Que medidas devem ser tomadas para evitar incêndios?

I. Gaspar – homify I. Gaspar – homify
Polly Pocket. Un proyecto que parecia imposible y una obra que casi lo fue, Estudio de Arquitectura Sra.Farnsworth Estudio de Arquitectura Sra.Farnsworth Salas de estar escandinavas
Loading admin actions …

Infelizmente, o nome de Portugal está demasiadas vezes associado a incêndios, nomeadamente na época de verão, onde os incêndios florestais são uma grande preocupação. Porém, existe outro tipo de incêndio, causados por negligência das pessoas, dentro das próprias habitações e não só. 

De forma a evitar estes tipos de incêndio é do nosso dever, termos uma casa que respeita as regulamentações e leis contra incêndios, através de medidas estruturais e organizacionais. Neste livro de ideias iremos percorrer algumas das medidas que deve pôr em prática JÁ em sua casa, para evitar incêndios e respetivos desastres.  

Verificar regularmente as canalizações

Verifique as suas canalizações, de modo a evitar um possível incêndio ou a propagação do mesmo. Faça uma revisão das instalações, com intervalos regulares. Cuide também da instalação eléctrica, da instalação dos equipamentos, bem como do respetivo uso, que deve estar de acordo com as regras. 

Não se esqueça de procurar o apoio de um especialista, para este tipo de revisões. 

Preste atenção a determinadas questões ao utilizar aparelhos e dispositivos elétricos

Para evitar incêndios não deve sobrecarregar tomadas com várias fichas elétricas, sugerimos que instale apenas um diapositivo elétrico numa única tomada.

Afaste as crianças do fogo, do lume e de outros perigos. Sabemos que o fruto proibido é o mais apetecível, mas há que ser muito cuidadoso e explicar os perigos inerentes ao seu filho. 

Tenha também cuidado com os fósforos e isqueiros. Mantenha-os afastados das crianças.

Limpe a sua chaminé

Se usar todos os anos a sua lareira, deverá regularmente limpar a sua chaminé. Uma fissura, uma má construção ou uma má manutenção poderá causar um incêndio. 

Mantenha materiais combustíveis numa área segura da sua casa. Limpe o sótão e a cave e tenha cuidado também com as caldeiras e fogões. Estes podem ser autênticas bombas, no caso de um incêndio!

Proteja das crianças os espaços e os dispositivos que possam provocar incêndios

A segurança das crianças deve ser a SUA prioridade. 

É caso para dizer que todo o cuidado é pouco! Mantenha os seus filhos longe do fogo para uma vida mais tranquila. Chamamos a atenção também para os materiais ou produtos inflamáveis, mantenha-os longe das crianças.

Evitar possíveis acidentes, controlando a saída de incêndio

As escadas de incêndio e as portas de saída de emergência devem ser sempre mantidas abertas. Nunca devemos pensar que estamos livre de um azar, há que estar sempre prevenido e cuidar estes pormenores, que na hora de um incêndio farão toda a diferença. 

Para um planeamento e projeto correto, não hesite em contactar os nossos arquitetos.

Tenha detetores de fumo em sua casa

Em muitos países da Europa, os detetores de fumo são obrigatórios dentro de casa e a verdade é que podem fazer toda a diferença. Obtenha também uns detetores de fumo, para certas divisões, tais como a cozinha, o corredor ou o hall de entrada. Estes permitirão prevenir e remediar possíveis acidentes, nomeadamente incêndios.

Tenha um extintor de incêndio em sua casa

Não é só em espaços públicos que podemos ter um extintor, pode comprar um para a sua casa, num tamanho mais reduzido. Este poderá ser muito útil no caso de um pequeno incêndio em casa, até os bombeiros chegarem. 

Não se esqueça do número 112, em caso de incêndio. Rapidamente os nossos bombeiros portugueses atuarão para salvar a sua vida. Agrademos desde já o trabalho incansável dos nossos Soldados da Paz!

Se gostou desse artigo, também irá gostar deste aqui: Como evitar (a todo o custo) a visita de ladrões em casa.

Quer partilhar connosco outra medida, para evitar incêndios? Conte-nos tudo!

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista