Novas ideias para a sua sala de estar

Agata Alencoao Agata Alencoao
Loading admin actions …

Cansado da sua sala de estar? A precisar de novas ideias para redecorar? As dúvidas estão prestes a acabar! Venha connosco apreciar as mais modernas tendências, no que a salas de estar diz respeito e inspire-se. As grandes mudanças começam por pequenas coisas, por detalhes que muitas vezes por distração descuramos e que no final acabam por fazer uma grande diferença. Dos sofás, aos tapetes passando pelos quadros que tem na parede a sua sala pode ser transformada numa nova e moderna sala de estar. Ora veja!

Conversão minimalista

Turismo rural Casas da Vereda: Salas de estar modernas por Mayer & Selders Arquitectura
Mayer & Selders Arquitectura

Turismo rural Casas da Vereda

Mayer & Selders Arquitectura

Está cansada que a dada altura da semana ou mesmo do dia a sua sala de estar se transforme numa grande confusão e a obrigue a arrumar vezes e vezes sem conta? Pois então aqui está! Transforme-a numa sala de estar minimalista com pouco para pôr fora do sítio. O minimalismo não é só uma corrente estética é também uma forma de vida. Tudo é mais simples quando assume que o lema de vida menos é mais! Sendo esta, ainda por cima, uma tendência super em voga nos dias de hoje, não tenha receio em arriscar neste sentido, a sua casa agradece e você também.

Lareiras verdes

A sala de estar é um espaço da casa onde passamos grande parte do nosso tempo de lazer. Em família ou entre amigos esta divisão da casa é sempre privilegiada quando temos um momento do nosso dia em que podemos desfrutar da nossa casa. Nem todos nós temos o privilégio de ter uma casa com lareira e na verdade, a lareira mais do que tudo acaba por ser um conceito. Quero com isto dizer que imediatamente a associada a esta fonte de calor – ou não! esta pode ser meramente decorativa – vêm a ideia de aconchego,  de conforto, de um crepitar que nos embala e adormece. Mas, a lareira é também uma fonte de potencialidades decorativas, a que aqui se apresenta não podia ser mais arrojada e exuberante. De uma pedra verde a lembrar malaquite este ponto é sem dúvida o centro de atenção de uma sala muitíssimo bem decorada e moderna, é ela a protagonista. Fica a dica se tiver uma lareira pense na possibilidade de a embutir numa parede colorida, os seus convidados vão morrer de inveja!

Tapetes que fazem a diferença

Os tapetes são desde sempre um objecto de desejo que nos faz sonhar. De todos os tamanhos, cores e feitios este existem principalmente com um propósito: alegrar a nossa casa! Se está desesperadamente à procura de uma mudança, porque é uma pessoa que gosta de estar sempre a mudar ou simplesmente porque está farta de entrar na sua sala de estar e ser sempre a mesma coisa, comece por mudar o tapete. Se tem uma sala com uma paleta de tons reduzida arrisque num tapete colorido e cheio de vida com um padrão arrojado, tudo ganhará uma nova expressão. Se por outro lado já tem algumas cores mais fortes na sua sala, por exemplo se tem uns sofás com um estampado muito evidente, opte por um tapete mais sóbrio mas que acrescente algo de novo ao seu dia a dia. Vai ver que assim que voltar a entrar na sua sala terá toda uma nova sensação.

Pormenores subtis

Se a sua sala de estar não é das maiores, não há motivo para preocupação, a mudança começa pelo mais ínfimo dos cantos. No exemplo que lhe apresentamos mostramos como é possível transformar um canto, onde  pensamos nada ser possível fazer e transpormá-lo num apontamento de modernidade. Este é particularmente fácil de conseguir basta encontrar uma estrutura de madeira que tenha a altura do pé direito da sua casa e criar uma espécie de estante – chamemos-lhe assim ainda que seja preciso alguns cuidados especiais! – onde pode colocar com as devidas precauções de segurança, alguns livros ou objectos do seu agrado. É bastante simples e melhor ainda, eficaz se a sua intenção é a mudança.

O verde dentro de casa

Se é uma pessoa que aprecia particularmente o contacto com a natureza esta é a sala de estar perfeita para si. E sabe que mais? Não podia ser mais simples! O exemplo que lhe damos é muito ilustrativo daquilo que lhe queremos sugestionar. Um tapete verde que pode ou não assemelhar-se a um relvado – essa escolha é sua – se é uma pessoa que gosta de pandans porque não arranjar umas almofadas no mesmo tom, algumas plantas de que goste particularmente e por fim – a cereja no cimo do bolo! – uma mesa de apoio feita a partir de um tronco de uma árvore, como a que vê na imagem e terá uma sala de estar que mais se parece um jardim de inverno.

Quando o espaço é muito

Se tem a sorte de ter uma sala de estar com uma grande área a palavra-chave é: sofás. De vários tamanhos e diferentes estruturas uma sala moderna pode beneficiar imenso pelo facto de ter diferentes modelos de sofás. Opte também por cores diferentes que conjuguem entre si e confira à sua sala de estar uma dinâmica única. Siga a sugestão da imagem e opte por duas, em vez de uma mesa de centro e coloque-lhe alguns elementos decorativos de que goste. Uma dica: os sofás, principalmente se forem imponentes como os da imagem, enchem de imediato a sala de estar, por isso, se esta for uma das suas opções, opte por por uma restante decoração mais sóbria, menos carregada.

Exuberância e modernismo

Quer arriscar tudo e transformar a sua sala de estar num local exuberante? Ora aqui está um exemplo que não passará despercebido. Não será certamente o tipo de decoração consensual, contudo, no peso e na medida certa mesmo a mais excêntrica das salas pode ser alvo de bom gosto. Primeiro aspecto que salta à vista, a cor vermelha – para quem não for apreciador desta cor este exemplo estará, certamente, fora de questão – a parede, bem como os quadros nela pendurados e o tapete são todos desta cor. A imensidão do vermelho é apenas recortada por um sofá preto de pele com algumas almofadas brancas. As mesinhas de centro também de vidro preto reflectem o vermelhos envolvente e por fim, o apontamento que torna tudo isto ainda mais arrojado, a cadeira de pelo roxo. O que diz? Arriscaria tudo isto? 

Iluminação que faz a diferença

A iluminação também faz sempre a diferença seja numa sala de estar seja em qualquer outra parte da casa. Aposte sempre numa boa iluminação que não seja demasiado invasiva e que crie o ambiente que procura. Neste exemplo que lhe damos o uso da iluminação é sublime. Com apenas alguns focos bem posicionados este espaço fica dotado de serenidade e paz, uma opção muito simples e que transformará  a sua sala num lugar ainda mais acolhedor.

Paredes de uma outra cor

Uma parede de uma outra cor é mais ou menos como um tapete, dá sempre uma alegria à casa. Neste exemplo de extremo bom gosto a parede é azul – interrompida por um verde água que a ilumina – cria um recanto que não só serve a longa mesa que vemos como as escadas que dão ao piso superior. Alguns apontamentos requintados: o facto de o tapete ir buscar várias das cores da sala e desta paleta de cores ser interrompida por apontamentos de cor vermelhos e almofadas com padrão.

O branco, sempre o branco

Salas de estar modernas por homify

O branco é sempre uma cor que resulta e que é facilmente conjugado com tudo, se pensarmos bem, não há uma única cor que não fique bem com branco sendo por isso uma boa solução, se deseja mudar com alguma frequência os acessórios da sua casa. Se gosta por exemplo de quadros cheios de personalidade como os que vemos na fotografia, o branco será sem dúvida uma opção. Mantenha-se numa base de cor neutra e mude a decoração da sua casa sempre que quiser.

Gostou das nossas ideias? Partilhe conncosco as suas sugestões!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!