A fachada vem antes da casa

Agata Alencoao Agata Alencoao
Wohnhaus S., Kleinmachnow, Optigrün international AG Optigrün international AG Casas
Loading admin actions …

Algumas obras de arquitectura são um deleite para a vista de qualquer um. Os espaços amplos e incomuns, as grandes janelas que inundam as casas de luz, as formas fora do vulgar que percepcionamos, os vastos jardins que as circundam, as piscinas que nos fazem sonhar… E as fachadas alguma vez se dedicou a observação das fachadas destas casas maravilhosas? Junte-se a nós nesta viagem e fique a saber que aspectos ter em consideração quando apreciamos a fachada de uma casa. Venha daí!

Fachadas de pedra e cimento

homify Casas tropicais

A conjugação de diferentes texturas é sempre algo entusiasmante, primeiro porque sabemos que vai haver diversidade e depois porque queremos sempre saber de que forma são conjugadas as texturas. O exemplo que se segue é muito feliz uma vez que a extensa superfície de pedra, que existe como piso térreo e o andar superior, de parede branca e estrutura em madeira, conjugam na perfeição. Uma vez mais o espaço exterior acrescenta dinâmica – palmeiras e plantas tropicais é sempre um plus quando se tratam de casas como esta! – tornando-a não só aprazível à vista como também convidativa.

Casas de um piso em que queremos viver

casa T+C homify Casas minimalistas

Esta é uma casa que nos faz sonhar. Primeiro porque uma janela destas é algo encantador, depois porque aquela pala que vemos não só é um plus a nível estético mas, é também a razão que nos faz pensar em longas tardes de Verão à sombra. Linhas muito minimalistas e um espaço envolvente com muito pouco ruído, esta fachada é sem dúvida algo a reter. Ai as casas maravilhosas… O que elas nos fazem sonhar!

Fachada moderna em português

Comecemos por um magnífico exemplo made in Portugal. Sim, porque a ideia de que as coisas boas só existem lá fora, está há muito ultrapassada e como se pode ver por esta fachada estamos super na crista da onda. Uma obra de arte de grande dimensão, esta casa de dois pisos tem tanto de exuberante como de misteriosa. Uma saliência pontiaguda aponta para o céu e faz-nos viajar, a minuciosa construção em pedra e as janelas de vidro fosco obrigam-nos a não desviar o olhar. Uma combinação entre o super moderno e o super tradicional resultam num casamento, sem sombra de dúvida, genial.

Fachadas adornadas por flores

Se pensar bem, algo que pode tornar a fachada de uma casa ainda mais bonita é o espaço que a circunda. Se tem um jardim bem tratado e algumas flores coloridas, por mais simples que seja a fachada da sua casa  esta vai sempre tornar-se especial. Atente no exemplo que lhe damos, uma fachada simples e de linhas rectas – nada a apontar! – à qual o jardim em frente dá uma nova vida e cor. Agora já sabe, olhe para a fachada, mas olhe também para o jardim.

Quatro fachadas em uma

homify Casas modernas

Quando olhamos para a fachada desta casa, a primeira coisa que nos salta à vista é o facto de vermos quatro superfícies diferentes. No piso térreo temos uma fachada cinzenta interrompida pelo portão de uma garagem, que apresenta diferentes tons de castanho e uma janela. No segundo piso uma fachada de ripas de madeira castanha na horizontal, onde se encontra uma comprida janela e uma espécie de ilustração de uma árvore. Por fim, no último andar não temos somente uma fachada, mas duas, uma primeira de ripas de madeira preta na horizontal e a segunda mesmo ao lado, de cor branca e com uma janela vertical. Uau! É muita fachada numa fachada só, não é?  

Inspiração nipónica

O portão que ocupa grande parte da fachada desta casa remete-nos imediatamente para um imaginário oriental. De grades muito finas e com pouco espaçamento é ele que torna esta fachada especial, com uma iluminação de muito bom gosto, em que prevalecem os tons quentes, esta é uma casa que se diferencia pela sua singularidade.

Fachadas interrompidas

Este é mais um exemplo de como o exterior modela a percepção que temos da fachada de uma casa. Com uma espécie de alpendre à beira rio, a nossa visão fica, inevitavelmente, presa não só a fachada da casa como ao alpendre. O espaço exterior existe em concordância com a casa e por isso mesmo , faz sentido que seja visto como um todo. É sempre importante apreciarmos uma fachada tenho em conta o espaço exterior.

Aglomeração de formas geométricas

Esta é certamente uma casa que dependendo do ponto de vista que temos poderá ter diferentes fachadas. Uma aglomeração de formas geométricas em cores e texturas diferentes transforma esta casa e as suas fachadas, claro está, num objecto de curiosidade e mistério para quem passa. Desconfiamos sempre que ao virarmos a próxima esquina vai aparecer um novo volume, que nos vai surpreender.

Um cubo gigante

Casa Acassuso, moarqs moarqs Casas clássicas

Esta é mais uma casa envolvida numa aura de mistério. Se ao mesmo tempo nos faz lembrar um bunker a céu aberto também nos afasta dessa ideia mais hostil pelo facto de ter na sua frente uma bela árvore, de longos ramos verdes e uma espécie de sebe muito simpática, com ripas de madeira. É sem duvida uma fachada com imenso carisma que pode não ser consensual aos olhos de toda a gente, contudo uma coisa é certa, é impossível passar e não olhar.

Casa de bonecas em ponto grande

homify Varandas, marquises e terraços coloniais

Ao olharmos para a fachada desta casa, somos invadidos por um sentimento de ternura. Ela é tão arranjadinha que conseguimos pensar em casas de bonecas. Em tons de branco, creme e preto é uma casa que respira calma, apetece-nos viver aqui porque temos a sensação de que todos os dias serão sentidos como dias de férias ou de descanso. Uma casa destas para cada um de nós! Seria um sonho tornado realidade, não concorda? 

Gostou deste artigo?! Deixe-nos a sua opinião!

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista