Mostramos-lhe 5 casas pequenas com a distribuição ideal!

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
VIMOB by COLECTIVO CREATIVO , COLECTIVO CREATIVO COLECTIVO CREATIVO Casas modernas
Loading admin actions …

Trazemos-lhe, neste livro de ideias, cinco exemplos de casas pequenas com distribuições muito funcionais que privilegiam espaços abertos e partilhados e que aproveitam da melhor forma o terreno em que se inserem. Se vai construir ou remodelar a sua casa, então, este artigo é a não perder. 

Percorra connosco estas fotografias e escolha a sua casa preferida. Pode, também, retirar ideias de uma e de outra e depois juntar tudo o que assimilou e pôr em prática na sua própria casa. Escusado será dizer que a ajuda de um arquitecto é indispensável para o efeito.

Acompanha-nos?

1. Compacta, mas com tudo

Começamos por uma casa moderna, funcional e totalmente integrada com o exterior. O terraço, que serve para descanso da família, converte-se também numa área de acesso e a porta principal envidraçada liga os espaços interiores aos exteriores para uma melhor integração. O estilo é moderno, mas com muitos detalhes tradicionais como o alpendre com piso em madeira e o telhado tradicional laranja.

Interiores partilhados

Ao cruzar a porta principal, deparamo-nos com um open space luminoso e amplo que integra a sala de estar e a sala de jantar. O volume vermelho delimita virtualmente o espaço.

Planta tridimensional

A planta tridimensional permite-nos ver melhor a distribuição. A entrada é sob o telhado e dá directamente para a sala de estar adjacente à sala de jantar e à cozinha (que não se via na imagem acima). Do outro lado, um pequeno vestíbulo faz a distribuição para a casa de banho e os dois quartos.

2. Moderna

homify Mais espaços Biombos

Esta casa moderna desenvolve-se mais em altura do que em largura. O imóvel evidencia-se, de imediato, pelas grandes janelas que permitem à luz natural inundar as áreas interiores. O cinza e o branco prevalecem, sendo apenas interrompidos pela madeira, mais calorosa e aconchegante.

Interiores

homify Cozinhas modernas Arrumação e despensas

Depois da entrada principal, situa-se, à esquerda, a escada e, à direita, uma casa de banho e um quarto de serviço ligado à garagem. Depois, está a cozinha que se abre para a sala de estar e sala de jantar totalmente envidraçadas e em diálogo com o exterior.

Piso inferior

homify

O piso inferior mostra-nos a entrada discreta que nos conduz por um corredor até chegar à cozinha e áreas sociais. A garagem tem acesso ao quarto de serviço e casa de banho privada já mencionados.

Piso superior

homify

No piso superior, estão dois quartos que partilham a mesma casa de banho e um quarto principal com casa de banho privativa. Há ainda uma pequena sala de estar para uso familiar.

3. Calorosa e discreta

Casa Zibata, ERIKA LIN ERIKA LIN Casas modernas Pedra

Nesta moradia, moderna, mas acolhedora, o elemento mais apelativa é a janela horizontal que cruza o espaço e torna o edifício mais leve. As cores propostas são acolhedoras e contemporâneas. 

Interior moderno

Casa Zibata, ERIKA LIN ERIKA LIN Cozinhas minimalistas Madeira Acabamento em madeira

A optimização das áreas deu lugar a um estilo moderno e funcional que prioriza o uso de luz natural e a abertura dos espaços.

Piso inferior

Casa Zibata, ERIKA LIN ERIKA LIN Casas modernas Betão

A distribuição é simples: vestíbulo, casa de banho, sala de estar e escadas, cozinha e sala de jantar.

Piso superior

Casa Zibata, ERIKA LIN ERIKA LIN Casas modernas Madeira Acabamento em madeira

No piso superior situa-se a sala central e três quartos com casa de banho. Pode-se desfrutar do espaço aberto da sala graças à sua dupla altura.

3. Compacta e moderna

Esta casa destaca-se pelas suas linhas e simplicidade. De um só piso, o espaço distribui-se numa área social com sala de estar, sala de jantar e uma cozinha um pouco mais privada atrás da qual existe um corredor que faz a distribuição para os quartos e a casa de banho.

Os quartos têm todos acesso ao exterior.

4. Pequena e portátil

Vemos agora uma casa móvel que pode ser fechada e transportada para qualquer outro lado. Uma vez estabelecida, baixa-se o chão dos terraços e está pronta para ser usada. Trata-se de um prisma rectangular com janelas e portas de correr para se desfrutar ao máximo do exterior. A madeira de diferentes tons valoriza o projecto do ponto de vista estético.

Interior integrado

Numa casa pequena, não fazia sentido estar a criar inúmeras divisões. O espaço social surge, assim, integrado, tal como vimos nos projectos acima. Só a zona de lazer conta com mais privacidade. O corredor faz a distribuição para os quartos. 

Planta

Como se pode ver, nenhum espaço foi sacrificado. A casa conta com tudo o que é necessário e ainda é bonita e móvel!

5. Super estreita!

O terreno desta casa tem a característica de ser muito estreito, mas comprido, pelo que o projecto da casa tinha que ser bem pensado.

Funcionalidade no interior

Para se optimizar melhor o espaço, instalou-se o mobiliário ao longo do perímetro, tirando-se assim maior proveito das paredes e deixando-se espaço livre para circular.

Piso baixo e alto

O piso superior acomoda apenas uma pequena sala de estar e um quarto com o seu closet casa de banho privativos. Já o piso superior contém uma garagem e o núcleo social da casa que comunicam com um terraço. O que acha do aproveitamento deste terreno?

Quer descobrir mais? Visite a nossa loja!

Qual destes projectos mais o surpreendeu? 

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista