20 casas de apenas um piso para o inspirar a construir a sua

My Cottage for a Horse, SA&V - SAARANHA&VASCONCELOS SA&V - SAARANHA&VASCONCELOS Casas campestres
Loading admin actions …

Quem já viveu numa casa de apenas um piso, sabe quão confortáveis elas são: não é necessário ter que subir e descer escadas, o que é particularmente importante em famílias com crianças e idosos. Para além disso, o facto de terem apenas um andar fomenta uma melhor comunicação entre os membros da família.

Se tem uma casa de um piso, lembre-se que ela não fica a dever nada às de dois ou três pisos. Pode ser igualmente grande, bonita e confortável. Neste livro de ideias, reunimos 20 casas térreas que o vão apaixonar. Encontrará projectos de diferentes estilos e tamanhos. Escolha o seu preferido.

1. Contrastes e volumes

Começamos com uma casa cheia de volumes e de contrastes nos materiais e forma. Pedra à vista, paredes lisas em cinza e vermelho na entrada: uma combinação rara, mas cativante.

2. Tradicional

Uma casa tradicional com a fachada em branco total e detalhes clássicos, como as janelas com grades ou os candeeiros nas paredes. O telhado é plano e o jardim que emoldura a entrada é uma verdadeira delícia. Uma proposta inspiradora para uma casa mediterrânica ou campestre. 

3. Minimalista

Continuamos com uma proposta transgressora que é muito mais moderna do que as anteriores. Como se de um cubo se tratasse, vemos uma estrutura de betão que nos apaixona. Os acabamentos em madeira, as cortinas vaporosas e as superfícies envidraçadas transformam este imóvel num oásis privado. 

4. Um chalé adaptado aos tempos modernos

Esta parece ser a típica casa de campo que foi totalmente renovada para se adaptar à actualidade. Porém, não se perdeu de vista a sua essência e traça original. O telhado com vigas de madeira à vista apoia-se sobre pilares de pedra que nos fascinam.

5. Sóbria, mas colorida ao mesmo tempo

Esta moradia sobressai pelo cor-de-laranja vibrante que contrasta com a frieza do cinza e a frescura do branco. O estilo é, sem dúvida, minimalista. 

6. Com uma apelativa fachada

Uma fachada cheia de volumes, de formas e de diferentes texturas e materiais. Adoramos a forma como se usaram os materiais que jogam com a naturalidade da vegetação. A pedra, apesar de ser um material associado ao estilo rústico, é capaz de produzir resultados contemporâneos e actuais. 

7. Um prisma

Uma casa que podíamos catalogar como futurista, dada a sua forma prismática que se estende ao longo do terreno. Trata-se de uma moradia pequena, mas bem iluminada, e com o estilo ideal para um casal que procura uma alternativa moderna e sofisticada. 

8. Pequena e com um adorável alpendre

Muito mais tradicional é esta casa com fachada de pedra (combinada com paredes lisas em creme) e um adorável alpendre que se consegue graças à extensão do telhado. 

9. Pedra e madeira

A pedra e a madeira são dois materiais que casam na perfeição. Aqui, temos, novamente, uma casa com telhado plano e com grandes pilares de pedra nos extremos. Ainda assim, voltamos a encontrar-nos com uma proposta de estilo contemporâneo com materiais tradicionais. 

10. Contrastes apaixonantes

Há contrastes que nos apaixonam e este é um deles. A fachada divide-se entre madeira e alvenaria e surge emoldurada pelo próprio telhado que parece estender-se até às laterais. A vegetação dá o toque de cor necessário. 

11. Casa de campo

Uma casa tradicional de campo ideal para se desfrutar em família. O estilo desta moradia jamais passará de moda. Para além disso, pode sempre ser actualizado com novos toques decorativos, tanto por dentro, como por fora. Vale destacar os materiais escolhidos para cobrir o chão.

12. Modular em madeira

Prosseguimos para uma proposta de uma casa modular com um revestimento em madeira e aço. Este tipo de habitação conforma uma solução rápida e económica que nada fica a dever às casas tradicionais. 

13. Pré-fabricada

Temos mais uma casa pré-fabricada, mas com um estilo mais moderno. As grandes janelas deixam a luz natural entrar na sala e o alpendre funciona como transição entre o interior e o exterior. As comodidades são as mesmas das casas tradicionais, pelo que não deve hesitar informar-se sobre esta alternativa. 

14. Acolhedora e simples

Se é um amante de casas simples, sem grandes ornamentos, e que sejam, simplesmente, confortáveis e agradáveis, esta opção é para si. Esta pequena casa com alpendre tem um alpendre que a envolve e pilares de madeira que tornam o projecto mais caloroso. Simples, mas bonita!

15. Paredes brancas e pedra

Combinar paredes brancas com pedra fica sempre bem, independentemente do estilo da casa. A da imagem é, obviamente, moderna. Se há um detalhe de que gostamos, para além da combinação de texturas, é o do nicho criado na parede sobre o qual se colocou um par de vasos.

16. Com muitas janelas

As janelas são importantes para qualquer casa, não só pelo interesse estético que proporcionam à fachada, mas também porque deixam que o interior se inunde de luz natural. Esta casa tem grandes janelas (algumas delas são portas de acesso) que se prolongam do piso ao tecto.

17. Com garagem à frente

A garagem nem sempre tem que estar integrada na casa. Pelo contrário, pode também surgir na zona da entrada, servindo como elemento estrutural que faça sobressair a imagem da fachada.

18. Incríveis portas de madeira

porta é uma parte importantíssima da fachada, sobretudo numa casa de um só piso. Nesta casa, a porta dá acesso tanto ao interior, como à própria garagem. No entanto, esta característica é bastante imperceptível e, por isso, muito bem conseguida. 

19. Espectacular

Temos, novamente, uma garagem que integra a composição da fachada da casa. A moradia conta com um belo jardim e conta com volumes marcados e vertiginosos. 

20. Clássica

Terminamos o livro de ideias com uma casa clássica, tradicional e acolhedora. Tem forma de ’L’ e uma generosa quantidade de janelas de diferentes tamanhos. Ainda assim, conta com toques mais modernos, como a grande porta de madeira e uma vedação em aço.

Quer descobrir mais? Visite a nossa loja!

- Veja mais projectos dos nossos arquitectos.

Gostava de ter uma casa de um só piso? Porquê ou por que não?

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista