Pátio exterior: Terraços  por Studioarte

A casa onde mora a luz do Algarve!

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Loading admin actions …

Hoje apresentamos-lhe uma casa cheia de energia e luz! 

Situada no Carvoeiro, no Barlavento Algarvio, esta casa é a epítome da casa algarvia: – clara, ampla, cheia da intensa luminosidade que só esta região de Portugal pode oferecer. 

O projeto é da autoria do gabinete de arquitetura STUDIOARTE, de Silves, e fez a recuperação da moradia prexistente, transformando-a numa casa de sonho, onde tudo tem sabor a verão e a férias. Mesmo que estejamos em janeiro e o trabalho se acumule…

Mas não o vamos fazer esperar mais. Junte-se nós e venha conhecer a casa que todos queríamos ter!

A fachada posterior, com direito a piscina

Começamos esta visita guiada em grande estilo: – pela piscina, pois claro! A casa casa está perfeitamente organizada à volta deste magnífico espaço de lazer, abraçando-o com a sua forma de “L”, portanto deve ter a primazia neste artigo.

Mas este pátio exterior é muito mais do que apenas a piscina. Tem um bar, que serve para a piscina, mas também para os dias de festa ao ar livre. Tem um toldo que cobre uma autentica sala de estar cá fora. E até tem uma área para churrascadas memoráveis.

Só para o verão? Nem por isso… O verão no Algarve é mais um estilo de vida do que uma estação do ano!

A sala de estar, lá fora!

E falando sala de estar e em churrascadas, cá está o espaço para isso! Uma área de lazer e descanso perfeita para uma casa de férias, ou para relaxar em família ao fim de um agitado, com vista privilegiada para a piscina. A mobília de exterior é simples e clara, como toda a restante decoração deste espaço fantástico, e reflete a filosofia de descontração que reina em toda a casa. 

Apetece ficar aqui. Simplesmente ficar a descansar e esquecer o mundo lá fora…

A sala de estar, lá dentro

Já com a bela visão dos exteriores da casa na retina, passemos aos interiores para continuar esta visita guiada!

Esta sala de estar de estilo moderno, sóbria, mas muito confortável, tem uma estreita ligação à área exterior, com a qual contacta diretamente através das grandes áreas envidraçadas, funcionando quase com um “bolha” de conforto interior rodeada pela beleza e pela luz do sul.

A escolha das cores da mobília e do tapete refletem a simplicidade mediterrânica, mas também a pouca necessidade de decoração exuberante numa casa onde a principal decoração está lá fora.

Uma cozinha prática e moderna

Se há algo que marca os interiores desta moradia é a inexistência de limites. Os espaços unificam-se, mantendo a sua identidade e a sua funcionalidade, e fundem-se com os exteriores, numa sensação de continuo. E nesta foto da cozinha temos essa perceção na sua totalidade! A cozinha, em “open space”, forma com a sala de estar e com a sala de jantar um espaço único, pontuado pelos desníveis que o caracterizam.

A sua conceção em betão, com acabamento em micro cimento, reflete a remodelação efetuada na casa, garantindo robustez e durabilidade ao mesmo tempo que reforça a sensação de ininterrupção, pois permite a ausência de juntas.

Gostou desta fantástica cozinha em openspace? Veja mais lendo o artigo ’Cozinhas abertas para a sala’.

Quem vem para jantar?

Espaço e mais espaço! E uma sala de jantar onde cabem todos. Família e amigos reunidos à volta da mesa monolítica, confortavelmente sentados nas bonitas cadeiras… É esta a primeira visão que nos ocorre ao olhar para esta sala de jantar. O estilo é mediterrânico, com apontamentos de materiais naturais e decorações rústicas que tornam o espaço mais acolhedor.

A omnipresente luz!

A sala de jantar dá acesso à área dos quartos através do corredor que vemos na imagem acima. A decoração é minimalista, mas tudo resplandece sob a intensa luz que banha o espaço. Repare como nem as divisórias deste espaço impõem limites ou quebram a luz… Muito pelo contrário. O vidro ligeiramente fosco contribui para a sensação de liberdade que se sente em todos os espaços!

A simplicidade não desilude

A decoração dos quartos é, como aliás em toda a casa, bastante simples e um pouco rústica. E isso só lhe dá encanto! O tapete de fitas acaricia os pés e protege-os do chão frio, e dá um toque de cor ao espaço. Mas ao mesmo tempo proporciona a robustez necessária à utilização numa casa que vive em comunhão com o exterior… Afinal, areias, pequenas pedras e outros detritos acabam por vir parar ao ambiente doméstico, e nada estraga mais uma decoração do que um tapete esfarrapado.

Mas para quando a luz é demais na hora de dormir, as cortinas blackout não foram esquecidas!

E para acabar, a casa de banho

A casa de banho é minimalista e de inspiração mediterrânica, como não podia deixar de ser. Mas a sua beleza vai mais além dos acessórios. A sua beleza vem do mar e do céu do Algarve, apriosionados no original painel de mosaicos em vário tons de azul. Sim, também parece uma piscina, e também isso se enquadra. No entanto repare bem: – os mosaicos têm uma forma hexagonal bastante inusual!

Esta casa espetacular deixou-o a sonhar com o Algarve? Diga-nos como!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!