Dicas para evitar erros no momento de mobilar a sua casa

Mariana Garcia – Homify Mariana Garcia – Homify
Loading admin actions …

Acabou de se mudar para a sua nova casa e ela ainda está como veio a este mundo: paredes nuas e espaços vazios. É importante que consiga torná-la um lar rapidamente, mas lembre-se de o fazer com cabeça! Nada de compras extravagantes sem serem ponderadas ou de etapas puladas com a pressa. Não vai estar constantemente a mudar de mobília, por isso é preciso alguma calma e alguma ponderação para que o resultado final não esteja nem sequer perto das nossas expectativas!

Tornar uma casa vazia no nosso porto de abrigo pode não ser uma tarefa fácil, principalmente se estivermos a pensar em algo a longo prazo. Para que não acabemos frustrados, há alguns erros que não devemos cometer, para que tudo corra como esperado.

No artigo de hoje, a homify separou para si 6 dicas simples para evitar erros ao mobilar a sua casa. São dicas meramente indicativas, pelo que pode adaptá-las ao que melhor se encaixar na sua maneira de ser e de viver o seu dia-a-dia. Fique connosco e esteja atento aos erros mais comuns!

Dê especial atenção à iluminação

iluminação é extremamente necessária em todo e qualquer espaço, interior ou exterior! Utilize a instalação eléctrica da sua casa, mas tenha em atenção ao espaço disponível que tem para os candeeiros. Lembre-se sempre: luz sim, empecilhos não! Com a falta de espaço, o ideal são candeeiros de tecto ou na parede, como os apresentados na imagem acima – se não pode abdicar da luz, procure soluções que não lhe retirem área útil para a circulação. Outro aspecto importante na iluminação artificial é a temperatura correcta da luz, que também ajuda a decorar o espaço, a torná-lo mais bonito e acolhedor.

Não compre mobílias completas

CASA EM FORMA DE ABRAÇO : Quartos rústicos por pedro quintela studio
pedro quintela studio

CASA EM FORMA DE ABRAÇO

pedro quintela studio

O primeiro erro mais comum, durante anos a fio (quer por gosto, quer por moda), foi a compra dos conjuntos de quarto, de sala de jantar e/ou de sala de estar. Surgiram como soluções fáceis, onde bastava ao consumidor final preferir um determinado tipo de material ou de acabamento que tudo o resto vinha por acréscimo. No caso dos quartos, tínhamos a cama, mesas de cabeceira, cómoda e/ou armário; as salas de estar incluíam já os sofás, um aparador e talvez uma mesa de centro; as salas de jantar apareciam em casa com mesa, cadeiras e um loiceiro. Hoje em dia, as pessoas sentem necessidade de outras soluções, soluções que lhes permitam personalizar a casa, torná-la diferente. Portanto, se se identifica com isto, procure não comprar mobílias completas. Por outro lado, faça uma pesquisa do que gosta, do que o mercado oferece e aproveite para combinar várias peças, de várias linhas. Pode também adaptar, por exemplo, um banco que resulte como mesa de cabeceira ou construir a estrutura da sua cama com paletes.

Não se esqueça de peças de arte decorativas

A presença de peças de arte em sua casa dar-lhe-á um ar repleto de requinte e sofisticação. Dependendo do espaço que tem disponível, pode arriscar em algo maior e mais vistoso, que preencha algum vazio e que seja a primeira coisa em que as suas visitas irão reparar, algo que seja o centro das atenções. Se as primeiras reacções forem questões como saber onde adquiriu aquele objecto, saberá que acertou em cheio na sua escolha! Procure algo que tenha a ver consigo, com o seu estilo de vida. Tenha presente na sua mente que deverá ser uma peça que transmita algo de si, caso contrário poderá causar alguma estranheza, parecendo até um pouco forçado.

Misture materiais e cores

Tal como sugerimos anteriormente, seja ousado e misture materiais e cores distintos! Não só obterá um resultado cheio de personalidade, como ainda tornará o espaço dificilmente aborrecido. A conjugação de diferentes padrões, diferentes materiais ou de cores fortes permite-lhe ter um ambiente que convida a estar presente, descontraído e bem disposto. Além disso, marcará os seus amigos e familiares pelos apontamentos irreverentes! Quer melhor apontamento que a imitação de uma cabeça de veado, feito com peças de lego amarelas? Deixe-se levar pela sua criatividade, mas o nosso conselho aqui é o de não abusar de demasiados pormenores extravagantes, para não tornar a divisão pesada e cheia.

Não tenha medo das novas tendências!

O medo das novas tendências é algo que assusta muita gente, mas a equipa da homify está aqui também para o ajudar! As novas tendências, por muito estranhas que possam parecer à primeira vista, podem dar à sua casa um ar fresco e moderno, sem que muitas vezes sejam precisas grandes remodelações ou gastos avultados. Assim sendo, dê uma vista de olhos na nossa revista e veja tudo o que o novo ano lhe traz! Sistemas de arrumação, pormenores decorativos, cores, cadeiras para a sua mesa de jantar, aparadores… um sem fim de sugestões! Basta que perceba o que tem mais a ver consigo e comprar ou adaptar conforme as ofertas do mercado. Se é uma pessoa com alguma aversão à mudança e à entrada e novas tendências na sua vida, sugerimos que comece com poucas coisas e que sejam mais acessíveis do ponto de vista financeiro, para que ganhe o gosto sem grandes pressões.

Adicione uma pitada de personalidade

Por último, mas não menos importante, sugerimos que utilize objectos personalizados na sua casa. Aqui vale (quase) tudo: fotografias, fotografias transformadas em posters, quadros com autoria de alguém do seu núcleo familiar… A ideia de tornar uma qualquer casa na nossa casa, no nosso cantinho, exige que nos dediquemos um pouco a pintá-la com as nossas cores, a espalhar o nosso perfume pelas várias divisões e a deixar as nossas palavras nos mais variados sítios. É preciso torná-la nossa, com fotografias das férias, do cão, dos filhos; é preciso mostrarmos os nossos livros preferidos em perfeitas exposição no armário da sala; os nossos casacos devem estar no cabide da entrada. E isto tudo para quê? Para que a nossa casa não se pareça com a casa fotografada para uma qualquer revista de decoração. É a nossa casa e tem o nosso cunho pessoal. Depois disto, é só ser feliz!

Qual o erro que iria cometer antes de ler o nosso artigo? Diga-nos como o ajudámos hoje!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!