Ideias modernas para a sua sala de estar

Agata Alencoao Agata Alencoao
Loading admin actions …

A sala de estar é provavelmente a divisão onde tiramos maior partido do tempo de lazer que temos dentro da nossa própria casa. É normalmente o sítio escolhido para vermos um filme, lermos um livro ou simplesmente desfrutar de tempo de qualidade em família. Por estas razões é de extrema importância que a sala de estar seja uma divisão preparada para nos dar o conforto que procuramos no fim de um dia de trabalho ou durante o fim-de-semana. Porque queremos que viva a sua casa ao máximo deixamos-lhe algumas sugestões!

A magia dos tapetes

Salas de estar modernas por mmagalhães estúdio
mmagalhães estúdio

mmagalhães estúdio_Apartamento Parque

mmagalhães estúdio

Não teremos o maior problema em afirmar que um tapete faz metade de uma sala. Numa sala como esta, em que os tons pastel imperam é esta a peça que vem dar um toque de personalidade e de vida. Escolha um padrão que goste – padrões giros para tapetes é coisa que não falta – e com um simples toque a sua sala de estar poderá ser (quase) uma nova sala. Bom gosto é a única coisa que precisa de ter!

Salas de estar amplas

A primeira ideia que lhe apresentamos é a de uma sala aberta, isto é, não existe num compartimento fechado mas sim como uma espécie de open space. O segredo para que não perca a sensação de conforto que é suposto uma sala de estar proporcionar é criar um recanto através da disposição dos móveis. Se não repare, os sofás estão dispostos em u e na sua frente está um móvel de televisão que de alguma forma fecha este recanto. Parece simples? E é, contudo, há algumas coisas importantes a reter. Primeiro tenha a certeza de que os sofás que escolhe não são demasiados grandes ou imponentes, repare que os da fotografia são de linhas bastantes  simples e de costas baixas, desta forma a sua sala de estar continuará a ser o recanto que precisa sem estar demasiado preenchida e podendo por isso respirar. Há ainda um outro pormenor que é relevante e faz a diferença, se atentar a estrutura que está por trás do móvel da televisão é aberta, ou seja não dá a ideia de que a sala termina já ali, uma vez que cria uma noção de profundidade. Gostou das primeiras sugestões? Então continuemos!

Cortinas não

Está cansada das suas antigas cortinas? Quer algo mais moderno e minimalista? Então esta é a solução, uns estores que cumpram a sua função principal, sem que disturbem a simplicidade que deseja para a sua sala de estar. Ao mesmo tempo que escurem o espaço – como se pode constatar na fotografia – protegem a sua sala do calor e os seus móveis do sol. Esta é uma solução cada vez mais apreciada e usada uma vez que é super funcional e resulta a 100%.

Candeeiros, não conseguimos viver sem eles

Apresentamos-lhe agora uma sala de canto. De decoração muito minimalista existe nesta sala de estar algo que nos prende a atenção: o candeeiro de pé que se debruça sobre o centro. De design super simples este faz com que uma sala, se torne ainda mais bonita. Para alem da peça única que é este candeeiro, ele é sem dúvida uma mais-valia, uma vez que a sua luz incide mais ou menos directamente nos sítios em que desejar. Uma aquisição inteligente que tornará a sua sala mais agradável e confortável.

Criar espaço

Se a sua sala de estar não é tão grande quanto gostaria, não há problema nenhum, isso não quer dizer que não  possa ser igualmente bonita. O segredo é sempre o aproveitamento do espaço! Se, como na fotografia, arranjar um sofá de canto já ganhou o espaço que precisava, não só na sua sala de estar mas também no conforto que é desejado num espaço destes. Uma outra dica que vai fazer crescer a sua sala é a iluminação, como pode ver no canto da sala existe um candeeiro cujo foco de luz incide na parede criando uma zona de claridade, essa iluminação que vai desvanecendo pela parede cria a ilusão de espaço. Experimente e verá que temos razão! 

Texturas únicas

Se está super contente com a sua sala de estar mas há qualquer coisa que gostaria de mudar para dar uma nova frescura a esta divisão da casa  só tem de se focar numa coisa: parede. É maravilhosa a textura que vemos na fotografia, certo? Pois então, não é assim tão trabalhoso ter esta mesma parede em sua casa. Se reparar esta superfície não é mais do que a conjugação de uma espécie de azulejos onde já existe este relevo. E este é apenas um exemplo, há uma série de texturas e cores que pode escolher para revestir uma das paredes da sua sala de estar que a transformarão numa sala (quase) nova.

Crie a sua própria sala de estar

Salas de estar modernas por EPURE

Se a sua casa não tem um espaço que seja pensado para ser uma sala de estar, então ponha mãos à obra e faça você mesmo. A fotografia que lhe mostramos é um bom exemplo de como quase qualquer espaço pode ser transformado numa zona de lazer. É visível que esta casa tem um hall de entrada que não é o hall comum e por isso há que retirar partido dele. Comece por criar uma barreira que divida o espaço – lembre-se da dica que lhe demos anteriormente de nunca fechar demasiado os espaços – arranje um sofá que lhe agrade e faça-o acompanhar o correr da divisão que criou uma mesinha de centro e um aparador – repare mais uma vez na luz que incide na parede – e voilá acaba de transformar este espaço numa sala de estar.

Salas de estar amplas

Salas de estar modernas por TERAJIMA ARCHITECTS
TERAJIMA ARCHITECTS

オリエンタルモダンのリビング

TERAJIMA ARCHITECTS

A sala que vemos na imagem é uma combinação entre sala de estar e sala de jantar. Tirando partido de uma zona super ampla acabam por ser criados dois recantos distintos: um onde se pode sentar confortavelmente no seu sofá e o outro onde pode fazer as suas refeições. Se tiver uma divisão da casa com muito espaço, esta pode ser uma óptima solução.

Peças de mobiliário com personalidade

Supondo que quer mudar alguma coisa na sua sala de estar mas não que perder demasiado tempo ou ter de lidar com obras dentro de casa, a solução é arranjar uma peça de mobiliário cheia de personalidade. Na sala que lhe apresentamos não é difícil reconhecer essa peça, é claramente a moderna cadeira branca para a qual converge imediatamente o nosso olhar. Uma peça de mobiliário deste género é sempre uma boa aposta para dar uma nova vida à sua sala de estar.

Dois em um

Na sala de estar que lhe apresentamos temos aquilo a que podemos chamar o dois em um. Existem dois recantos distintos – criados pela disposição dos sofás – no mesmo espaço. Um dos sofás posicionado em frente da televisão e um outro por trás desse mesmo sofá. A mais-valia dum espaço assim é o conforto que providencia em duas partes diferentes, ora repare: imagine que convida alguns amigos a ir jantar lá a casa, depois do jantar já se sabe como são as crianças – querem sair da mesa a correr – porque não reservar o espaço da televisão para eles e o espaço anterior para si e para as suas amigas? Acabam por partilhar todos a mesma sala de estar, contudo, cada geração está no seu sítio. Uma solução em que todos ficam a ganhar, não lhe parece? 

A sentir-se com inspiração?! Então partilhe connosco as suas ideias!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!