Destino secreto

Catarina Rodrigues – Homify Catarina Rodrigues – Homify
Google+
Loading admin actions …

É na Cidade do México que se localiza a fantástica habitação uni-familiar que lhe iremos mostrar hoje. Este é um projecto do GrupoArquitectura, um atelier mexicano. 

O tratamento da relação da casa com o pátio orientado a Sul, a integração do jardim e a fachada cega, são gestos que abordam e expressam um tipo de Arquitectura especial que se funde com uma tradição comum de uma arquitectura tipicamente mexicana.

Esta habitação é dramaticamente cega, isto é, enfrenta a rua com uma fachada cega de pedra basáltica (daí o nome do projecto), que realça o aspecto privado desta casa. Os volumes sobrepõem-se num jogo volumétrico complexo que se revela perante os nossos olhos.

Este é um projecto magnífico que demonstra um pensamento arquitectónico claro e conciso, materializando um grande entendimento acerca dos limites da Arquitectura e demonstrando uma notável compreensão da materialidade com a qual se esculpem os espaços que de seguida iremos visitar! 

Venha daí!

Fachada principal

Casas minimalistas por grupoarquitectura
grupoarquitectura

Casa Basaltica

grupoarquitectura

É num terreno alargado e com orientação este-oeste, que se afirma uma clara estratégia de implantação deste projecto: fechando-se completamente a Norte e à via pública, e abrindo a Sul um jardim, que nutre com verde e luz os recintos interiores da casa, estando estes, orientados para aquele jardim. Desta forma, o piso térreo torna-se bastante consistente com as estratégias térmicas que se completam com outras, nomeadamente as de segurança e privacidade.

Esta fachada não deixa alguma dúvida que esta habitação é grande e espaçosa!

A revelação!

Jardins minimalistas por grupoarquitectura
grupoarquitectura

Casa Basaltica

grupoarquitectura

A revelação perante os nossos olhos é magnífica! A fachada principal cega, não revela o pátio tardoz, que ilumina toda a habitação!

Esta propriedade, desenvolve-se ao longo deste pátio orientado linearmente a sul, com grandes vãos completamente abertos. Todos os espaços interiores se abrem para o jardim principal através de grandes janelas ou terraços cobertos. O jardim ainda possui um espelho de água que funciona enquanto elemento estético e assegura também, algumas questões térmicas.

Sala de estar

Salas de estar minimalistas por grupoarquitectura
grupoarquitectura

Casa Basaltica

grupoarquitectura

A sala de estar é um espaço amplo e luminoso que se destaca pela sua materialidade distinta. A decoração remete-nos um pouco ao estilo industrial mas nunca descuidando um aspecto clássico e sofisticado. A sombra que a vegetação imprime no interior desta sala de estar, conforma um padrão de luz impresso nas paredes de duplo pé-direito, com uma mezanine superior que revela outra divisão da casa.

Do programa deste projecto habitacional, constam quatro quartos com closet e casa-de-banho, uma sala de TV, uma sala de estar, cozinha, sala de jantar, salão de jogos, ginásio, biblioteca, atelier de pintura, lavandaria, quartos de serviço, salas de máquinas, estacionamento e ainda uma casinha de vigilância!

Outra perspectiva da sala!

Salas de estar minimalistas por grupoarquitectura
grupoarquitectura

Casa Basaltica

grupoarquitectura

Em qualquer projecto de Arquitectura, é difícil trabalhar com a precariedade e com a escassez de meios, da mesma forma, é extremamente difícil lidar com o aspecto exactamente oposto: a abundância e o luxo, tentando não cair em estereótipos de modas e conteúdos puramente cenográficos.   

Desta forma consideramos que uma das virtudes deste projecto é precisamente o controlo notável sobre o espaço e a materialidade.

As escadas

Corredores e halls de entrada  por grupoarquitectura
grupoarquitectura

Casa Basaltica

grupoarquitectura

Existe uma grande clareza no desenho das plantas desta habitação. No piso térreo encontram-se todas as zonas públicas da habitação, à medida que vamos subindo as zonas vão ficando mais privadas. 

Nesta imagem podemos observar a escadaria rectangular que se desenvolve no sentido dos ponteiros do relógio. Esta zona é extremamente iluminada e as guardas de vidro conferem a segurança necessária a este espaço não descuidado o seu aspecto estético.

Um factor interessante deste projecto revela-se na sua estrutura que é uma combinação de betão armado com uma estrutura metálica. Nas zonas de serviço, como esta, manteve-se o betão aparente assim como toda a estrutura metálica. Nos restantes volumes, a solução passou por intersectar peças de betão à vista com volumes de pedra Basáltica ou madeira.

Uma cozinha de sonho!

Cozinhas minimalistas por grupoarquitectura
grupoarquitectura

Casa Basaltica

grupoarquitectura

A cozinha foi concebida seguindo as cores base que caracterizam este projecto, o preto basáltico e o branco para contrastar.

Esta fantástica habitação possui sistemas de controlo e automatização extremamente avançados e de última geração para: iluminação, áudio, vídeo, segurança, regas, persianas, alarmes etc! Possui também sistemas de sustentabilidade, de reaproveitamento de águas para rega e painéis solares. Durante o dia todas as zonas são automaticamente iluminadas pela luz natural, não necessitando de qualquer tipo de luz eléctrica.

A sala da TV

Salas multimédia minimalistas por grupoarquitectura
grupoarquitectura

Casa Basaltica

grupoarquitectura

As vigas metálicas à vista, foram tratadas como sendo um acabamento interior do edifício. Outros detalhes contribuem para uma configuração espacial distinta; o mobiliário, a madeira, a pedra basáltica o vidro e o metal. Na sua totalidade, o espaço interior desta habitação é trabalhado com um cuidado extremo, não existindo um limite claro entre o edifício e o seu conteúdo interior.

Sonhos de madeira

Quartos minimalistas por grupoarquitectura
grupoarquitectura

Casa Basaltica

grupoarquitectura

Os quartos pela sua característica mais pessoal e íntima, foram revestidos com painéis de madeira de modo a conferir um ambiente extremamente acolhedor e brilhante a esta divisão da casa. O mobiliário segue a mesma linguagem da restante habitação, demonstrando um gosto ecléctico e diferenciado.

O closet!!

Closets minimalistas por grupoarquitectura
grupoarquitectura

Casa Basaltica

grupoarquitectura

Este é um dos closets desta habitação. Muito espaçoso, e com bastante arrumação. Certamente é um luxo possuir um closet em casa no entanto, se quer ter um e precisa de ideias práticas, veja aqui Pequenos closets para a sua casa. Um livro de ideias que reúne várias ideias práticas para quem procura ter o seu pequeno closet em casa!

Uma casa-de-banho com carisma

Escritórios e Espaços de trabalho  por grupoarquitectura
grupoarquitectura

Casa Basaltica

grupoarquitectura

Terminamos este artigo com uma perspectiva de uma casa-de-banho desta casa. Depois de uma esplendorosa habitação no geral, esta divisão não podia ficar para trás! E aqui se revela, com uma aparência extremamente única uma divisão esteticamente apelativa e moderna.

Gostou desta habitação? Deixe-nos a sua opinião na caixa de comentários!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!