10 cortinados originais!

sofiapega sofiapega
Loading admin actions …

A ideia de que os cortinados são desnecessários e que basta existirem estores ou portadas nas janelas está completamente ultrapassada. Para além do seu lado funcional, são também um elemento decorativo. Da mesma forma que um papel de parede ou uma parede pintada têm importância, um cortinado também tem.

Surgiram no Oriente e na Europa apenas começaram a ver-se mais no Renascimento – entre o século XV e o século XVII – quando a nobreza e realeza importavam têxteis para decorar as suas casas e palácios. Hoje em dia os cortinados são, de facto, um elemento essencial numa casa. Em primeiro lugar, por controlarem a luz solar que incide numa determinada divisão e por nos transmitirem privacidade e, em segundo lugar, por tornar a divisão muito mais interessante e com personalidade.

Para responderem a esta necessidade dos dias de hoje de existirem cortinados em casa, existem vários modelos que se diferenciam pelas suas caraterísticas. Neste artigo expomos dez tipos de cortinados, para que se inspire em como aplicar este elemento funcional e decorativo na sua casa. Continue a ler para perceber qual o tipo que melhor se aplica a cada divisão e a cada casa.

Semi-transparentes

Janelas e portas  por Chivasso BV
Chivasso BV

Monsoon 2014

Chivasso BV

A primeira sugestão que vos damos são estes cortinados semi-transparentes, que nos permitem ter privacidade mas, ao mesmo tempo, a luminosidade necessária na divisão. Por outro lado, são discretos devido à sua cor neutra e enquadram-se perfeitamente na divisão, tendo em conta os tons dos restantes elementos. Adequam-se muito bem em decorações simples e minimalista e são perfeitos para as divisões em que se pretende uma decoração simples apenas com pequenas peças e apontamentos realçados.

Persiana

Ainda nas linhas mais simples, apresentamos-vos uma solução bastante simples e eficaz, ideal para escritórios: as persianas. Costumam ser de alumínio ou de madeira e é óptimo o facto de dar para ajustar a luz que se quer deixar entrar e, ao mesmo tempo, o nível de privacidade que se pretende.

Rolo

A última sugestão de cortinado mais simples é esta. Um simples rolo que sobe e desce. Neste caso, é de uma cor só, bastante uniforme, neutra e discreta, no entanto, este tipo de cortinados “em rolo” existem também com tecidos estampados, o que dá muita personalidade à divisão. É um tipo de cortinado que se adequa a qualquer divisão e serve para controlar a luminosidade também.

Meia-janela

Parede e piso  por Original Features
Original Features

Encaustic Cement Tiles

Original Features

Chegámos à cozinha. Cortinado na cozinha?! Nem pensar! – é o que todos achamos. Mas porque não? Nesta cozinha do atelier Original Features vemos como é possível termos cortinados enquadrados na decoração de uma cozinha. Estas cortinas provam também que não é necessário que tapem a janela toda. Neste caso, tapam apenas metade, permitindo que a outra metade da janela deixe entrar luz para esta que é uma divisão em que precisamos tanto que haja luz. A cozinha têm linhas bastantes simples, branca e moderna, com excepção do chão e dos cortinados, que se destacam pelo seu padrão floral.

Estampado

Este cortinado, inserido num projecto de decoração de Jab Josef Anstoetz, assume-se, sem dúvida alguma, como um elemento decorativo. A forma como se “confunde” com a paisagem no exterior é fantástica! Interliga o exterior com o interior. É semi-transparente, deixando passar a luz natural e os tons verdes estão em harmonia com o sofá e as restantes cores.

Divisor

Janelas e portas rústicas por Bilderwelten
Bilderwelten

Design Schiebegardinen | Schiebevorhänge | textile Raumtrenner

Bilderwelten

E se os cortinados, em vez de estarem à frente da janela, estiverem no meio da divisão? Este é um excelente exemplo de cortinados separadores num escritório! Servem quase como um móvel ou uma parede que divide o escritório mas têm uma grande vantagem: o seu tamanho reduzido, principalmente no que toca à profundidade. Este cortinado tem estampadas pedras, a preto e branco, e em vez de sem apenas um, são dois cortinados lado a lado, tornando o cenário muito mais interessante. É, sem dúvida alguma, o ponto central deste escritório.

Fitinhas

Este é também um cortinado divisor de espaços. No entanto, em vez de ser um painel grande e liso, é um conjunto de fitinhas ou fiozinhos que deixa perceber o que está do outro lado. Funciona unicamente como divisor de espaços e elemento decorativo, visto que a luz passa de um lado para o outro e continuamos a perceber o que está em ambos os lados. Este em especial, dá um toque muito moderno a esta sala e separa-a da cozinha, que se pode ver ao fundo. Cria-se uma harmonia perfeita entre o castanho do cortinado e a cor dos sofás.

Cores vivas

Outra forma de destacar o seu cortinado, para além de escolher um cortinado com um padrão estampado, pode ser escolher um com uma cor viva, como este desta sala de estar que é vermelho. Esta sala tem uma decoração muito moderna. Minimalista, com apontamentos que a tornam especial. Primeiro, os candeeiros metalizados de cor rose gold; depois a zona atrás da lareira, para arrumação da lenha, que se torna um autêntico papel de parede; e, por último, mas não menos importante, as almofadas, mantas e cortinados vermelhos e cor-de-rosa. Para quê ter medo de arriscar?

Cortinado ou parede?

Janelas e portas clássicas por WAFFLE Design
WAFFLE Design

Childs Bedroom Curtains on simple track

WAFFLE Design

Este é o tipo de cortinado que se dá continuação à parede, ou seja, contêm o mesmo padrão que o papel de parede – os passarinhos – embora a cor de fundo seja diferente – azul em vez de branco. Adequa-se perfeitamente a um quarto de criança.

Para quartos de criança

Quartos de criança ecléticos por LEIVARS
LEIVARS

Little LEIVARS

LEIVARS

Para terminar, e ainda no seguimento do exemplo anterior, este é um bom cortinado para um quarto infantil. O seu padrão às riscas, é perfeito para um quarto de menina, menino ou até mesmo um quarto partilhado por crianças de géneros diferentes. O quarto apresenta uma decoração muito simples, em tons de branco, tornando o cortinado ainda mais especial no meio de toda a simplicidade.

Qual destes cortinados escolheria para a sua casa? Diga-nos nos comentários!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!