Uma casa de família no Reino Unido

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Church Mews. É o nome da moradia que lhe vamos mostrar. Encontramo-la em North Devon, mais especificamente numa zona de conservação designada por Area of Outstanding Natural Beauty (AONB). O local onde hoje se ergue a casa, abrigou, outrora, uma igreja com uma estrutura de madeira que caiu num avançado estado de degradação. Estava, assim, encontrada a zona perfeita para serem erguidas novas residências.

Tendo sido construídas com materiais de origem local, as novas casas oferecem uma estética apelativa, espaços funcionais e uma boa solução para uma família moderna. As quatro novas habitações de laivos campestres - duas semi-independentes e duas individuais – acomodam quatro famílias no centro da vila, com excelente acesso aos serviços locais como lojas e escolas. O projecto vai de encontro ao vernáculo local com varandas de estilo tradicional, telhados de ardósia natural, janelas de madeira e portas e paredes pintadas em branco. Estes materiais foram escolhidos pelo seu aspecto, de acordo com o carácter da vila, mas também pela sua durabilidade num clima costeiro.

Vejamos uma dessas casas com atenção para que consigamos compreender os detalhes que lhe estão inerentes.

Uma fachada tradicional

Casas modernas por The Bazeley Partnership
The Bazeley Partnership

Church Mews, Hartland, Devon

The Bazeley Partnership

Eis a fachada da casa. Ainda que seja um edifício completamente novo, trata-se de uma fachada com laivos tradicionais. A base em cantaria encontra-se com as paredes num imaculado branco sendo ambas encimadas por um revestimento de ardósia. O pequeno jardim, muito bem cuidado, é acolhedor e completa este quadro de casa familiar. O já premiado atelier The Bazeley Partnership teve, nitidamente, em conta que materiais poderiam ser extraídos do local. É a atenção ao detalhe que distingue uma casa de arquitecto das demais.

A elegância das traseiras

Casas modernas por The Bazeley Partnership
The Bazeley Partnership

Church Mews, Hartland, Devon

The Bazeley Partnership

Tendo em conta a fachada da casa, não nos surpreende que a parte traseira seja tão bonita, bem acabada e familiar. O revestimento muito alvo ajuda a manter a parte de trás da casa clara e fresca, criando, ao mesmo tempo, um contraste em relação ao encantador pátio e ao relvado. Adoramos a inclusão de algumas portas no pátio. As portas farão com que o exterior se misture subtilmente com o interior, fazendo-o parecer maior e com um plano mais aberto. Diríamos que é refrescante ver uma nova construção que foi mantida simples, permitindo que a qualidade do imóvel fale por si.

Uma cozinha aberta e luminosa

Cozinhas modernas por The Bazeley Partnership
The Bazeley Partnership

Church Mews, Hartland, Devon

The Bazeley Partnership

Que bela cozinha! Com uma surpreendente quantidade de espaço na bancada, esta instalação monocromática ajuda a determinar funcionalidades específicas dentro do plano aberto. A adição de alguns bancos tipo bar cria como que uma sala de jantar extra, enquanto a paleta de cores natural faz com que o espaço pareça muito maior do que realmente é. Gostamos especialmente que se privilegie o branco que tão bem diz com a madeira clara utilizada no chão e em alguns móveis. A iluminação aparece embutida no tecto, uma solução boa para não se perder a altura de uma divisão.

Plano aberto

Salas de estar modernas por The Bazeley Partnership
The Bazeley Partnership

Church Mews, Hartland, Devon

The Bazeley Partnership

Quando o espaço escasseia, faz todo o sentido juntar as áreas comuns num plano aberto. Esta opção dispensa paredes que tornem os cómodos mais escuros, mais pequenos e, por consequência, mais claustrofóbicos, privilegiando em vez disso zonas abertas, arejadas e de fácil circulação onde a cozinha, a sala de estar e a sala de jantar se encontrem. Como é perceptível na fotografia, a zona de estar surge completamente desprovida de constrangimentos arquitectónicos. A cor predominante é o branco e não faltam móveis de linhas e tons suaves complementados com apontamentos em verde para tornar o espaço mais confortável e fazer desta casa, um lar.

Um quarto repousante

Quartos modernos por The Bazeley Partnership
The Bazeley Partnership

Church Mews, Hartland, Devon

The Bazeley Partnership

A Church Mews não é uma casa grande. Contudo, os constrangimentos a nível do tamanho são compensados em divisões confortáveis com as proporções ideais. Tome o quarto principal como exemplo. Tem a quantidade ideal de espaço, uma cama de casal, mesas de cabeceira e, ainda, um guarda roupa sem que os moradores se sintam apertados e sem comprometer a circulação.

O recurso a tons neutros mantém o espaço arejado e ao mesmo tempo repousante e pleno de tranquilidade. Repare nos toques extra - muito acessíveis em termos orçamentais – como a carpete de cor neutra, boa para climas frios, ou as cortinas. Há ainda espaço para decorar as paredes com quadros, sendo esta uma ideia opcional.

Para o traquina da casa

Quartos modernos por The Bazeley Partnership
The Bazeley Partnership

Church Mews, Hartland, Devon

The Bazeley Partnership

E já que falamos de uma casa de família, não podia faltar um quarto de criança Os moradores optaram por uma cama de solteiro devidamente apoiada por uma mesa de cabeceira onde encontramos um candeeiro mais colorido, ideal para um quarto de criança. Também aqui se mantiveram os tons neutros, apenas complementados pelo azul e o vermelho nos têxteis e nos acessórios e brinquedos. É, assim, um quarto que facilmente transita entre o infantil e o juvenil.

Uma casa nova por dentro com um exterior que parece ir beber inspiração ao passado. O que acha desta forma de encarar a arquitectura? Afinal de con...
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!