Quais são os elementos essenciais das casas de estilo escandinavo?

Agata Alencoao Agata Alencoao
Loading admin actions …

O estilo escandinavo é um dos que pessoalmente mais o atrai? Fique então a saber que temos isso em comum! Este estilo característico dos países nórdicos tem um conjunto de particularidades muito específicas que o tornam único e muito singular. Por ser um estilo do norte da Europa não quer dizer que seja apenas possível encontrá-lo nesta zona. Na verdade em todos os países do nosso continente vamos conseguindo encontrar alguns dos mais belos exemplos no que diz respeito a este estilo. No artigo que estamos prestes a apresentar vamos mostrar-lhe através de algumas fotografias o que de melhor o caracteriza. Nem tudo o que lhe vamos mostrar pode implementar na sua casa nomeadamente no que diz respeito às questões que se prendem mais com a arquitectura e construção, no entanto todos os detalhes mais direccionados com design de interiores e decoração são passíveis de serem por si adaptados. O conforto, sem recorrer ao uso de demasiados elementos e a iluminação quente são apanágio do estilo escandinavo, se procura isto para a sua casa – procurará com certeza algo muito semelhante! – está, mais uma vez no sítio certo. Venha connosco vamos levá-lo a passear pelo fabuloso mundo da escandinávia!

Varandas

Casas escandinavas por homify

A abertura para o mundo de que lhe falamos no parágrafo anterior não existe apenas pelas longas janelas que podemos ver nestas casas. Mais imediato do que isso e mais em contacto com o mundo são as maravilhosas varandas que nos permitem estar dentro de casa, lá fora. O exemplo que lhe apresentamos não é um exemplo clássico  de uma varanda tal como a conhecemos, mas é antes um exemplo característico do estilo sobre o qual lhe escrevemos. Ao mesmo nível do piso térreo esta varanda tem uma demarcação perfeita do seu espaço, não deixando margem para dúvidas, é mesmo de uma varanda com continuação para o jardim que se trata a originalidade é de resto uma característica presente.

Construção em madeira

No que diz respeito aos aspectos estruturais do estilo – referimo-nos a arquitectura e construção – este é um ponto de grande importância, já que é o material de eleição. Há sempre qualquer coisa que nos remete para um imaginário de casinha no bosque das histórias de encantar, o que é desde logo um motivo de fascínio e atração. A vontade de entrar e nos enrolarmos numa manta é uma das primeiras coisas que nos ocorre, já que o sentimento de conforto está totalmente iminente. Na imagem que lhe apresentamos, temos uma espécie de alpendre no meio da natureza, como se de um recanto de paz se tratasse, um exemplo que nos faz desejar passar ali algum tempo das nossas vidas.

Fachada com cor

Casas escandinavas por ALEXANDER ZHIDKOV ARCHITECT
ALEXANDER ZHIDKOV ARCHITECT

ДОМ В ПОСЕЛКЕ ПОЛИВАНОВО

ALEXANDER ZHIDKOV ARCHITECT

Ainda dentro do espectro da arquitectura, as fachadas são algo muito suis generis e por isso facilmente identificável. A fachada que lhe apresentamos é um bom exemplo daquilo que lhe queremos dizer. Uma construção em madeira onde as enormes janelas sobressaem e fazem com que a fachada acabe por adquirir uma paleta de cores que, não só advém daquilo que está dentro de casa como do reflexo do mundo em volta. Ao mesmo tempo que existe uma grande abertura para o mundo existe um sentimento de bem estar e aconchego típico do estilo escandinavo.

Cumeeira

Sabe o que é uma cumeeira? É uma parte triangular do seu telhado, atente no exemplo, este não podia ser mais imediato e claro! Esta é uma das características mais vincadas e mais assertivas deste estilo, lembra-se quando há pouco lhe falávamos em casa de bosque? Pronto é mesmo isto! Um pormenor arquitectural que muitas das casas desenhadas sobre os pressupostos do estilo escandinavo têm. Um pormenor, quanto a nós irresistível que dá um toque especial a estas habitações.

Persianas

As persianas são um dos aspectos funcionais – sem que deixem de ser decorativos! – do estilo. O exemplo que escolhemos para si, exemplifica muito bem aquilo que lhe dizemos, uma vez que se tratam de umas persianas muito simples em madeira clara, que acrescentam conforto ao mesmo tempo que são um pormenor delicioso que, de imediato imaginamos nas janelas da nossa casa. Simplicidade e perfeição são dois adjectivos que, inevitavelmente, associamos a vários e diferentes aspectos do estilo escandinavo.

Iluminação interior

Um dos aspectos que lhe referimos mesmo no início do artigo referia-se à luz que tão bem caracteriza o estilo escandinavo, esta será provavelmente um dos ex-libris. Comum a todos os tipos de iluminação é o facto de existir uma aura de conforto que provém precisamente dos tons quentes e amarelados que acabam por estar sempre presentes. O sentimento de lar, família e coisas boas acaba por ser potenciado em grande escala pela iluminação que encontramos nestas casas. Através de focos embutidos no tecto, candeeiros de pé alto ou qualquer outro tipo de dispositivo de iluminação, a certeza é que pela luz nunca teremos a sensação de frio ou desconforto.

Jardins exuberantes

Terraços  por Ecotile Flooring
Ecotile Flooring

Bergo Unique tiles in Sand colour

Ecotile Flooring

Já percebemos que o contacto com o mundo lá fora assume imensa importância no contexto do estilo típico dos países do norte da europa. A verdade é que a presença de jardins com plantas diversificadas e lugar para nos sentarmos a aproveitar o espaço exterior é também bastante comum. Na possibilidade de ter algumas plantas mais exóticas e exuberantes, não pense duas vezes! Criar um espaço em que a natureza também nos enche a alma devia ser algo obrigatório em todas as casas. A lógica dos jardins acaba por ser mais ou menos a mesma, espaços de conforto onde nos sintamos bem e em paz. No fundo o estilo escandinavo é todo ele sobre tranquilidade, sobre vivermos a vida de uma forma mais relaxada, livre e onde o bem estar é premissa essencial.

Gostou do artigo?! Partilhe connosco a sua opinião!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!