Segunda vida para casa esquecida no tempo!

Rita Paião – Homify Rita Paião – Homify
Google+
Loading admin actions …

No artigo antes e depois de hoje adivinha onde nos encontramos? Resposta correcta: Argentina.

Os responsáveis pelo projecto de transformação desta típica casa de Bueno Aires, apelidada de casa tipo chorizo foram os profissionais Parrado Arquitectura. Este estilo de construção está diretamente ligado à  história do país, uma vez que foram construídas por imigrantes. Neste tipo de ambientes habitacionais longitudinais estão ligados um após o outro, como casas em banda.

Depois do terramoto de 1861 as construções foram ligeiramente alteradas e as cidades completamente modificadas. As casas com pátio apareceram e a sua estrutura era maioritariamente longitudinal e em forma de L. Dando valor extremo à luz natural, todas as divisões têm janelas voltadas para este pátio interno vantagem acrescida ao nível do conforto interior.

O exemplo de casa chorizo de hoje apresentava-se arruinado e à procura da sua essência perdida algures no tempo…

Antes da remodelação – fachada

Casas ecléticas por Parrado Arquitectura
Parrado Arquitectura

Fachada antes de la reforma

Parrado Arquitectura

A fachada desta casa encontrava-se com um autentico aspecto de abandono e na realidade não estava a ser habitada! As paredes das fachada mostravam os sinais do tempo, com materiais degradados, vandalismo em forma de pinturas e ainda quadros eléctricos e de água abertos e totalmente à mão de semear.

Para nós portugueses, nunca imaginaríamos que esta pobre fachada sem janelas decentes pudesse corresponder a uma casa. Sejamos sinceros, este tipo de arquitectura em nada tem a ver com o nosso, mas isso não quer dizer que a solução depois de remodelada não nos surpreenda. Venha daí!

Depois: a nova fachada

Casas ecléticas por Parrado Arquitectura
Parrado Arquitectura

FACHADA después

Parrado Arquitectura

E esta é a solução final da fachada desta cada tipo chorizo. É certo que a mudança não foi muita, mas agora já tem um aspecto cuidado e já se parece habitada. A cor escolhida tem bem a ver com o tipo de interiores escolhidos. A cor terra representa bem o estilo mediterrânico e os seus espaços simples e confortáveis.

Na fachada, algumas janelas foram ligeiramente aumentadas, aumentando também assim a luz nos interiores. Nesta perspectiva também é já possível ver um segundo telhado que representa a zona do rooftop.

Aproveito para dizer que os donos desta habitação era pessoas muito humildes e sem um grande orçamento para gastar neste remodelação. Mas ainda assim, irá perceber como não preciso muito dinheiro para algo bem melhor renascer das cinzas.

Depois: a sala de estar

Os interiores são confortáveis e foram mobilados com peças bem ao estilo italiano. Mobiliário de algum peso, devido à cor e ao material, preenchem os espaços e conseguem criar cantos e zonas dignas de muito relaxe. A luminosidade interior é imensa já que todos as divisões têm a vantagem de serem voltadas para o pátio interior desta casa típica de Buenos Aires.

Antes: o pátio

Jardins ecléticos por Parrado Arquitectura
Parrado Arquitectura

Patio antes de la reforma

Parrado Arquitectura

O pátio que podia na realidade ser bem aproveitado e ser um local de distracção e descontracção, encontrava-se como a imagem mostra. Escura, velho, usado e nada, mas mesmo nada confortável.

Veja a imagem seguinte e perceba a mega alteração.

Depois: a zona de refeições de estilo mediterrânico

Salas de jantar ecléticas por Parrado Arquitectura
Parrado Arquitectura

comedor después

Parrado Arquitectura

Mal entramos nos interiores gostamos! Gostamos do ar confortável e dos materiais deixados no seu estado puro. A parede em tijolos de argila original foi mantida e faz-nos lembrar o passado. O pé direito desta divisão é enorme e transmite-nos uma sensação de amplitude e de frescura. As paredes pintadas de branco contrastam com a parede com terra e o mobiliário antigo e reaproveitado em madeira de cor escura formando a zona de refeições.

A zona da cozinha vê-se do lado de lá de um vão de formato arredondado. Presença do passado valorizam assim esta habitação do presente!

Depois: a escadas de acesso

A casa, apesar de não parecer, tem outro andar, mas ligeiramente recuado em relação à fachada por isso é totalmente uma novidade. No piso superior aparecem as divisões mais privadas desta casa e este espaço destaca-se pela cor das paredes, pela estrutura de escadas e grades em ferro forjado e ainda pelo vitral de tecto em cores chamativas.

Depois: a casa de banho

A casa de banho também beneficiou do pé direito alto e de uma clarabóia no tecto. Cheio de luz, este espaço, pode abusar do uso da madeira e de um tom areia nas paredes. A bancada e armário de lavatório criou muita zona de arrumação com as suas prateleiras corridas e respectivos cestos.

A banheira, tal como o lavatório é de modelo moderno e actual. O espelho colocada em toda a dimensão da bancada aumenta fortemente a percepção de tamanho desta divisão.

Depois: agradável pátio

Este é o pátio de que falávamos. Estreito e com características bem típicas deste povo e do passado. Como vê, a habitação desenvolve-se em forma de L e uma escadaria dá acesso ao piso onde se encontra o famoso rooftop. Aqui, no rés do chão, o piso foi divido em zona pavimentada e outra relvada. Uma espécie de fonte de grandes dimensões, foi construída junto à parede e o cair da água, faz até os mais distraídos ouvirem o seu barulho e relaxar. Em parte da parede e também no pavimento, foram usados azulejos de tons terra e verde escuro que com alguns desenhos formaram estes frisos. As luzes colocadas nas paredes, marcam o espaço e iluminam apenas o necessário durante a noite.

Depois: um rooftop súbtil

Terraços  por Parrado Arquitectura
Parrado Arquitectura

terraza Spa, después

Parrado Arquitectura

Cá em cima, mais próximo do céu e longe dos olhares curiosos de quaisquer vizinhos, esta cobertura foi arranjada para poder ser aproveitada e um rooftop especial apareceu. Numa zona ligeiramente mais elevada, foi colocado um jacuzzi e todo o pavimento desta zona forrado em deck. Foi inteligente da parte dos profissionais, em aproveitarem toda esta zona por cima da própria casa, visto a casa não ter o típico telhado com telhas mas sim um cobertura ------

Gostou da solução mesmo com orçamento reduzido?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!