Jardins de Inverno – Sinta-se lá fora, cá dentro

Agata Alencoao Agata Alencoao
Loading admin actions …

Os Jardins de Inverno são cada vez mais populares. Trazer um pouco do exterior para o interior de nossa casa pode ter uma série de benefícios para o nosso bem-estar. Mas o que é afinal um Jardim de Inverno? É bastante mais simples do que poderia imaginar é, simplesmente, uma sala de estar povoada não só pelos sofás que caracterizam esta divisão, mas principalmente pelos espaços verdes criados através de recantos com diferentes plantas, flores, árvores e tudo que de natural lhe vier à imaginação. Ainda com dúvidas? Curiosa? Veja os exemplos que lhe mostramos já de seguida e inspire-se! 

Envidraçados

Jardins de Inverno modernos por Le Verande srls
Le Verande srls

Tutto vetro

Le Verande srls

Um espaço como o que vemos na imagem, seria algo muito próximo de um sonho mas sonhar também faz parte e quem sabe um dia! Este jardim de Inverno é o exemplo perfeito de como a natureza pode estar completamente dentro de sua casa ainda que não esteja. Este recanto existe como uma espécie de redoma de vidro na qual, a vegetação que a rodeia, parece ser o conjunto de paredes do nosso lar. Um Jardim de Inverno de sonho, não podemos negar.

De orientação vertical

Salas de estar modernas por Dotto Francesco consulting Green
Dotto Francesco consulting Green

Living Room, parete in verde stabilizzato.

Dotto Francesco consulting Green

Começamos com um Jardim de Inverno que será sem dúvida bem ilustrativo do que podem ser este tipo de espaços dentro de nossa casa. O belíssimo recanto, como se pode observar, oferece-nos não só um conforto único, proporcionado por um longo sofá de canto, como a possibilidade de desfrutar de um espaço verde. Neste exemplo, um jardim vertical cobre parcialmente duas paredes da sala. Como podemos constatar não é um jardim que se caracterize por ter diferentes espécies de plantas, o que não é premissa essencial para que este tipo de espaço resulte na perfeição. Ainda curioso? Temos muito mais para lhe mostrar!

Menos é mais

Contrariamente ao Jardim de Inverno que lhe mostramos anteriormente, damos-lhe agora um exemplo de um outro jardim muito mais simples, despojado e minimalista, no qual os espaços verdes não estão directamente dentro de casa, mas acabam por fazer parte do nosso espaço interior, uma vez que são percepcionados através da transparência das longas janelas de correr. Num estilo um pouco diferente este é igualmente um espaço que lhe proporciona aquilo que é suposto, um ambiente de descontração e relaxamento onde a natureza também está presente.

Dois em um

Neste Jardim de Inverno de dimensão bastante apelativa podemos ver como o espaço exterior e o espaço interior se podem conjugar de forma harmoniosa. A presença do verde é visível mas acima de tudo é a quantidade e qualidade de luz que invade o espaço que é particularmente fascinante. É perceptível uma clarabóia, construída com madeira e vidro, que trás o céu para dentro de nossa casa, permitindo-nos usufruir do sol de Inverno em toda a sua plenitude. O conforto providenciado por estes espaços tem também que ver com o facto de serem recantos muito apetecíveis, no que a temperatura diz respeito. 

O que todos podem ter

Poderíamos chamar a este espaço sala de estar? Sim poderíamos, mas não seria a mesma coisa. Apesar de podermos reconhecer nesta divisão da casa a tão amada sala de estar, há sem dúvida algo que nos prende a atenção, que se destaca e impõe de forma única e com muita presença: as plantas que vislumbramos ao fundo. Como podemos observar estas não são umas plantas que passam despercebidas, primeiro pela sua dimensão e segundo pelo seu exotismo. Percebe melhor agora? Encontre plantas bonitas e vistosas que se destaquem das demais e transforme a sua sala de estar num Jardim de Inverno. 

Telhados de vidro

Jardins de Inverno modernos por GOAStudio | London residential architecture
GOAStudio | London residential architecture

Golders Green, Barnet NW11, London | House extension

GOAStudio | London residential architecture

Se é um dos privilegiados que tem um telhado de vidro em sua casa aqui está um óptimo exemplo de como criar o seu Jardim de Inverno. Uma vez mais como lhe apresentamos anteriormente o jardim não se encontra dentro de casa, mas invade-a através da vidraça. Não podemos deixar de reparar no pequeno vaso de flores que se encontra no centro da mesa e que de uma forma muito subtil e simples dá aquele toque especial a este espaço. Flores, sempre as flores! 

Minimalismo de Inverno

Jardins de Inverno modernos por Roorda Architectural Studio
Roorda Architectural Studio

​Zicht vanaf tuinkamer naar tuin

Roorda Architectural Studio

No moderno espaço de relaxe e descontração que vemos na fotografia temos mais um exemplo em que exterior e interior existem numa simbiose perfeita. O facto do espaço interior ser muito amplo, tal como o do exterior, dá-nos a sensação de liberdade, a nossa vista é desafogada e sem grandes objectos de distração. Sendo este Jardim de Inverno tão despojado – e que mais uma vez traz o jardim de fora para dentro – permite-nos tirar partido de momentos de descanso únicos e indispensáveis ao nosso bem-estar.

Quando duas plantas fazem a diferença

Jardins de Inverno modernos por homify
homify

​Winter Garden

homify

É certo que estamos perante uma clarabóia de vidro que  nos enche a vista e que todos gostaríamos de ter, mas repare que este é o único ponto de entrada de luz e que não existe nenhuma janela. Concentrem-nos então na janela que terá na divisão da sua casa. Arranje uns sofás coloridos e confortáveis uma mesinha de apoio – se puder ser no mesmo material dos sofás, perfeito! – dois ou três quadros dos quais goste, uma palmeira ou planta exótica que lhe agrade, um bonsai e voilá, terá um espaço magnífico no qual poderá passar a sua tarde de uma forma perfeita.

Recantos especiais

Jardins de Inverno modernos por Le Verande srls
Le Verande srls

Giardino d'inverno

Le Verande srls

Nada é mais característico num jardim do que os banquinhos de verga. Neste exemplo temos um belíssimo conjunto de sofás  de verga e almofadas brancas que fazem as delícias de qualquer um. Mas depois pergunta e plantas, onde estão as plantas? Como já se terá apercebido, Jardim de Inverno mais do que um espaço é um conceito. É uma divisão da casa que pretende ser um sítio onde nos sintamos bem e que nos remeta para o exterior, para a paisagem , sendo o espaço perfeito em que se sente lá fora cá dentro e onde pode usufruir em pleno dos seus fins-de-semana.

Faça você mesmo

Jardins de Inverno modernos por ATELIER SO GREEN
ATELIER SO GREEN

Bacs IMAGE'IN Hauts en couleurs !

ATELIER SO GREEN

Este pode ser o seu Jardim de Inverno, já pensou nisso? Não há aqui nada que não possa recriar em sua casa. Encontre um conjunto de mesas e cadeiras colorido e conjugue-o com alguns vasos – da mesma paleta de cores –  tamanho extra-large, coloque-lhes algumas plantas fora do vulgar e que contrastem com a cor da restante mobília da sala, encontre a iluminação certa e se quiser dê-lhe um toque único criando uma espécie canteiro de seixos onde poderá depois colocar os vasos. Desta forma, terá um espaço perfeito, onde certamente viverá momentos de paz e descontração em família ou entre amigos.

Com vontade de ter o seu próprio Jardim de Inverno? Não perca tempo!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!