Elegância pura com interiores de estilo barroco

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Google+
Loading admin actions …

É na Itália, no século XVII que nasce este estilo de arte – barroco, em paralelo à reforma do catolicismo, uma arte que se espalhou depois por todo o resto da Europa, sempre exalando glamour. Por curiosidade, sabia que a palavra barroco surgiu do espanhol barrueco, que significa pérola irregular? É verdade, por aqui está sempre a aprender! 

Este é um estilo que teve uma grande influência tanto na arte como na arquitetura, são famosas as igrejas, peças de mobiliário, esculturas ou pinturas com estas marcas, muito características, marcantes e inusitadas, pela sua riqueza de detalhes e pormenores generosos. Hoje em dia, o estilo barroco vive no interior de muitos projetos, uma tendência denominada de barroco moderno…

Dentro de casa, o estilo barroco segue os mesmos princípios de generosidade, quer nas formas e nos detalhes, apesar de ter suavizado um pouco a sua grandiloquência, bem como o seu exagero pelas curvas, que escondem emoções. Outra característica marcante é a mistura de cores intensas, com texturas diferenciadas, tais como o aço, o couro, a palha, a madeira ou ainda o veludo. A procura da alta qualidade dos objetos é outro facto marcante, que não é deixado em vão pelos adeptos do barroco. 

Se quer a sua casa cheia de requinte, opulência, charme e sofisticação, gostará com toda a certeza descobrir e ler este artigo de hoje. É como levar até à sua casa a grandiosidade do Palácio de Versalhes… O passado que se reveste no presente, com o toque de futuro, é simplesmente soberbo! Vamos a isso? 

Lustres e lâmpadas (com pendentes de cristais)

Grandioso, imponente e brilhante, é logo a partir do teto que chega a tal magia. Os candeeiros não são simples ou minimalistas, tudo neste estilo é majestoso e rebuscado de detalhes. 

Além de criarem uma beleza inigualável ao espaço, os lustres dão grande luminosidade a toda a área pelas várias lâmpadas espalhadas no seu suporte, o que cria uma boa intensidade de luz. Os seus vários pendentes trazem aquele lado glamouroso, bem ao estilo barroco, dá o ar requintado e sofisticado dos palácios à sua casa.

Tenha cuidado quando comprar o seu lustre tenha sempre em atenção a proporção do espaço, dos móveis e do ambiente. Outra dica é não abusar no tamanho do lustre se o espaço for pequeno e houver muita decoração para não deixar o ambiente carregado e pesado.

Papel de parede com padrões clássicos e elegantes

Parede e piso  por Disbar Papeles Pintados
Disbar Papeles Pintados

Dormitorio Hermitage 9

Disbar Papeles Pintados

Se há algo marcante numa casa com as características barrocas é sem dúvida um bonito e elegante papel de parede, cheio de padrões clássicos, mas nada de muito pesado ou carregado, algo que olhamos e que atrai a nossa atenção para aquela tela colada na parede. É claro que se preferir, pode optar por colocar papel de parede apenas na fachada de uma parede, como na cabeceira da cama ou do sofá da sala de estar, dá personalidade ao espaço e marca o estilo de forma clara. 

O papel de parede barroco caracteriza-se por padrões exuberantes e deslumbrantes, os motivos são poderosos e sofisticados. É muito comum encontrar papel de parede barroco, com o padrão que podemos observar na imagem, elementos florais e redemoinhos, muito próprios do estilo.

Quanto às cores, estas pode ir desde de padrões claros a escuros, tudo dependerá do seu objetivo decorativo. 

Tapetes com cores neutras para a sala e quatro

O estilo barroco usa principalmente cores como o preto ou o púrpura. No entanto, o barroco, como estilo atemporal parte de interiores clássicos e reinterpreta, introduzindo cores mais escuras ou ainda cores neutras (branco, bege, dourado), que podem chegar a partir de um tapete, da pintura ou ainda do papel de parede. É claro que não queremos um ambiente sóbrio, fechado e pesado, com efeito depressivo, não é este barroco que pretendemos, queremos o bem dramático, cheio de alma. 

Neste sentido e para suavizar o look da sua casa ao estilo barroco, prefira tapetes neutros, desde da sala até ao quarto, o ambiente fica assim leve e em harmonia com o tema pretendido. Não adiante sobrecarregar todo o lugar com cores escuras, além de sabermos que as peças barrocas são sofisticadas e cheias de detalhes, perder-se-ia informação se também o chão fosse escuro tal como os outros elementos. 

Poltronas de estilo barroco para todos os quartos (mesmo na casa de banho)

TOMMY: Sala de jantar  por Larforma

A poltrona como cadeirão majestoso e imperial deve reinar em todos os quartos e porque não, na casa de banho, um desafio para os mais ousados e que seguem à risca o estilo barroco. As curvas, a sinuosidade, o estofo aveludado, tafetá ou de seda de uma poltrona corresponde particularmente às linhas do estilo barroco, de forma poderosa. 

Esta poltrona portuguesa da marca Larforma é digna de uma casa que se carateriza por esta tendência. A cor, as formas, a imponência, o tecido… enfim tudo está aqui para ela brilhar e ganhar o lugar de rainha no seu quarto. E diga-lá se um cadeirão destes não dá tanto jeito e qualquer parte da casa?!

Grande e imponente cabeceira de cama

Não podemos falar em quarto com inspiração barroca se a cama não tiver uma sumptuosa cabeceira, ela deve ser grande, a cobrir parte da respetiva parede. A cama é o elemento-chave do quarto, é a peça que irá chamar a atenção, pois o nosso olhar corre imediatamente para ela, além disso ditará ainda as tonalidades para os restantes objetos decorativos. 

Assim, abuse numa majestosa cabeceira, ela sim irá corresponder à letra a palavra barroca! Depois pode amenizar o look com elementos mais leves, discretos ou ainda pela ausência dos mesmos. Se não encontrar a cabeceira de cama predileta pode sempre arriscar e fazer a sua, ideias DIY não faltam pela homify!

Pequenos elementos dourados (irá ajudá-lo a dar o toque perfeito ao seu interior)

Sala de estar  por ESTUDIO DELIER
ESTUDIO DELIER

cuadro triptico plateado

ESTUDIO DELIER

Se não foi ao Castelo de Versalhes, certamente já viu fotografias ou reportagens sobre o mesmo… Deve ter constatado que a cor predileta e dominante é o dourado, bem é verdade que aquele não é um dourado qualquer, pois é tudo banhado ou feito de ouro, mas o que nos interessa é a intenção da mesma na vossa casa. Isto é, o uso deste tom em alguns elementos na sua decoração, tais como almofadas, estofos, espelhos, molduras, vasos, frisos, esculturas ou estatuetas, como por exemplo. O uso da cor dourada dá ênfase ao lugar, tornando-o com uma aparência mais valiosa, devido a cor ouro… fica mais rico, sem sombra de dúvida. Simples e verdadeiramente barroco!

E assim temos uma decoração de interior barroca, sendo este o estilo por excelência de luxo, onde predomina a riqueza de detalhes e os mobiliários impressionantes.

Gosta do estilo barroco? E das sugestões apresentadas?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!