Um espaço diferente que já conquistou o norte

Maria Miranda – HOMIFY Maria Miranda – HOMIFY
SLEEP IN PORTO 2017, Nuno Ribeiro arquitecto Nuno Ribeiro arquitecto Salas de estar modernas Ferro/Aço
Loading admin actions …

Hoje mostramos-lhe um espaço fora do comum, localizado no forte de São João da Foz, trata-se de um edifício do século XVII, de características arquitectónicas militares que acolheu uma exposição de Arquitectura e Design de Interiores, o SLEEPIN PORTO 2017.

Doze espaços, doze temas, tendo como criadores arquitetos, decoradores e designers, cada espaço foi criado considerando uma maneira de experimentar de um determinado turista. 

Mostramos-lhe o espaço projectado por Nuno Ribeiro, o arquitecto, que procura reflectir a experiência de um casal Austríaco que visita pela primeira vez a cidade do Porto, e os seus gostos, instalados numa pequena casa junto ao Rio Douro com características da arquitectura popular portuguesa, onde se mistura a cultura mediterrânica com a simplicidade e frieza pragmática dos Austríacos. 

O espaço evoca o gosto pela fotografia, arte e literatura gastronómica. A articulação e a mistura entre o estilo mediterrâneo e nórdico, resultaram num espaço de tons quentes, onde a simplicidade e a mudança foram pontuadas, onde o detalhe não foi esquecido: duas correntes se cruzam em perfeita harmonia: conservadorismo e minimalismo.

Paredes de pedra

Num espaço rodeado de paredes de pedra, que faz lembrar uma antiga casa portuguesa. Como nas casas antigas a luz natural não abunda mas o ambiente é bastante aconchegante. Um espaço para relaxar e ver televisão, onde o mobiliário ora com a frieza e precisão do estilo nórdico ora trabalho e com padrões à portuguesa se combina harmoniosamente para criar este espaço cheio de personalidade e proporcionar o máximo conforto.

Há o azul do mar, o azul do céu, o azul nos azulejos, na calçada, o azul é português. E este cantinho representa bem isso mesmo, ainda que alguns traços se aproximem do nórdico este tom que domina os diferentes elementos lembra-nos que estamos em Portugal e que queremos evocar algo da tradição deste país.

Azul

Há o azul do mar, o azul do céu, o azul nos azulejos, na calçada, o azul é português. E este cantinho representa bem isso mesmo, ainda que alguns traços se aproximem do nórdico este tom que domina os diferentes elementos lembra-nos que estamos em Portugal e que queremos evocar algo da tradição deste país.

Conheça aqui a casa do verão azul.

Sala de jantar

Mas o espaço aconchegante não se fica pela sala que acabamos de ver, incluí também esta zona de sala de jantar, com todo o mobiliário necessário para uma refeição relaxada e nostálgica com os seus convidados. Eles vão certamente querer voltar. Apesar de algo escura a iluminação é bastante agradável não tendo luzes demasiado intensas e directas. Assim torna possível este ambiente íntimo que vemos na imagem…

Decoração

Certamente já reparou no belíssimo candeeiro desta sala de jantar, na imagem pode ver com mais pormenor. A mesa de madeira ao centro e o grande quadro na parede são elementos que trazem alma a este espaço, onde a pedra das paredes conta uma história, e a história, continua a fazer-se…

Iluminação

Também aqui a iluminação é discreta e agradável…

Quarto

No quarto percebemos estar perante o mesmo conceito, o re-aproveitamento de antigas paredes em pedra, o estilo português e o nórdico num espaço algo escuro mas aconchegante, onde não só a pedra como o facto de a parede ser curva traz todo o charme e personalidade ao espaço, que a decoração e mobiliário vieram valorizar…

Dois estilos num só

quarto incluí uma pequena secretária e cadeira, caso seja necessário ler, trabalhar, ou outro… Este mobiliário tem claramente um estilo nórdico, leve, minimalista que contrasta de forma muito interessante com o caracter das paredes e do próprio espaço.

Quer descobrir mais? Visite a nossa loja…

Gostou deste espaço diferente? Deixe o seu comentário...

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista