Casa no Sobral: Casas modernas por Nelson Resende, Arquitecto

Casa com duas fachadas distintas é motivo de conversa

mc mc
Loading admin actions …

Hoje mostramos um projecto de uma moradia unifamiliar, dedicada a todas aquelas famílias divertidas e adeptas de uma vida cheia de cor! Curioso? O projecto, trata-se de uma moradia bastante curiosa e enigmática, desenhada pelo arquitecto Nelson Resende sediado na cidade de Ovar, onde se localiza também este projecto. O arquitecto conta já com um vasto portfólio de trabalhos realizados maioritariamente nas áreas de recuperação e habitação familiar. Venha connosco conhecer este projecto especial, que incrivelmente, aparenta ter duas “caras” completamente distintas. Continue a ler para perceber do que falamos.

Volume Suspenso

A área onde a casa é inserida mantém elementos utilizados anteriormente como suporte para a anterior edificação que contava com algumas estruturas de apoio, incluindo um alpendre, alguns currais, um armazém e um sequeiro. Desse contexto foi mantida uma parede feita de pedra, um talude que subdivide a casa em duas plataformas: uma delas de nível com o terreno, voltada como o interior do lote e outra, irregular e rampeada, associada ao arruamento existente Nesta fotografia, conseguimos observar o tal muro em pedra e visualmente perceber os dois níveis distintos que ao fundo se unem através de uma superfície rampeada e mais irregular.

Fachada racional

A preservação da parede em pedra é utilizada como elemento regulador de duas realidades distintas. Esta divisão permite-nos obter impressões diferentes e simultâneas em relação à composição da casa: deste lado, como podemos ver na fotografia, um volume suspenso que cria uma imagem racional e regular, enquanto do outro lado da implantação, existe uma disposição mais livre dos elementos, criando uma imagem arbitrária. Continue connosco e veja mais à frente a outra face desta casa!

Entrada misteriosa

Optando por suspender parte do volume da moradia, o projeto resolve assim a área de estacionamento embaixo deste, ao mesmo tempo em que oferece uma conexão mais privativa entre as diferentes áreas do interior da casa com a sacada e principalmente com seu entorno, criando uma boa conexão com as particularidades físicas da intervenção no local. Neste nível, não podíamos deixar de lhe mostrar esta fantástica entrada que além das suas características estruturais, torna o acesso ao interior da moradia num momento bastante interessante.

Fachada Colorida

Desengane-se porque não nos enganámos na fotografia! Isso mesmo, esta é a mesma casa, o mesmo projeto, mas desta vez, visto do lado oposto. Se por um lado temos uma casa de fachada austera e bastante regular, do outro lado vemos que o arquitecto optou por jogar com o desenho de diversos volumes dispostos em diferentes posições e com cores bastante chamativas que nos fazem lembrar os quadros do Mondrian. Deste lado concentram-me os principais espaços de permanência em conjunto com as zonas socais do interior da moradia.

Materiais contrastantes

Apesar do  aspecto alternativo deste lado da moradia, o arquitecto conseguiu preservar características mais racionais e “conservadoras” como o uso dos pavimento e degraus em pedra que balançam os contrastes entre um desenho mais contemporâneo e outro mais datado.

Interiores Subtis

E porque este projecto não vive apenas do seu aspecto interior, mostramos-lhe uma fotografia de talvez o espaço interior mais interessante: a sala. O interior da habitação caracteriza-se no seu todo, pela utilização de materiais mais serenos e convencionais, mas com um excelente desenho. A madeiras percorre todos os pavimentos, contrastando com os tectos e paredes brancas. O mobiliário fixo ajuda à harmonia do espaço, como é o caso deste móvel na sala que incluiu no seu desenho, lugar para a lareira.

À noite, as cores aumentam!

Como se não bastasse, o festival de cores aumenta quando a noite chega. Todas aquelas cores ganham ainda mais vida com ajuda da iluminação artificial dos espaços interiores. O amarelo do volume em primeiro plano, onde se localiza a cozinha, contribui para a propagação da luz no exterior, transformando este jardim num espaço mais agradável.

O que achou deste projecto bastante original?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!