Casa de encantadora fusão de estilos

Maria Miranda – HOMIFY Maria Miranda – HOMIFY
Loading admin actions …

Hoje levamo-lo até à pitoresca cidade de Bath, na Inglaterra. Localidade onde se localiza a casa Art Deco de que lhe falamos. Uma habitação tradicional em que o seu estado de degradação levou a que fosse renovada por completo, com uma nova extensão de cariz contemporâneo que contém a cozinha e a sala no piso térreo e o escritório e quarto no piso superior. O loft foi convertido em quartos e a garagem num estúdio. 

Com todas estas alterações era difícil crer que algo do existente foi mantido. Mas os arquitectos Hetreed Ross Architects, fizeram com que as características especiais da casa não se tenham perdido e antes adicionaram apenas elementos simples e modernos.

O antes

Assim era a habitação antes da intervenção contemporânea que lhe vamos mostrar. Uma casa tradicional, pequena. Aquilo que os arquitectos fizeram foi uma exímia operação que acrescenta bastante espaço à casa e muda a forma como esta família vive os espaços da sua casa. Não comprementendo a integridade e estilo deste volume inicial. 

Fachada

Casas de campo  por Hetreed Ross Architects
Hetreed Ross Architects

New landscaping around extension

Hetreed Ross Architects

Aqui vemos a casa depois da intervenção. Onde podemos reparar que a estrutura anterior foi mantida quase na sua integra e foram apenas adicionados elementos, que se camuflam com o antigo criando um todo coerente. 

Ainda assim notamos um variado número de materiais, texturas, cores e tempos. Uma mescla de estilos arquitectónicos. Repare que não houve uma adição em volume como em tecnologia moderna: o telhado da casa, na área antiga foi revestido por painéis solares térmicos! Uma opção moderna e sustentável.

As traseiras

Quando observamos a habitação a partir da estrada o volume novo é quase imperceptível, apenas o elemento redondo se destaca assim como os materiais que o revestem. Também as janelas são diferentes.

Escadas

Corredores e halls de entrada  por Hetreed Ross Architects
Hetreed Ross Architects

Suspended oak stair

Hetreed Ross Architects

As escadas não são um espaço onde as pessoas se demoram, nem os habitantes da casa nem as visitas, não são um lugar de estar e nem um lugar social da casa mas é nesta zona que muitas vezes encontramos soluções muito bonitas e especiais. Um espaço que seria unicamente funcional, unindo as cotas de dois pisos, passa a ser na maioria das casas modernas também um elemento estético.

Esta área corresponde ao volume circular que podemos ver do exterior da casa, e serve para conectar a casa aos novos quartos. Esta escada em madeira de carvalho é dramática e bonita, e onde não falta luz natural. Uma solução antiga com um estilo muito moderno.

Conheça outras escadas modernas aqui!

Cozinha

O cenário exterior certamente não o faria pensar que a casa teria uns interiores tão modernos como esta cozinha. Um espaço amplo onde a profusão de cores é evidente, tendo mobiliário em laranja e roxo, por exemplo. Duas cores que são pouco comuns em mobiliário. 

Através da janela e da porta entra imensa luz natural no espaço, e quem não gosta de cozinhar com bastante luz ou até mesmo com uma vista para o jardim. 

A bancada cobre todo o comprimento da cozinha permitindo variadas possibilidades de usos e arrumação, assim como a realização das mais complicadas receitas. A bancada ao centro funciona fundamentalmente como fogão. Conheça aqui outras bancadas que são um sucesso.

Zona de jantar

Cozinhas modernas por Hetreed Ross Architects
Hetreed Ross Architects

Colourful kitchen dining

Hetreed Ross Architects

Ainda na cozinha temos a mesa de jantar da família, que se relaciona com o exterior, sendo que a cozinha tem uma ampla janela para o terraço. Neste espaço entra bastante luz e tem-se uma vista sobre o terraço e o jardim. Nos dias em que as condições atmosféricas o permitirem, o espaço de cozinha e o terraço podem fundir-se pela simples abertura da grande janela, tornando-se num só amplo espaço funcional e social activo e muito agradável.

Quarto

Quartos modernos por homify
homify

Master bedroom

homify

A área redonda que vimos no exterior corresponde também aos novos quartos, como este. A decoração aqui é simples e algo tradicional. Por exemplo com as clássicas cortinas inglesas, longas em tons de castanho. 

Deste espaço têm-se várias vistas devido à presença de mais do que uma janela e luz natural claro, não podia faltar! 

Gostou? Deixe o seu comentário!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!