Casas de banho  por Polygon arch&des

6 ideias geniais para esconder a máquina de lavar roupa na casa de banho

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+

Solicitar cotação

Número incorreto. Por favor verifique o indicativo do país, da cidade ou número de telefone.
Ao clicar 'Enviar' eu confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação seja processada para responder a um pedido.
Nota: Poderá anular o seu consentimento enviando email para privacy@homify.com com efeito futuro.
Loading admin actions …

Em comparação com os frigoríficos e fogões – que estão agora disponíveis com designs fantásticos que se integram subtilmente nos ambientes e os decoram – as máquinas de lavar roupa não mudaram nos últimos 20 anos em termos visuais. Pelo contrário, continuam a ser um electrodoméstico que não sobressai pela beleza. Por isso, costumam ser acomodadas em áreas de serviço. Porém, nem sempre isto é possível, pelo que, não raras as vezes, acabam por ser colocadas na casa de banho, mesmo que lá não façam uma grande figura. Para manter o ambiente da casa de banho apelativo, as pessoas procuram sempre soluções para resguardar a volumosa máquina de lavar. Mas, antes de pôr a máquina seja onde for, deve ter em conta alguns pontos. 

Primeiro, lembre-se que as máquinas de lavar roupa podem precisar de ser reparadas e substituídas. Se a máquina for colocada num nicho apropriado, deve-se conseguir movê-la sem grandes problemas. Quem compra uma máquina com carga superior, deve também ter em conta o tamanho que essa porta vai ocupar quando aberta para que a máquina possa ser carregada. O que parece banal torna-se depois um problema porque não há espaço para ter sequer o cesto da roupa e para uma pessoa em frente à máquina.

1. Construção de uma estrutura com portas de correr

Casas de banho  por Burkhard Heß Interiordesign
Burkhard Heß Interiordesign

Bad mit Stauraum, hinter den Falttüren verschwindet die Waschmaschine und sonstiges

Burkhard Heß Interiordesign

Uma boa solução é colocar a máquina de lavar roupa num nicho adequado. O nicho não se projecta para o espaço, pelo que não nos inibe de aproveitar cada centímetro disponível. Porém, e porque as máquinas de lavar roupa não são propriamente bonitas, pode-se tapar o nicho com portas de correr ou dobráveis. 

Na parte superior do nicho, coloque um friso no qual as portas de correr encaixem. Isto faz com que o electrodoméstico seja fácil de ocultar atrás da porta que se abre rapidamente sempre que necessário.

2. Soluções embutidas

Casas de banho  por Polygon arch&des
Polygon arch&des

APARTMENT “VERBI”

Polygon arch&des

Outra solução passa por embutir a máquina de lavar. Neste caso, a máquina de lavar é encastrada num móvel feito à medida e fica como que invisível no conjunto. É importante que haja espaço na casa de banho que permita a construção deste sistema adicional. 

Como se vê pela imagem, a máquina de lavar fica em segundo plano e não afecta negativamente o espaço, como costuma acontecer. Esta solução é particularmente útil para aqueles que estão a construir casa e ainda se preparam para comprar a máquina. Quem já tem a casa feita e uma máquina poderá ter que recorrer a outros espaços.

3. Esconder atrás de cortinas

Casas de banho  por cristina velani
cristina velani

plan de travail salle de bain

cristina velani

Uma solução super simples e ao mesmo tempo pouco dispendiosa é esconder a máquina de lavar por detrás de cortinas. Para isso, deve comprar uma máquina à medida e, depois, só tem que tapar o nicho com cortinas feitas à medida. 

Se a máquina ficar num nicho, a cortina pode simplesmente ser colocada com o auxílio de um varão. Se estiver numa esquina, a cortina pode partir da parede e tapar a máquina.

Esta solução não é, necessariamente, a mais apelativa em termos estéticos, mas é barata e, em simultâneo, cumpre o objectivo de fazer a máquina desaparecer. Se a cortina tiver um tecido bonito, a sua casa de banho só tem a ganhar com isso. 

4. Com prateleiras personalizadas

Devido às ligações de água já existentes, a localização da máquina de lavar roupa já é inequívoca em muitas casas de banho. Nesses casos, não há grande escolha e a máquina deve ser colocada no espaço indicado, não obstante a parte estética. Aqui, os armários tipo os de cozinha e as prateleiras à medida oferecem uma boa solução. A máquina encaixa no espaço e, ao mesmo tempo, podem-se usar as áreas de arrumação extra que dão sempre jeito. 

Alguns fabricantes já têm armários para a máquina de lavar roupa do mesmo conjunto dos móveis e louças de casa de banho, o que para além de útil e simples, torna o ambiente mais coeso. Por este motivo, esta é uma solução que recomendamos. A zona de lavandaria pode ser também equipada com prateleiras, cestos e outras coisas úteis.

5. Economia de espaço da máquina de lavar

Se tem um apartamento pequeno e/ou a casa de banho não é favorável a que nela se coloque a máquina de lavar roupa, então precisará de um electrodoméstico menor. Em muitos os apartamentos, as ligações para a máquina já estão definidas, pelo que, das duas uma: ou se compra uma mangueira de extensão ou se usa uma máquina mais pequena para ocupar o lugar. O espaço disponível deve primeiro ser medido com precisão.

Então, se tudo falhar e nenhuma das ideias apresentadas forem boas para si, terá mesmo que escolher uma máquina pequena. Estas máquinas costumam ter entre 40 a 50 centímetros, ao passo que as normais têm cerca de 60 centímetros de largura. 

A desvantagem destas máquinas é o tambor não ser capaz de suportar os mesmos quilos de roupa. A capacidade das máquinas mais pequenas é geralmente de 3 a 4 quilos, ao passo que das grandes varia entre 6 a 7 quilos. Não é muito, mas é uma excelente forma de poupar espaço. Contudo, não deverá conseguir poupar muito dinheiro. Estas máquinas, em termos de preço, aproximam-se das convencionais. Diríamos, assim, que uma máquina deste tipo deverá ser cuidadosamente considerada. 

6. Aproveitar o espaço na vertical

Casas de banho  por homify
homify

Waschtisch und Schrank für Waschmaschine

homify

Como vimos, nem sempre é fácil manter a máquina de lavar roupa escondida na casa de banho. Contudo, também se pode aproveitar o espaço na vertical. Um módulo alto providencia espaço de arrumação extra e espaço para a máquina de lavar roupa e até de secar, tal como se vê na imagem. Mas, cuidado! A prateleira deve ser capaz de suportar o peso das máquinas. Para além disso, elas não devem estar demasiado altas para que lhes possa aceder confortavelmente.

Há muitas hipóteses para esconder a máquina de lavar roupa na casa de banho. Escolha a que melhor se adapta à sua casa e necessidades.

Quer descobrir mais? Visite a nossa loja!

- Se gostou da organização destes espaços, veja mais propostas dos designers de casa de banho registados na homify.

Qual destas soluções seria melhor para a sua casa?
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!