21 escadas que tornariam a sua casa maravilhosa 21 escadas que tornariam a sua casa maravilhosa

Solicitar cotação

Número incorreto. Por favor verifique o indicativo do país, da cidade ou número de telefone.
Ao clicar 'Enviar' eu confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação seja processada para responder a um pedido.
Nota: Poderá anular o seu consentimento enviando email para privacy@homify.com com efeito futuro.

21 escadas que tornariam a sua casa maravilhosa

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Corredores e halls de entrada  por homify,
Loading admin actions …

As escadas são muito mais do que simples áreas de passagem e do que uma estrutura que conecta dois pisos. Podem ser, na verdade, o centro de uma casa. Afinal de contas, trata-se de um elemento volumoso que atrai, de imediato, todas as atenções. E se algo chama a atenção, que seja por um bom motivo. Em algumas casas, as escadas são verdadeiras esculturas em torno da qual se organizam o resto das divisões. 

Para nós, tratam-se de elementos estruturais e decorativos realmente importantes. Assim, reunimos, neste livro de ideias, 21 propostas fantásticas que lhe abrem uma panóplia de possibilidades para a sua casa. 

Veja-as e escolha a sua preferida.

1. Escadas para todos os lados

Começamos por uma escada em granito que sobressai pela assimetria dos degraus: uns mais largos, outros mais estreitos, uns para um sentido, outros para outro sentido. Uma proposta realmente interessante que se adapta às circunstâncias do espaço. 

2. Voláteis, leves, bonitas

Ideais para uma casa moderna, estas escadas não são aconselháveis para quem vive com crianças ou idosos. Os degraus vazados podem provocar acidentes. Porém, a estrutura é verdadeiramente original com cabos de aço a segurar os degraus e luzes embutidas a valorizar a atmosfera.

3. A escada que se transforma em rampa

Ora aqui está uma solução diferente de todas as que já viu. Esta escada, inicialmente simples, transforma-se numa rampa depois de virar a curva. Os corrimões acompanham o design com formas inusitadas e improváveis. 

4. Design moderno e fantástico

Corredores e halls de entrada  por homify,
homify

Loft Duplex – Morumbi São Paulo

homify

Se quer algo moderno, diferente e minimalista, esta pode ser uma grande ideia. A escada em madeira tem os lados cinza e dispensa qualquer corrimão ou guarda. O desenho vale por si só. Mais uma vez, não recomendamos este tipo de escada para casas com crianças e idosos.

5. Guarda em vidro e escadas em madeira

Ainda que, à primeira vista, esta escada também possa parecer insegura, a verdade é que conta com uma guarda de vidro que, embora desapareça no ambiente, protege totalmente os lados. Sob a escada, criou-se um pequeno jardim interior.

6. Branco, madeira e vidro

Prosseguimos com uma escada simples, mas bonita, em madeira e branco, com guardas de vidro. A cor da madeira dos degraus é a mesma da do piso.

7. Com parede de pedra e mini jardim

Corredores e halls de entrada  por homify,

É também recorrente optar por um revestimento distinto na parede adjacente à escada. Uma parede de pedra, como a da imagem, com uma boa iluminação e um pequeno jardim pode mudar totalmente o ambiente da sua casa. 

8. Minimalismo total

Corredores e halls de entrada  por McClean Design,
McClean Design

SUNSET STRIP RESIDENCE

McClean Design

Inserida num contexto totalmente minimalista, esta escada não podia ser de outra forma. Os degraus brancos suspensos, a guarda em ferro e aço e as linhas rectas respondem ao mote menos é mais que tão bem define este estilo. 

9. Escadas um tanto ou quanto… assustadoras?

Corredores e halls de entrada  por homify,

Esta escada serve apenas para uso dos mais corajosos. Não tem qualquer tipo de corrimão ou de guarda e os degraus estão presos na parede, o que cria alguma vertigem. No entanto, a ilusão de óptica é fascinante. 

10. Perfeitamente dividida

Quase como se de um reflexo se tratasse, vemos esta escada construída totalmente em madeira escura que se divide em duas partes simétricas.

11. Estilo industrial

Corredores e halls de entrada  por homify,

Adoramos esta proposta! Vemos, na imagem, uma série de degraus de madeira clara com base curva, luzes embutidas na parede de pedra e um corrimão em aço e vidro. Esta combinação conforma um estilo industrial que é, sem dúvida, tendência. 

12. Escada em espiral com degraus vazados

As escadas em caracol ou em espiral são o modelo ideal para uma casa não muito grande ou estreita. E como se pode ir mais além no que diz respeito ao design destas escadas? Bom, basta olhar para a imagem que nos mostra umas escadas verdadeiramente esculturais! 

13. Estilo industrial

Como dissemos acima, o estilo industrial é tendência e esta escada é um exemplo perfeito de como se pode incorporar esse estilo em casa. Os degraus são tudo menos convencionais. Pelo contrário, cada degrau mais não é do que um cubo de aço com uma ligeira inclinação. O vidro e a parede em betão vêm complementar o projecto.

14. Curva e em madeira

Não chega a ser uma escada de caracol, mas esta escada curvada de madeira é igualmente bonita. O estilo anda algures entre o rústico e o moderno.

15. Com uma base incrivelmente original

Nem sempre o mais apelativo é a escada propriamente dita: também pode ser a parede que lhe está adjacente, o corrimão, as guardas ou até a base! Neste caso, o primeiro degrau prolonga-se formando uma base para a escada. Esta base tem um pequena cama de pedra que dá um toque diferente ao espaço.

16. Mais segura do que parece

As guardas em vidro garantem que não se perde o contacto visual entre as distintas áreas da casa. Além disso, são mais seguras do que as guardas convencionais. Neste projecto, as guardas prolongam-se do piso ao tecto, o que é verdadeiramente especial. 

17. Escondida

E já que falámos em vidro transparente, mostramos-lhe agora uma escada que faz uso de vidro opaco. 

18. Ferro negro e parede de tijolo à vista

Já perto do fim deste livro de ideias, temos mais uma escada de estilo industrial com degraus em ferro e parede em tijolo à vista. Os espelhos com moldura em forma de roldana transportam-nos, de imediato, para o contexto fabril. A árvore dá um toque de cor e de frescura ao espaço.

19. Simples e de caracol

Corredores e halls de entrada  por SDHR Arquitectura,
SDHR Arquitectura

Refurbishment in Teusuillo, Bogotá

SDHR Arquitectura

Se quer uma escada para toda a vida, sem demasiados adornos ou complicações, pode sempre optar por uma escada em caracol tradicional, tal como a que vemos na imagem.

20. Com nichos

Mais do que uma escada moderna em madeira, esta estrutura oferece a oportunidade de se acomodar a televisão e diferentes ornamentos decorativos. Não é só uma escada, mas também um móvel compacto com diferentes usos. Inspire-se neste projecto para tirar todo o proveito desta zona.

21. Um barco

Terminamos este livro de ideias com uma proposta extremamente original para uma casa transgressora ou, claro está, para o quarto dos mais pequenos. Trata-se de uma escada em forma de barco cujas guardas se materializam com remos e bóias de salvamento. Muito criativo! 

Quer descobrir mais? Visite a nossa loja!

- Veja mais propostas dos nossos arquitectos.

De qual destas escadas mais gostou? Partilhe connosco a sua opinião.
Casas  por Casas inHAUS,

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!