Erros a evitar ao decorar a sua casa

Mariana Garcia – Homify Mariana Garcia – Homify
Apartamento Cosmopolita, Spacemakers Spacemakers Salas de estar modernas
Loading admin actions …

A decoração da nossa casa pode ser um projecto pessoal muito estimulante e desafiante, mas ao mesmo tempo pode dar-nos algumas dores de cabeça no que toca a tomadas de decisão e que rapidamente pode tornar-se frustrante quando os resultados não correspondem de todo às nossas expectativas iniciais. Quando decidimos decorar o nosso cantinho, pretendemos que este se torne a nossa cara, o que nem sempre é fácil. É comum as pessoas cometerem pequenos erros durante este processo, quer por inexperiência, quer por falta de tacto em relação a determinados pormenores. Outro problema que se costuma apontar é a falta de orçamento, motivo escondido por trás da ideia errada de que com mais dinheiro faríamos melhor. Mas na homify trabalhamos para simplificar o seu dia-a-dia e para lhe apresentarmos diferentes pontos de vista cuja finalidade é refrescar-lhe os conceitos que tem na sua cabeça e modificá-los para que sigam as novas tendências, dentro das suas preferências pessoais!

Se por um lado estipulou que 2016 é o ano para dar uma nova cara à sua casa, nós por cá decidimos mostrar-lhe alguns erros básicos que deve evitar quando puser os seus planos em prática! Fique connosco e veja como afinal há artigos que são praticamente um paracetamol para a sua dor de cabeça!

Escolha cuidadosamente a iluminação

O primeiro passo, por incrível que lhe possa parecer, é a escolha cuidada da iluminação dos espaços. Embora acreditemos que a sua incredulidade seja verdadeira, a iluminação escolhida pode efectivamente por si só decorar a sua casa – decorar ou pelo menos dar-lhe um ambiente confortável e agradável de cada ver que acender as luzes. As luzes bem colocadas, com a intensidade e a temperatura correctas, permitem fazer combinações que destacam mais umas zonas que outras, deixando outras partes menos importantes para segundo plano. Além disso, os próprios candeeiros em si podem servir de elementos decorativos, dentro do tema escolhido ou contrastando com o mesmo!

Explore todos os espaços da casa

No momento de decorar a sua casa, estude primeiro o espaço e veja o que melhor se encaixa em cada zona. Muitas vezes, optamos por colocar um pequeno vaso em cima da mesa a sala quando temos o canto perfeito (e vazio) que nos oferece um óptimo espaço para aquela Aglaonema 'Silver Bay' que tanto gostamos! E porquê? Porque não olhamos com olhos de ver para o que a nossa casa nos oferece! Outra opção é pintar uma parede aparentemente inútil – ou parte dela – com tinta preta a imitar uma ardósia, onde possamos deixar recados ou desenhar livremente com giz. Observe o espaço ao seu redor e dê largas à sua imaginação! No entanto, controle-se e não exagere nos ornamentos, ou o ambiente tornar-se-á pesado, ocupado e pouco prático. Afinal de contas, quem gosta de se sentir um pequeno elefante dentro de uma loja de cristais?

Pondere bem a mistura de cores

As cores são um elemento importante no que toca à decoração dos espaços. Isto porque nos transmitem sensações e interessa perceber esta dinâmica para que o nosso estado de espírito esteja de acordo com a divisão e o momento do dia em que estamos. Por exemplo, já que as cores neutras nos transmitem tranquilidade e calma, faz sentido aplicá-las nos quartos de dormir; em contraste com esta ideia, temos as cores fortes e berrantes que nos estimulam o cérebro e, como tal, são boas para estarem presentes em espaços como os de brincadeira ou de diversão. Devemos ponderar bem as nossas escolhas em relação a este tema, precisamente para evitar algum desconforto inconsciente.

Dê atenção aos detalhes ornamentais

É verdade que precisa de uma estante para a sua sala, onde guardar os seus livros preferidos, certo? Mas se aliar esta necessidade a um design arrojado, terá algo que se destaca na sua casa! Este é um pormenor muito comum, que muitas vezes deixamos escapar: para quê termos algo normal, quando o podemos tornar fantástico? Esta é uma prateleira que podia ser uma prateleira completamente normal, direita, mas este modelo dá um ar muito mais bonito à sala! E é mesmo disto que se trata: encontrar nos objectos e nas mobílias funcionais pormenores que os destaquem no meio de todos os outros elementos. Procure tirar partido do design das suas mobílias e dos seus utensílios domésticos para dar um toque ainda mais bonito a todo o ambiente!

Evite misturar estilos que não combinem

Misturar estilos pode levar o ambiente do 8 ao 80. A mistura de diferentes temas nem sempre é fácil e é preciso ter algum tacto para que, no final, tudo combine e faça sentido. Neste caso específico, as cores tranquilas com excesso de frases perturbam demasiado a tranquilidade. O resultado? Um ruído que pode tornar-se impossível de encarar quando o que procura é um momento relaxado, na companhia de um bom livro e de uma grande caneca do seu chá preferido. Mas claro, que isto é apenas uma opinião: no fundo, procure algo que tenha a ver consigo, independentemente das sugestões de profissionais – porque no final, quem vai viver em sua casa é você mesmo!

Palavras-chave: essencial, prático e confortável

Foque-se no essencial e faça de todos os espaços sítios práticos e confortáveis, que encham as suas medidas na sua vida diária – este é o mote principal de uma boa decoração em casa! Opte por cores amigas do seu quotidiano, que lhe facilitem a vida. Lembre-se que vai estar no ambiente escolhido todos os dias, pelo que terá de ser algo de que não se farte facilmente, para evitar estar sempre a mudar de decoração. Procure entender o que gosta, o que pretende; no caso de ser necessário, peça a opinião de profissionais. Se considera que não consegue fazer tudo sozinho, vale a pena incluir no seu orçamento a contratação de um decorador que, dentro dos seus gostos, o ajude. No final, vai agradecer cada euro que investiu neste serviço! E a sua casa também!

Preparado para não cometer estes erros? Quais os que já cometeu e se arrependeu?

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista