemento preferido é, todavia, o stencil do mapa-mundo na parede. Mas não é um mapa-mundo qualquer. Um trabalho tipográfico negro sobre uma parede completamente branca mostra a localização de cada um dos países de uma forma original, estilizada e, mais importante, lúdica. Cria um recanto de trabalho perfeito. Não lhe parece? Ah, e não se admire se a nota a Geografia subir!

Chegou um bebé

Este quarto de bebé, de um apartamento em Lisboa, tem vários pormenores interessantes. Repare na carpete com desenhos coloridos e em grande escala que propicia o conforto ideal para as primeiras brincadeiras. Os desenhos acutilantes vão, com certeza, despertar os sentidos do seu bebé. Na cómoda sobressaem os grandes e divertidos puxadores. Afinal de contas, um quarto de criança não é para ser levado a sério no que toca à decoração e estes detalhes, não só fazem toda a diferença, como são amigos de um orçamento mais curto. Se tiver por aí um móvel antigo, pinte-o, dê-lhe uma nova vida e compre puxadores bonitos e coloridos que se adequem ao quarto do seu filho. As cortinas japonesas com pequenas flores deixam entrar uma luz suave, ideal ao descanso da criança. Por fim, veja como o berço e o fraldário se resumem numa só peça. Quão funcional é esta ideia do projecto do Tiago Patrício Rodrigues, Arquitectura e Interiores?

Tem filhos? Vai pôr alguma destas ideias em prática? Conte-nos tudo!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!