8 dicas para escolher um frigorífico perfeito

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Google+
Loading admin actions …

Está na hora de comprar um frigorífico? O seu avariou? Está velhinho? Ou simplesmente porque precisa de um? Independentemente da situação, este post é totalmente dedicado à escolha de um frigorífico perfeito e à medida das suas necessidades. Várias questões e dúvidas são assim respondidas, através de dicas e imagens inspiradoras…

Escolher um frigorífico não é propriamente uma compra impulsiva, como ir ao supermercado comprar o seu leite ou pão, pois bem é necessário termos consciência de alguns cuidados tal como o espaço, o consumo energético, o seu valor, a sua cor ou ainda as suas configurações. Pormenores que farão diferença na hora de optar pelo seu frigorífico. 

Este é o electrodoméstico que não conseguimos dispensar dentro do nosso lar, ele conserva e guarda os nossos alimentos, em baixas temperaturas, de forma a mantê-las frescos e bons mais tempo. É questão alimentar e de saúde, caso contrário seria necessário comprar os alimentos a cada dia e sabemos que esta possibilidade está fora de mão.

De frigorífico simples, ao congelador ou ainda, ao americano, há muito por onde escolher no mercado. Por isso, não deixe de ler este artigo antes de o comprar. Sem mais demoras vamos às sete dicas, bora lá! 

Decidir sobre um orçamento

Quer comprar um frigorífico, certo? Então o primeiro passo é estabelecer um orçamento, para se fixar naquilo que pode ou não gastar. Se for sem esta meta definida poderá deixar-se levar por conversas comerciais ou outro tipo de marketing e sair de lá com um frigorífico mais caro, do que podia comprar ou pensava, e isso não  é o queremos. Temos de fazer aquilo que podemos, jogar pelo seguro é sempre a melhor opção.

Se puder dar um valor menos generoso não se acanhe, hoje em dia o mercado oferece uma panóplia de produto, mesmo a preço mais reduzido já consegue encontrar bons modelos. No entanto, se puder investir mais, então aí é apostar num topo de gama. É tudo uma questão de escolheres e verem até onde podem ir, dentro das condições e características que pretende

Medir o espaço

Orçamento definido é hora de medir o espaço daquele 'buraquinho' da sua cozinha. Isso não há nada a fazer, não dá para fazer grandes manobras, o espaço é aquele e pronto. Os móveis da cozinha estão montados e deixam o espaço próprio para o frigorífico, mas geralmente já é pensado para o tamanho e medidas padrões, por isso não há muito a temer, a não ser que queira um frigorífico maior, aí deverá repensar num outro lugar da cozinha e arranjar uma maneira de tapar aquele espaço em vão, com a ajuda de um carpinteiro de certeza que encontrará uma nova solução.

Com as medidas tomadas e apontadas já pode seguir para a loja!

Determinar a melhor configuração

Como temos vindo a referir existem variadíssimos modelos de frigoríficos, uns mais simples ou outros mais hi-tech, até televisão poderá ter no seu frigorífico se assim o pretender, de facto tudo é possível. Existem ainda frigoríficos ultra-modernos, que se controlam com um ecrã táctil a temperatura, a humidade ou ainda dispõem de calendário, de receitas ou ainda de notas, ideais para apontar a lista de compras, por exemplo.

É claro que se a sua cozinha for equipada com móveis de encastrar, tais tecnologias não serão necessárias por estarem tapadas pela própria porta do móvel. 

De facto, tudo é uma questão de determinarem o que pretendem com o seu frigorífico, se querem apenas as suas funções básicas ou querem tirar partido ao máximo dos avanços tecnológico para ter uma cozinha digna do futuro! 

Em que ficamos?

Água e máquina de gelo

Certamente já ouviu falar em frigorífico americano, o tal eletrodoméstico que permite criar gelo à medida que se precisa ou tirar um copo de água fria. Não é uma novidade no mercado, mas que não perde nunca a sua graça, isso é bem verdade – está sempre na moda e desperta a curiosidade de todos. Na hora de comprar o frigorífico não há como não espreitar a tal tecnologia. 

Há uns anos o preço é um pouco puxado, mas graças à concorrência do mercado e da 'normalidade' do produto já se pode comprar um frigorífico americano a preço mais simpático. Diga lá se até não dava jeito no verão ter sempre gelo à disposição? Quem já teve falta de gelo para umas bebidas mais refrescantes levanta o dedo… Nós levantamos o nosso bem alto, pois é a saga de todos os Verões!

Se quiser um copo de água fresca é só encostar o copo e beber, tão prático este frigorífico, não acha? 

Opções de economia de energia

Cozinhas modernas por All The Fruits
All The Fruits

Cut&Paste Blue

All The Fruits

Sabe aquele autocolante com letras A, B, C, D, E, F, G, e com cores como o verde, amarelo, laranja e vermelho? Pois bem, este é a nota informativa que indica o consumo energético do frigorífico. Entre o A e B significa que é bastante económico, o C é o valor intermédio, enquanto que as letras D, E, F & G quer dizer que o frigorífico não é muito económico, gastará assim mais energia. 

Este é um facto importante, uma vez que o frigorífico o eletrodoméstico que está permanentemente ligado à eletricidade e a longo prazo poderá fazer diferença na sua fatura. 

Por isso, faça as contas, se o frigorífico mais económico custa mais caro, a longo prazo poderá ser mais rentável…

Escolher o melhor design

Cozinha  por 3TOP
3TOP

Kuchnia na wymiar w stylu nowoczesnym od 3TOP

3TOP

O design do frigorífico também influencia… não há como negar. O frigorífico típico branco quer-se renovado e alterado por algo de mais design e atual, frigoríficos pretos ou de inox já dão outro ar à cozinha.

Para os mais arrojados, pode sempre optar por um frigorífico colorido, já há marcas há comercializarem frigoríficos vermelhos, amarelos, azuis ou outras cores bem atraentes. 

Depois veja um design moderno ou vintage, será apenas uma questão de combinar com o mood da sua cozinha, o que importa aqui é que seja o melhor para si!

Tamanho familiar

O frigorífico tende sempre a ser pequeno, sobretudo naqueles dias do mês ou da semana em que chegamos a casa com os sacos cheios de compras. Há malabarismos no frigorífico, frutas, legumes ou iogurtes empilhados, mas nunca dura muito tempo, poucos dias depois já fica vazio e existe a necessidade de ir às compras novamente. Para evitar muitas idas ao supermercado e sobretudo se tiver uma família bem grande, o melhor será optar por um frigorífico de tamanho familiar. 

No mercado pode encontrar frigoríficos grandes, que correspondem a 400 a 700 litros, ideais para mais de seis pessoas. Existe o típico frigorífico americano ou ainda o frigorífico de apenas uma porta, em que não divide espaço com o congelador, isto é de cima até baixo tem espaço para arrumar. Soluções familiares bastante interessantes e úteis. 

Opções de limpeza

No coração da casa: Cozinhas modernas por FABRI
FABRI

No coração da casa

FABRI

Terminamos o artigo em beleza… ou melhor em limpeza!! 

Quanto a isso nada a fazer, nem tão pouco o frigorífico dispensa de uma boa higiene e se há coisa que não nos entusiasma muito é bem lavá-lo, tanto trabalho que dá, mas é mesmo necessário. Para ajudar nesta azáfama de tarefas, há uma solução interessante, é optar por um frigorífico antibacteriano, ajudará com toda a certeza na manutenção do mesmo, mas sobretudo na conservação dos alimentos. 

Mas já sabe nada impede uma boa esfregadela, pode o fazer com vinagre, bicarbonato de sódio ou ainda com limão, produtos naturais e não abrasivos que desinfetarão o seu frigorífico por dentro, como nenhum outro produto o faz. Um gesto muito importante para uma higiene alimentar.

Estava mesmo a precisar destas dicas? Ajudamos?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!