12 ideias para organizar a casa com eficácia 12 ideias para organizar a casa com eficácia

Solicitar cotação

Número incorreto. Por favor verifique o indicativo do país, da cidade ou número de telefone.
Ao clicar 'Enviar' eu confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação seja processada para responder a um pedido.
Nota: Poderá anular o seu consentimento enviando email para privacy@homify.com com efeito futuro.

12 ideias para organizar a casa com eficácia

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
  por Lamco Design LTD, Minimalista
Loading admin actions …

Já sabemos que a organização de uma casa tem tudo a ver com soluções de senso comum e com a nossa necessidade de ter um fácil acesso aos objectos. Se ainda não teve essa epifania, criamos este livro de ideias que vão fazer com que organizar a sua casa seja uma tarefa muito mais simples e menos chata. Os designers de interiores fazem com que a integração de áreas de arrumação pareça simples, pois escolhem sempre os armários com mais estilo e as prateleiras mais práticas. Hoje, vamos tentar entrar na cabeça destes profissionais e dar-lhe 12 ideias relacionadas com o assunto. Acompanhe-nos.

1. Crie um plano para o seu closet

Se quer ter uma casa organizada, vai precisar de saber onde está cada objecto. Em relação ao quarto, cremos oportuno fazer um esquema para dividir o interior do closet ou do roupeiro. Quantas gavetas quer? De que tamanho? Precisa de nichos na parte superior? Quer com ou sem portas? E a questão da iluminação? Como vê, há várias perguntas às quais tem que responder e, se dividir o closet com mais alguém, ainda mais importante é este ponto ou as roupas acabarão por se misturar. 

2. Dedique algum tempo aos seus sapatos

  por Big Blu Furniture, Moderno Madeira Acabamento em madeira
Big Blu Furniture

Tall Shoe Cabinet from our Chadwick Grey Range

Big Blu Furniture

Os sapatos ocupam tanto espaço! Por vezes, torna-se uma chatice. Não basta, portanto, alinhá-los no chão ou tentar enfiá-los a todos no fundo do seu roupeiro. Inclua na sua casa um móvel apenas dedicado ao calçado. Eles vão ficar organizados de forma muito mais bonita – como se de uma loja se tratasse! – e funcional. 

3. Diga adeus à tralha acumulada na cozinha!

Cozinhas  por Pixers, Colonial
Pixers

Fancy Wood

Pixers

A cozinha é uma das divisões mais usadas da casa. É, por isso, normal, que se suje com facilidade e que acumule um sem fim de objectos de que já não precisa verdadeiramente. Sugerimos que faça uma arrumação a fundo e mantenha apenas aquilo que realmente usa. Precisa mesmo de três espremedores de laranja, de cinco conchas para tirar a sopa e de quatro serviços de louça? Hmm, olhe que, se calhar, não! 

4. Arrumação no hall de entrada

Corredores e halls de entrada  por Studio Frey, Moderno
Studio Frey

Penthouse, Zurich

Studio Frey

Ter espaços de arrumação na entrada é essencial para manter uma casa limpa e organizada. É neste espaço que se acumulam carteiras, calçado, casacos e outros acessórios e, sejamos sinceros, ninguém quer tropeçar neste monte de coisas mal cruza a ombreira da porta. Resolva este problema com um móvel que tenha espaço para armazenamento e com alguns cabides.

5. Evite um pesadelo no quarto dos seus filhos!

Quartos de criança  por homify, Moderno

As crianças são adoráveis, mas, quase sempre, muito desarrumadas! Quando nos damos conta, há brinquedos, roupas e livros espalhados por todo o lado. Mas, há coisas que pode fazer para prevenir que isto aconteça e para incutir bons hábitos nos seus filhos. Uma boa opção é apostar em camas com gavetas integradas. Para além disso, distribua caixas de brinquedos pelo quarto que estejam ao acesso dos seus filhos. Habitue-os a arrumar os brinquedo no fim de cada utilização. Afinal de contas, os mais pequenos também têm que fazer a parte deles.

6. Ordem na casa de banho

Casas de banho  por Pixers, Moderno
Pixers

Sailing Ships

Pixers

As casas de banho deviam ser um paraíso de cuidados com o corpo, mas depressa se tornam num pesadelo de desarrumação. Ainda por cima, por se tratar de uma divisão, por normal, mais pequena, não se pode incluir nela muitas estantes ou prateleiras. Sugerimos, então, que aposte em móveis embutidos. Assim, há espaço para tudo, sem que a área pareça mais pequena e/ou muito apertada. 

7. Não ignore nenhum espaço

  por Plantation Shutters Ltd, Clássico
Plantation Shutters Ltd

Cafe Style Shutters for Bay Windows

Plantation Shutters Ltd

Seja inteligente e inclua, na sua casa, espaços de armazenamento inteligentes e discretos. Nada funciona melhor, na nossa opinião, do que um banco adjacente à janela com um assento de levantar. Já pensou o que pode arrumar num espaço que, em princípio, é morto? É o local perfeito para pôr jogos, almofadas, mantas, etc.

9. Previna um armageddon de acessórios

  por Lamco Design LTD, Minimalista
Lamco Design LTD

Bespoke tie drawer

Lamco Design LTD

Cintos, cachecóis, jóias… os acessórios são muitos e, ao fim de algum tempo, acabam por se entrelaçar e por se tornar mais difíceis de encontrar. Para evitar que isso aconteça, sugerimos que coloque separadores nas suas gavetas, tal como os da imagem. Assim, cada peça tem o seu sítio. 

10. Organize os seus lençóis

Corredores e halls de entrada  por Absolute Project Management, Clássico
Absolute Project Management

Utility – Laundry Shelves

Absolute Project Management

Nós sabemos. É difícil arrumar os lençóis e as toalhas. Ocupam imenso espaço e, ainda por cima, têm formatos diferentes, tornando-se difícil empilhá-los com uma determinada lógica. Hoje, temos uma sugestão diferente para os arrumar. Por que não colocar algumas prateleiras sobre a área onde tem a sua máquina-de-lavar? Se tiver condições para isso, é uma ideia que faz todo o sentido. 

10. Compartimentalize a cozinha

Cozinhas  por Vivid line furniture ltd, Clássico
Vivid line furniture ltd

'Vivid Classic' Kitchen – drawer

Vivid line furniture ltd

As gavetas da sua cozinha também devem ser organizadas se as quer funcionais. Os organizadores são chave, já que pode facilmente separar os seus talheres e deixar tudo à mão-de-semear, mesmo durante a noite, quando é irresistível ir buscar um snack.

11. Áreas de arrumação com estilo

 {:asian=>"asiático", :classic=>"clássico", :colonial=>"colonial", :country=>"campestre", :eclectic=>"eclético", :industrial=>"industrial", :mediterranean=>"Mediterrâneo", :minimalist=>"minimalista", :modern=>"moderno", :rustic=>"rústico", :scandinavian=>"escandinavo", :tropical=>"tropical"} por Casa Più Arredamenti,
Casa Più Arredamenti

Rectangular Living Room Furniture

Casa Più Arredamenti

Quantas mais soluções de arrumação tiver em casa, melhor. No entanto, não deve encher cada divisão com móveis aqui e acolá, sob pena de se tornar difícil circular na sua casa e de fazer com que os ambientes pareçam mais pequenos do que aquilo que realmente são. Sugerimos que procure alternativas contemporâneas e modulares que se adaptem ao seu espaço e o valorizem em termos estéticos.

12. Seja pragmático no que diz respeito ao escritório

Escritórios e Espaços de trabalho  por Pamela Kilcoyne - Homify, Clássico
Pamela Kilcoyne – Homify

Carlo Berlin Architektur & Interior Design

Pamela Kilcoyne - Homify

Terminamos com o escritório que também deve estar organizado para conseguir produzir. Ninguém se consegue concentrar num escritório desarrumado onde não se encontram os documentos ou livros necessários e onde os cabos dos aparelhos electrónicos se concentram num grande nó. Compre capas de arquivo, tenha suportes para as canetas, prefira tecnologia com menos fios e tenha sempre algumas prateleiras à mão. 

Quer descobrir mais? Visite a nossa loja!

- E por falar em arrumações e limpezas, não deixe de verificar a nossa lista empresas de limpeza de edifícios

Vai pôr em prática as nossas ideias? O que acrescentaria à lista?
Casas  por Casas inHAUS, Moderno

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!