Quarto de casal: 10 ideias para um quarto de capa de revista

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Olá, casais! Estão por aí? Vão renovar o vosso quarto ou começar uma vida a dois? Então, este artigo é para vocês!

É no quarto que encontramos a nossa privacidade, é lá que deixamos as nossas horas de sono e descobrimos a nossa paz. Estas são razões suficientes para planearmos bem a sua decoração, ainda que a divisão não esteja à vista de todos. Neste artigo, focamos-nos em quartos de casal. Sabemos que nem sempre é consensual escolher uma decoração que agrade a ambos. Assim, optem por uma área singela com elementos diferenciadores que reflictam a vossa personalidade. Tornem-no convidativo e romântico, façam dele um espaço onde se possam alhear da agitação quotidiana. Inspirem-se nas dez imagens que se seguem!

Candeeiros suspensos

Os candeeiros suspensos com formas geométricas são as jóias deste quarto e as peças que sobressaem nesta decoração num suave e minimalista branco. Substituem o tradicional candeeiro de pé na mesinha-de-cabeceira, poupam espaço e emprestam individualidade à divisão que, ainda assim, prima pela simplicidade sem, com isso, perder o carácter.

Têxteis de qualidade

Use bons têxteis na sua cama. Torne-a acolhedora, digna página de revista, com tecidos de qualidade, se o seu orçamento assim o permitir. Os lençóis em algodão egípcio e Pima Cotton são conhecidos como os melhores do mundo por terem uma fibra comprida e, por isso, duradoura. São caros – é certo – mas pode ter a certeza de que a suavidade e o conforto dos têxteis da sua cama influenciam a qualidade do seu descanso. Prefira fibras 100% naturais em detrimento de tecidos sintéticos. Compre menos, mas compre melhor. E durma melhor também.

Cómoda como mesinha de cabeceira

“A cómoda como mesa-de-cabeceira? Que estranho!”, estará você a pensar. De facto, é pouco usual. Mas diga lá se não fica bem? Não há nenhuma lei universal para a disposição de móveis num quarto e a sua cómoda pode, perfeitamente, servir o propósito de mesa-de-cabeceira. Neste caso em particular, a superfície espelhada confere-lhe uma elegância e leveza que funcionam em termos de proporção relativamente à cama. Não tem, porém, que colocar uma cómoda de cada lado. Brinque com os tamanhos. De um lado, ponha uma cómoda e, do outro, uma mesinha-de-cabeceira mais pequena. Assegure-se de que partilham um elemento que as unifique em termos de estilo para que não se perca a harmonia.

Divida os espaços

Esta imagem traz uma boa solução no que toca a dividir espaços. Se a sua área de trabalho fica no seu quarto separe-a da sua cama. São dois mundos distintos que não se devem misturar. Trabalho é trabalho. Sonhos são sonhos. Certo? Também pode ter um trabalho de sonho, mas isso já é outra conversa. Neste quarto, em Praga, a secretária e a cama estão separadas por estantes e portas de correr que trazem conforto, aconchego e privacidade. Se preferir, recorra a uma cortina.

Chamamos, igualmente, a sua atenção para o facto de a cama se encontrar suportada numa espécie de pedestal na mesma madeira do chão, criando um desnível, engenhosamente aproveitado para acomodar livros. 

Cores exuberantes

HAPPY HOME 2014: Quartos mediterrânicos por ROSA PURA HOME STORE
ROSA PURA HOME STORE

HAPPY HOME 2014

ROSA PURA HOME STORE

As cores evocam um estado de espírito. É assim na moda, é assim na decoração. Antes de decorar um quarto, pergunte a si mesmo como se quer sentir lá. Prefere tons neutros e suaves ou, pelo contrário, cores exuberantes e alegres? Que cores criarão uma atmosfera mais favorável ao seu descanso? Vive numa casa de praia, de campo ou de cidade? Na imagem, da ROSA PURA, o quarto aparece pintado num fresco verde menta. No entanto, repare que todos os móveis são brancos e o único apontamento de cor, para além das paredes, está nas almofadas e no tapete o que resulta num quadro harmonioso com agradáveis contrastes.

Uma sala de estar dentro do quarto

Quarto Havana: Quartos modernos por MUDA Home Design
MUDA Home Design

Quarto Havana

MUDA Home Design

Este quarto prolonga-se para uma pequena sala de estar. Quantas vezes quis estar no quarto sem estar na cama? Quantas vezes suspirou por um recanto de fuga, relaxamento, reflexão e privacidade? Por uma sala de estar sem estarem todos, um compromisso entre o espaço-casa e o espaço-seu? O Quarto Havana, de um loft em Sintra, reúne essas características. Envolvidos em cores serenas que convidam ao lazer e à serenidade, estão um pequeno sofá, uma mesa de centro e – o nosso elemento preferido – uma cadeira em meia-lua suspensa como um baloiço, ideal para se perder nas páginas do seu livro preferido.

Aproveitar espaços pequenos

Camões - Home decor: Quartos ecléticos por Home Staging Factory
Home Staging Factory

Camões – Home decor

Home Staging Factory

Fica no Chiado este pequeno e esquinudo quarto decorado pela Home Staging Factory. À primeira vista,
a parede não parece propícia ao encosto de uma cama, mas reparem na forma inventiva com que se tirou partido dela. De um dos lados, colocou-se uma prateleira que, ocupando o espaço entre a parede e a cama, serve como mesinha-de-cabeceira que, por estar num nicho, abriga e dá destaque a bonitos elementos decorativos como é o caso da jarra com flores ou do quadro. Uma assimetria deliciosa.

Aproveitamos, ainda, para lhe deixar outra sugestão. Os radiadores do aquecimento têm tanto de útil como de feios. É inestético tê-los à vista. Neste quarto, o aquecimento aparece tapado, criando um parapeito e até zona de apoio para a janela. Melhor assim, não concorda?

Uma cabeceira de cama original

A cabeceira desta cama é incomum. Forma-se pela via de tábuas em madeira dispostas na horizontal. Parece-nos um pormenor em jeito DIYDo It Yourself – muito interessante e acessível a quase todos os orçamentos. Este é um exemplo entre muitos. Pode refrescar a decoração do seu quarto mudando apenas a cabeceira da cama. Com elementos naturais como é o caso da imagem, com papel de parede, com quadros, com espelhos, com material que sobrou das obras da sua casa – portas, portadas ou tabiques – que pode restaurar e dar outro propósito ou com uma tapeçaria. Vá até onde o levar a imaginação.

Desligue-se

Double bedroom - detail: Quarto  por Home Staging Factory
Home Staging Factory

Double bedroom – detail

Home Staging Factory

Diz quem sabe que a área em torno da cama deve estar organizada. Desconecte. Arrume a roupa, desligue os aparelhos, deixe longe os papéis de trabalho. Agora sim, pode dormir em paz. Afaste tudo o que o distrai, tudo o que causa caos. Pode colocar as coisas dentro de caixas ou gavetas para não estarem à vista. Nesta linda mesinha-de-cabeceira espelhada, há apenas um candeeiro. Tão simples, tão bonita. Pode, também, decorá-la com velinhas, uma graciosa caixa de joias ou um despretensioso arranjo de flores.

Quadros que inspiram

O quarto é um bom sítio para expor quadros que evoquem alguns dos seus mantras. Nada como começar o dia com uma boa dose de motivação que nos vá fazendo cócegas na mente quando ela desespera. Para além disso, uma parede cheia de quadros é sempre uma boa ideia decorativa. Mesmo desalinhados, mesmo com molduras diferentes e conteúdos também. Afinal de contas, “we don’t like perfect”.

Digam lá, pombinhos, o que acharam das nossas ideias?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!