Casa DO_13: Casas modernas por XYZ Arquitectos Associados

Um apartamento repleto de surpresas!

mc mc
Loading admin actions …

Há cerca de um mês mostrámos-lhe o fantástico trabalho do atelier XYZ com o projecto de uma moradia em Vila Nova de Gaia, onde a piscina nos enchia o olho! Caso não se lembre, pode ver o artigo aqui. Pois bem, temos acompanhado o trabalho desta equipa de arquitectos e hoje damos-lhe a conhecer mais um projecto. Desta vez, ligeiramente diferente: trata-se de um apartamento com áreas muito boas, cheio de espaço, com boas vibrações e diversos ambientes. Um projecto verdadeiramente completo! Continue a ler e conheça ao detalhe este projecto.

Escadas ou biblioteca?

Este projecto de habitação unifamiliar, localiza-se na cidade do Porto e foi construído em 2014. O apartamento é dividido em diversos pisos e por isso, vamos directos ao assunto: mostramos-lhe em primeiro lugar, a escadaria que distribui os diversos espaços ao longo os pisos. Tal como já deve ter visto nos nossos artigos, este tipo de escadas “transparentes” são bastante utilizadas. Aqui, os arquitectos optaram pela sua utilização pela vantagem de permitir uma melhor iluminação dos espaços adjacentes.  Junto aos vãos da fachada principal, esta não é uma mera escadaria: repare no mar de coisas que se vem nesta fotografia. Desde espaço para decoração, a arrumos para a casa, há ainda lugar para uma verdadeira biblioteca com uma zona dedicada à leitura. Um espaço colorido e vibrante, mas de certa forma calmo e sereno graças à iluminação presente.

Pode ainda ver um espaço semelhante neste projeto!

Cozinha industrial

A cozinha foi desenhado com um ar industrial mas descontraído. Quase podemos imaginar que estamos num bar, no centro de uma qualquer cidade cosmopolita. O perfil metálico que serve a estrutura confere um ar mais cru e frio ao espaço, mas que é contrariado pela iluminação quente que cai sobre a bancada.

Zonas de meditação

Adjacente à cozinha encontramos um nicho de descanso, num estilo descontraído e relaxado onde não existem sofás nem qualquer tipo de mobiliário fixo. Os elementos mais exóticos e orientais, convidam à serenidade, num espaço onde apenas nos podemos deitar ou sentar nas almofadas que estão no chão. Apetece-nos cruzar as pernas e relaxar durante uns minutos. Repare como todo o espaço foi aproveitado para arrumação e nichos para decoração.

Recantos de leitura

Os arquitectos não se pouparam em pormenores! A cada canto, uma supresa e como pode ver, neste apartamento as escadas são o recanto de leitura ideal. Com arrumos para livros quer no chão, ou encastrados na parede, o que não falta é confronto e espaços acolhedores e bem iluminados para ler um bom livro.

Sala enigmática

O aparamento conta ainda com um fantástico pátio junto à sala. Em tom de prolongamento do espaço, este pátio é ideal para aproveitar os dias de melhor tempo. Fechado em paredes de pedra que contrastam com o ambiente contemporâneo e requintado do interior, é ainda introduzido um “rasgo” a branco por entre a pedra que torna este pátio bastante mais interessante. 

Esta é a primeira imagem que temos deste espaço, mas não deixe de reparar que parte deste fascínio se deve à forma irregular do espaço interior, bastante dinâmico com planta triangular. O mobiliário vintage com elementos mais intensos e actuais também contribui para o enquadramento. Mas ainda há mais. Veja de seguida os quartos no último piso!

A verdadeira suíte de hotel

Como se tudo isto não bastante, tantos espaços distintos e super interessantes, mostramos-lhe ainda um dos quartos deste apartamento: Localizado nas águas furtadas do prédio este quarto é bastante especial. Apesar de aparentemente pequeno, tem uma excelente iluminação graças à grande clarabóia no tecto e guarda ainda uma surpresa espacial por trás da cama.

Uma casa de banho escondida

Se não conseguiu adivinhar, mostramos aquilo que se escondia na fotografia anterior: uma casa de banho fantástica! Este quarto torna-se assim, numa verdadeira suíte de hotel! Acolhedor, confortável, desenhado com materiais quentes e super sofisticados.

Gostamos de saber a sua opinião! Diga-nos o que achou deste apartamento na secção dos comentários!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!