Casas rústicas por HUGA ARQUITECTOS

Uma casa em pedra emoldurada por um belo jardim!

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

A casa de hoje é muito especial. Os nossos arquitectos criaram esta invulgar casa de pedra que nos apaixonou à primeira vista. O edifício surpreende-nos pelas soluções modernas que apresenta e pela sua atmosfera acolhedora resultado dos materiais naturais utilizados que estão na base deste projecto interessante. A isso, junta-se um belo e amplo jardim, ideal para momentos de descontração. 

Vamos conhecer melhor esta vivenda unifamiliar, projectada pelo atelier Huga Arquitectos, na Galiza.

Por fora: a fachada

Eis a fachada da moradia que surge sob a forma de um bloco de um único piso que se prolonga em comprimento. A pedra é a grande protagonista deste edifício, um material intemporal que se coaduna a uma miríade de estilos distintos e que dificilmente resulta mal. Este revestimento ganha ainda mais impacto no cenário verdejante envolvente.

Para entrar em casa, foi construído um caminho funcional, com pedras alternadas, que vai ao encontro da porta principal que poderia facilmente ser confundida com as demais janelas e portas. De cada lado da porta, colou-se um vaso alto com flores que tornam a entrada mais fresca e convidativa. A caixilharia é num tom quente de madeira e as janelas encontram-se devidamente protegidas por portadas deslizantes com ripas horizontais. A rusticidade (re)interpretada pelos tempos modernos. 

Por fora: as traseiras

Vejamos agora a parte posterior da casa que se diferencia da fachada principal por ser um espaço mais aberto. Esta sensação surge por via das amplas áreas envidraçadas da casa, sobretudo no volume central todo revestido a madeira e não em pedra. Aqui, o contacto dos moradores com a natureza, mesmo estando dentro de casa, é uma constante visto que as várias aberturas envidraçadas permitem um permanente diálogo com o jardim. Esta parece-nos ser uma característica importante para os proprietários. O alpendre coberto por uma pérgola está devidamente equipado com mobiliário próprio para jardim que permite à família desfrutar do Verão em pleno.

Interiores espaçosos

Chegamos ao interior desta moradia que é deveras espaçoso. Os arquitectos decidiram criar a zona comum num plano aberto, uma tendência que aparece amiúde nos projectos que lhe mostramos aqui na homify. Esta área integra uma sala de estar e uma sala de jantar divididas – mas não separadas, note-se – apenas com uma incrível e moderna lareira suspensa. O mobiliário é confortável com peças que tanto assumem características clássicas, como modernas. A sala de jantar é mais escura do que a sala de estar. Porém, no conjunto, a composição funciona na perfeição.

Uma cozinha muito moderna

A cozinha é totalmente moderna. O verdadeiro destaque é a ilha, uma solução elegante muito utilizada nas casas mais contemporâneas com design pela sua beleza e praticidade. Neste caso em particular, optou-se por um modelo com uma zona bem definida para a preparação de alimentos que se estende até se encontrar com outra zona dedicada às refeições. Desta forma, o “chef de serviço’ pode estar a cozinhar e a conversar com a família e os amigos em simultâneo. São assim os tempos modernos. Repare, igualmente, nos armários lacados e brancos com uma superfície completamente lisa, bonita e, não menos importante, fácil de limpar. Os electrodomésticos aparecem encrustados e são num sofisticado tom metálico.

O quarto

Passemos agora para a área do quarto com uma cama espaçosa cujos pés não são visíveis (pero que los hay, los hay), dando a ideia de que está a flutuar. Temos para nós que deve ser esta a sensação de dormir nas nuvens. É, sem dúvida, um pormenor inusitado que empresta dinamismo ao espaço. 

O mobiliário foi reduzido ao essencial. Existem duas mesas de cabeceira e uma cómoda. Não é preciso mais num quarto onde o verdadeiro destaque é a parede rasgada por uma generosa janela que torna este cómodo luminoso e arejado. Aqui, os moradores podem acordar todos os dias com os olhos postos na natureza, tudo sem sair da cama. Que sorte a deles! 

Uma casa de banho com classe

Numa casa assim, a casa de banho não poderia ficar entregue ao acaso. A combinação da madeira com paredes brancas demonstra um enorme sentido de estética por parte dos responsáveis pelo projecto. O balcão e o espelho acompanham-se mutuamente em comprimento. Há uma zona destacada, mais alta, onde foram colocados dois lavatórios e outra parte mais baixa, ideal para inserir elementos decorativos. O espelho, a luz que entra na casa de banho e a cor clara emprestam a esta casa de banho uma noção de amplitude. Não se esqueça destes factores quando se vir a braços com os constrangimentos inerentes a uma divisão pequena.

O jardim é um conto de fadas

Chegamos ao fim deste livro de ideias. Despedimo-nos desta maravilhosa casa com mais uma imagem do jardim tão minuciosamente projectado, tão agradável e tão colorido. O exterior é, sem dúvida, um dos pontos fortes deste projecto não só por propiciar aos moradores momentos agradáveis ao ar livre, como também pela moldura natural que oferece à casa. Quando planear a sua própria casa não secundarize o jardim. Ele pode ser determinante para o sucesso do projecto no seu todo.

O que achou desta moradia? Tem alguma divisão preferida? Deixe-nos o seu comentário abaixo deste artigo. 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!