TM Apartment: Corredores e halls de entrada  por TERNULLOMELO Architects

Uma remodelação modesta

Mariana Caldeira Mariana Caldeira
Loading admin actions …

Conhecida pelas suas praias no início do século XX, Algés é atualmente uma das freguesias mais agradáveis do concelho de Oeiras. Tal como a maioria das regiões que conformam e envolvem a cidade de Lisboa, esta zona foi alvo de um forte crescimento durante os anos setenta, que acabou por dar origem a vários projetos habitacionais desatualizados.

Hoje a Homify 360ª apresenta-lhe um projeto de remodelação de um destes apartamentos, adaptando-o às características e exigências da atualidade. Respeitando a arquitetura original do espaço, os arquitetos desenvolveram uma série de pequenas intervenções capazes de transformar totalmente esta habitação.

Ternullomelo Architects foi o atelier responsável pela intervenção e já aqui foi mencionado graças à qualidade dos seus projetos. Fundado em 2006, em Lisboa, pela arquitecta Chiara Ternullo e pelo arquitecto Pedro Teixeira de Melo, a equipa tem realizado todo o tipo de projetos ligados à arquitectura, que se dividem, sobretudo, entre Portugal e Itália. Venha connosco e fique a conhecer mais uma obra destes arquitetos numa intervenção surpreendentemente simples.

Contexto

Apesar já não pertencer ao concelho de Lisboa, Algés é considerada uma área privilegiada do país graças às características únicas que a envolvem. Limitada a leste pelo pólo cultural histórico da zona de Belém e a sul pela frente ribeirinha, Algés desfruta ainda da proximidade do Parque de Monsanto com características paisagísticas fantásticas no meio de um contexto urbano.

Ainda que conformada por uma série de aspetos positivos, a maioria da construção desenvolvida nesta zona, durante a década de setenta, apresenta uma série de problemas que se foram agravando com o passar dos anos. Tal como a maioria dos edifícios do bairro em que se insere este apartamento, as unidades habitacionais são excessivamente compartimentadas. Além deste exagero na divisão dos espaços, o apartamento apresentava ainda um problema de desarticulação programática e clareza funcional.

Intervenção

Dadas as características do lugar, os arquitetos centraram grande parte da intervenção na reorganização do esquema funcional da habitação. Libertando os espaços do excesso de compartimentação, foi desenvolvido um novo entendimento do espaço mais fluído e adequado à contemporaneidade. De forma a tirar partido do terraço que acompanha a habitação, a cozinha e a sala de estar foram reposicionadas, estabelecendo uma nova relação com o exterior.

Fluidez e privacidade

Para equilibrar a nova permeabilidade entre as diferentes divisões, foi desenhado um sistema de  portas de correr adaptáveis às exigências dos habitantes. Além desta versatilidade que foi conferida ao apartamento, estes novos elementos divisores permitem, acima de tudo otimizar a área disponível.

Cozinha

O trabalho desenvolvido na cozinha procurou adaptar esta divisão às exigências de uma habitação contemporânea. Deste modo, a nova cozinha opta pela presença do branco que além de multiplicar a sensação de iluminação e tornar o espaço mais amplo, permite criar uma leitura mais clara do espaço. A integração de um pavimento em madeira incorpora uma dimensão mais tradicional e acolhedora numa intervenção de modernização.

Interiores

Os restantes interiores procuraram criar espaços o mais versáteis possíveis e adaptáveis a todo o tipo de contextos. A escolha do branco como cor predominante torna a habitação inesperadamente ampla, dado o número de metros quadrados mais reduzido.

Total

O projeto desenvolvido pelo atelier Ternullomelo Arquitetos prima pela modéstia das intervenções desenvolvidas. Através de algumas medidas simples foi possível transformar completamente um apartamento, sem comprometer a sua identidade original. Um trabalho exigente que melhorou consideravelmente a qualidade de uma habitação.

Conte-nos a sua opinião. Ficou com vontade de remodelar o seu apartamento?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!