Salas de jantar que até abrem o apetite!

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

O conceito de sala de jantar mudou com o tempo. Está ultrapassada a ideia de que uma sala de jantar tem que ter mobília completa. A mesa com cadeiras a condizer e o louceiro pesado e com madeiras escuras já eram. Aliás, muitos de vocês terão memória de casas de familiares onde nem se usava a sala de jantar que ficava incólume e só se abria na Páscoa para o senhor padre.

Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades. A casa é para se usar! Nos dias que correm, a sala de jantar quer-se confortável e funcional, bonita para receber os amigos ou familiares, num espaço aberto que poderá ser um prolongamento da cozinha ou da sala de estar. Decorar é divertido. Misture estilos, recicle móveis antigos, escolha cadeiras confortáveis, todas iguais ou uma de cada cor, ninguém leva a mal. Receba os amigos num espaço arejado, com muita luz e, sobretudo, confortável e prático. Decore a sua mesa com flores frescas, velas ou outra peça do seu gosto. Descontraia e tire proveito da sua sala de jantar. Deixamos-lhe algumas ideias.

Iluminação original

Na sala da imagem, os candeeiros suspensos são a primeira coisa a chamar a nossa atenção. Prolongam-se ao longo da mesa, distribuindo homogeneamente a iluminação, ainda que pendurados de forma irregular. Este estilo de iluminação evidencia-se nesta sala e torna-se no elemento principal. Repare, também, na parede coberta de quadros de formatos desiguais que dão carácter e piada à divisão. A ladear a mesa, vemos um conjunto de cadeiras em pele coçada do mesmo tom da madeira do tampo.

Ámen

Oremos irmãos pois estamos perante a sala de jantar de um antigo convento. Que inspiração! Os típicos azulejos portugueses nas paredes, os tectos altos e abobadados e a arquitectura envolta na mística de tempos idos. A ideia, nesta sala, era manter a natureza do espaço, trazendo-o, porém, até ao conforto da contemporaneidade. Foi com sucesso que se concretizou. As cadeiras em preto de design moderno e estilizado emprestam-lhe modernidade e são uma escolha pouco óbvia tendo em conta o contexto. Repare, no entanto, que as cadeiras que guardam a cabeceira da mesa vão de encontro à História do espaço em que se inserem. Antigas e estofadas a veludo azul. Os objectos que decoram a mesa, em linhas minimalistas, são num inesperado preto a vincar, ainda mais, o contraste entre o antigo e o moderno. As velas num suporte metálico lembram-nos os pontos da ténue luz dos castelos. Se tem a sorte de viver numa casa cheia de detalhes arquitectónicos interessantes, valorize-os e não os destrua. É importante manter-se a identidade de um sítio nestes dias em que tudo parece igual. Um projecto da Home Staging Factory.

Entre estilos

Pronto, se calhar o avô de 90 anos vai ter dificuldade em dar com as cadeiras. Mas que são giras, são. Repare que o tampo da mesa, em madeira rústica, em nada tem a ver com o estilo das cadeiras modernas em acrílico. No entanto, o conjunto – que não é conjunto – funciona perfeitamente ao ponto de não lhe ter sido acrescentado qualquer outro adorno. Lá diz o ditado que os opostos se atraem. Atreva-se a misturar estilos, pode ter uma agradável surpresa. Esta opção no que toca às cadeiras propicia à sala leveza e singularidade decorativa.

Tradicional, mas nem tanto

Apartamento em Sintra: Salas de jantar modernas por MUDA Home Design
MUDA Home Design

Apartamento em Sintra

MUDA Home Design

Tradicional, sim. Mas enfadonha não. Na sala deste apartamento, em Sintra, os móveis, de linhas clássicas, são elevados a um nível esteticamente mais agradável e moderno através de um simples jogo de cores. As cadeiras castanhas ao redor da mesa quedam-se castanhas e o louceiro e mesa, brancos e leves, interrompem a monotonia muitas vezes inerente a este estilo de mobiliário.

Ainda que pequeno, o espaço é fresco e com uma serenidade que apela a um ambiente familiar. A mesa num formato redondo convida à conversa e partilha. Gostamos dos apontamentos decorativos em coral e dourado e da parede pintada em azul celeste. Um resultado elegante e romântico que “sabe a casa”.

Rusticidade reinterpretada

O tijolo deixado à mostra é um detalhe arquitectónico charmoso. Se preferir um toque mais polido, considere pintar o tijolo de outra cor, como branco. Esta sala de jantar encontra-se sob um mezanino. Não se vê nenhum armário ou louceiro, mas apenas prateleiras onde a louça foi colocada transformando-se, assim, num elemento de decoração. A mesa é uma simples e leve estrutura de ferro negro e madeira pura e sem tratamento que joga na perfeição com as cadeiras que imitam o estilo antigo e as linhas rústicas criadas pela construção original da casa. O candeeiro metálico a lembrar um estilo industrial prolonga-se desde o tecto quase até tocar na mesa o que dá um toque final de modernidade ao espaço.

Uma sala campestre

A sala de estar da imagem surge no prolongamento da cozinha. A parede em vigas de madeira a lembrar uma cabana em plena floresta impõe-se nesta divisão. De um lado da mesa, um canapé de madeira que poderá ter sido recuperado ou mandado fazer serve de suporte a várias almofadas que o tornam mais confortável. Do outro, finas cadeiras brancas cujas almofadas amarram em laço. A delicadeza deste conjunto contrasta com as paredes, proporcionando elegância à divisão. Esta sala enquadra-se num ambiente campestre de pleno conforto.

Espaço aberto

Esta sala de jantar aparece ligada à cozinha, conciliando o conforto com o aproveitamento de espaço. De um lado cadeiras, do outro lado um sofá em L repleto de almofadas que surge de um aproveitamento da estrutura do balcão. As cadeiras em inox com o assento num alegre tom de amarelo contrastam com a mesa em madeira tosca. Um espaço pequeno pleno de aconchego.

Mixórdia de temáticas

Fica em La Latina, em Madrid, esta sala de jantar colorida e com um estilo boémio. Os móveis pintam-se de cor diversas e as decorações transportam-nos até destinos longínquos. Se nela entrarmos, quase conseguimos contar a história da pessoa que lá habita por via dos objectos que a decoram. Ao lado do móvel trabalhado a lembrar o estilo árabe, outro mais pequeno com uma metade pintada a amarelo e outra mantida na sua madeira original. A mesa pequena e redonda evoca um ambiente familiar e de proximidade. Tome nota das cadeiras restauradas e pintadas em verde e vermelho. Insistimos na ideia de reciclar móveis antigos. Pode fazer muito com eles, dar-lhes um novo desígnio, sem esticar o seu orçamento.

Mesa alta a lembrar uma ilha

Salas de jantar clássicas por Дизайн студия Ольги Кондратовой
Дизайн студия Ольги Кондратовой

Кухонный остров заменяет обеденный стол

Дизайн студия Ольги Кондратовой

Uma mesa que não é bem mesa e toma de empréstimo a estética dos balcões ou ilhas de cozinha. Encerra, em si mesmo, o papel de peça de destaque da sala de jantar. A acompanhá-la, estão cadeiras altas, elegantes e modernas. Sobre a mesa, pende um candeeiro em âmbar que cria um ambiente familiar e acolhedor, para colmatar a monocromia do resto do espaço. Na parede nada a não ser o branco dos armários que existem sem que ninguém perceba que lá estão. Luz, brilho e uma clara sensação de espaço são os traços marcantes desta divisão que pela forma como está construída é não só funcional, como também ponto de referência de decoração no conjunto que é a casa.

E, por fim, ponha a mesa

Nesta sala de jantar em estilo mais clássico, sobressai a mesa posta pronta para acolher os amigos ou família. Se tem por hábito receber pessoas em casa, não se esqueça que os olhos são o espelho da alma. E o que salta à vista é a toalha de um branco imaculado singelamente decorada com as velinhas e as flores cor-de-rosa. São detalhes como estes, simples assim, que trazem vida e beleza à sua mesa. Se tem em casa argolas de guardanapos, não hesite em tirá-los do armário e coloca-los a envolvê-los. Um toque digno de mesa do mais luxuoso hotel. O conforto é também importante quando estamos a almoçar e a jantar e as cadeiras com braços e em veludo são uma óptima opção. O conjunto clássico – que nada tem de pesado – completa-se com um luxuoso candeeiro de lustre.

No título, prometemos que este artigo lhe ia abrir o apetite. Conseguimos? Vai mudar alguma coisa na sua sala de jantar? Diga-nos de sua justiça!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!