10 cortinas soberbas

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Google+
Loading admin actions …

O uso da cortina remonta a um passado longínquo e com uma evolução recente e lente. Uma ideia vinda do Oriente, onde as cortinas faziam parte do enfeite das casas dos imperadores e nobres, da China e do Japão. De acordo com os dados históricos e apenas em jeito de curiosidade, a primeira vez que se usou na Europa esta peça de decoração foi num casamento da Abadia de Westiminster, na Inglaterra no século XIII. Antigamente, as casas não tinham janelas grandes e não havia uma preocupação para a decoração, um pedaço de tecido atado a uma corda, era a perfeição. Somente, uma minoria poderia ter cortinas aveludadas ou de seda, que demonstravam riqueza e poder, não as usavam apenas nas janelas, mas sim na separação dos corredores e nas camas, como envolto.

Mas hoje, a história é outra e este tecido decorativo está ao alcance de todos nós. São variados os padrões, tecidos e preços, creio que a dificuldade prende-se mais é na escolha. As cortinas são indispensáveis numa casa, nas janelas dão privacidade, quebra a luz do dia e dão o toque decorativo ao espaço. As cortinas podem também encontrar-se nas casas de banho, como nas banheiras ou chuveiros, para evitar os salpicos.

Quanto a nós abrimos a cortina da homify para partilhar com os nossos caros leitores dez cortinas giras e com muito estilo, que vos poderá inspirar e a querer quiça alterar as de casa…  

Um, dois, três o espaço está desvendado. Bem-vindos!

É de subir

Casa de banho  por homify

Quando as casas de banho têm janelas, mesmo que sejam opacas e não muito grandes, convém sempre ter uma cortina, para não deixar passar nenhum vulto. Se for de noite e acender a luz dará para ver tudo do lado de fora e a cortina dará assim, a privacidade necessária. Esta cortina, ao estilo – estores japoneses, são uma ótima solução, uma vez que durante o dia pode deixar passar toda a claridade, quando levantadas, e à noite deixar correr o tecido pela janela e tudo ficará em segredo…

A cortina vermelha

Num espaço onde o espírito moderno rege. O mobiliário em tons claros é dominado pela cor da decoração – o vermelho – cor da paixão, bastante arrojado e vibrante. Ousado e muito bem usado nomeadamente na cortina, criando o toque de personalidade e privacidade ao espaço, que poderia ser comum. Como já vimos, os elementos decorativos são os mais fáceis e económicos a mudar, quando queremos dar uma nova vida à casa, por isso é sempre inteligente jogar e brincar com eles. Nada é definitivo. 

Por isso, inspire-se porque ninguém ficará indiferente ao impacto desta cortina vermelha. 

Leveza

É o amanhecer, o sol timidamente brilha, a cortina deixa transparecer, será um acordar leve e tranquilo tenho a certeza. A mistura de estilos do quarto é bem presente, mas a cortina, esta é moderna, simples e neutra. A cor é cinzenta, mas transparente, o que é importante para podermos ter sempre visibilidade, mas dando privacidade. O varão esse não se vê, mas está lá, as cortinas estão assim presas bem altas com toda a discrição. Quer-se cortinas compridas até ao chão, como dita a moda de hoje em dia.

A simplicidade de um quarto

Um apartamento em Lisboa, com um design assinado por uma equipa portuguesa , Tiago Patrício Rodrigues, um novo espaço com espírito jovem e cheio de modernidade. As cores claras que ditam o espaço dão leveza e tranquilidade. Só de olhar sentimos-nos em casa. As cortinas dão revestimento e sofisticação ao quarto, vão além das janelas, para não quebrar o quadro. São claras e deixam assim, transparecer a luz natural. Aqui está a opção perfeita de como vestir as suas janelas com a moda atual.  

Num quarto infantil

Salas de estar  por homify
homify

Alki Showroom

homify

Num quarto infantil queremos uma alma alegre, cheio de vida e cor. As cortinas são o acessório que ajudará a dar esta explosão de alegria. Neste caso da imagem, temos dois tipos de cortinas, uma de cor transparente, com riscas claras horizontais, que deixa transparecer a claridade do dia. E a outra que serve para dar a cor e a vivacidade, mas também para tapar a janela da luz, para que a criança possa na hora da sesta estar num ambiente mais sereno e cómodo. Um padrão cheio de bonecos e as crianças irão contemplar cada pormenor, não hesite em deixar liberdade ao seu filho para ajudar a escolher a cortina ideal para ele.

Cortinas floridas

É o quarto de uma menina e  pela mobília ainda é bebé. Este quarto foi decorado com todo o amor e dedicação, nada ficou para trás, os pormenores foram afinados e é isso que vemos. As cortinas floridas são o elemento que dão vida e cor ao quarto, que se quis em tons claros – branco e rosa -.

As cortinas são ao estilo japonês, podendo nivelar a cortina, conforme a luz que quer deixar entrar no seu espaço. O soninho da bebé será bem florido!

Cortina ao estilo japonês

Escritórios e Espaços de trabalho  por homify
homify

Landa

homify

Cortina japonesa, já falamos anteriormente para o quarto da bebé e agora vemos este caso. É um quarto para criança, mas esta cortina poderá ser perfeitamente adaptada para diferentes áreas lá de casa. É um tom neutro que combinará em todos os espaços. O que difere desta cortina às tradicionais é que estas têm mais a funcionalidade de estores, abre-se quando se quer a luz e fecha-se à noite. Para quem não tem estores nas suas casas, esta é opção a ter em consideração. Bastante funcionais e hoje poderá encontrá-las em diversos tecidos e padrões.

Privacidade no espaço

Janelas e portas  por Chivasso BV
Chivasso BV

Monsoon 2014

Chivasso BV

Um espaço. Dividido por cortinas. Aqui está a ideia original. A janela revestida por cortinas claras que tocam o chão. Um divã e outra cortina, esta cinzenta, quando fechada deixa transparecer o vulto que ficou por detrás. Se quiser resguardar-se ou ficar a descansar com tranquilidade só terá de puxar a cortina e terá um espaço só para si. A conjugação de tonalidades e das peças do mobiliário ficou num todo harmonioso e cativante.

Muitas e muitas cortinas!

Muitas janelas para revestir este foi o dilema. Quando as janelas dominam por completo as paredes da sala ou de um espaço é conveniente apostar numa cortina de tom claro, para não sobrepor ou carregar demasiado a área. Um tecido simples, que dá a leveza perfeita à sala, a cor é procurada e dada pelas almofadas.

Como temos vindo a constatar os varões das cortinas são hoje mais discretos, como embutidos dentro da parede, não sobrecaregando tanto o espaço. Adoramos inovações destas!

Todos ao banho

Casa de banho  por JUNIQE
JUNIQE

Jumbo Bubble Duschvorhäng

JUNIQE

É também na banheira que precisamos de usar uma cortina, não é verdade? Fica a ideia desta cortina azul com elefante, é apaixonante! Ficamos sucumbidos por ela. Apenas um detalhe nela, mas foi o suficiente para ter vontade de mudar a de casa. É conveniente puxar a cortina na hora do banho, além de dar privacidade protege os salpicos da água para o chão. 

Convido-vos a visitar a Bathroom Prints and Shower Curtains tem imensos modelos originais e giros que deixará a vossa casa de banho com outra pinta!

Deixe-nos o seu comentário e diga-nos qual foi a cortina que vos conquistou...
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!