Dicas para manter o seu tapete perfeito mais tempo

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Google+
Loading admin actions …

Todos temos pelo menos um tapete ou uma carpete em casa, é inevitável. É um acessório mais que decorativo, cria ambiente e aconchega a casa de forma muito particular, seja no quarto, na sala, na casa de banho, na cozinha ou ainda na entrada. Gostamos de os ter, fofinhos, bonitos e quentinhos, andar neles de pés descalços em casa é outra coisa! 

No entanto, há sempre um grande dilema quando falamos em tapetes – a sua manutenção, nomeadamente aqueles grandalhões e grossos, que não cabem na máquina de lavar. Mas quer sejam grandes, médios ou pequenos, a limpeza dos mesmos é inevitável!! Por mais dor de cabeça que nos possa causar, a higiene e o bom aspeto é uma força maior.

Um pouco ao jeito de mezinhas caseiras viemos com este artigo trazer-lhes dicas e soluções bastantes eficazes para manter um tapete ou uma carpete bonita e com ar novo, uma forma de manter este acessório mais tempo em sua casa, de jeito saudável. 

Não desistam deles, pois por mais cuidados que possam trazer, não podemos abdicar deles, tornam a nossa casa mais especial e atrativa. Tudo a arregaçar as mangas, luvas, produto e aspirador nas mãos e vamos ao ataque! Adeus sujidade!

A importância de saber o material de que é feito

É tapete ou carpete? É que, geralmente, os tapetes são mais delicados que carpetes e requerem métodos diferentes de limpeza. 

Veja na etiqueta do tapete, tal como acontece com as nossas roupas, o tipo de material que o constitui. Pois algumas fibras que compõe o tecido não são minimamente laváveis e muito menos poderá ir à máquina de lavar. Se o tapete for pequeno e der para colocar na máquina de lavar roupa então não hesite, se tiver medo de o danificar ponha o tapete dentro de um saco velho de algodão ou mesmo dentro de uma fronha, ele ficará protegido de possíveis agressões de lavagem. O melhor será usar um detergente para roupas delicadas. 

Como tal, a leitura prévia da etiqueta ou de uma pesquisa sobre as condições do materiais do seu tapete poderá fazer toda a diferença, entre o manter novo e limpo ou estragá-lo definitivamente. Tenha todos os cuidados, já sabe pelo sim ou pelo não, jogue sempre pelo seguro e faça um teste numa área escondida do tapete, antes de aplicar um produto em toda a superfície.

Dica 1 – Polvilhar bicarbonato de sódio antes de aspirar

Showroom LOVE CERAMIC TILES Lisboa 2013: Salas de jantar modernas por Catarina Batista Studio
Catarina Batista Studio

Showroom LOVE CERAMIC TILES Lisboa 2013

Catarina Batista Studio

Esta é daquelas mezinhas que adoramos partilhar, dicas úteis para todos. Afinal, queremos todos os mesmo, uma casa bonita é claro, mas sobretudo limpa e higienizada. O que adiantará ter móveis bonitos se a casa não tiver as condições mínimas de limpeza. Por isso, nada de se descuidar, ok? É que nós gostamos de partilhar todos os nossos saberes –  de A a Z, para que nada falhe em sua casa.

Então a nossa primeira grande dica leva-nos a polvilhar o tapete de bicarbonato de sódio, é verdade, leu bem, bicarbonato! Não há necessidade de comprar este ou aquele produto de marca, se podemos ter o mesmo resultado ou melhor ainda, com um produto simples e super barato. O bicarbonato vende-se em qualquer superfície, pequena ou grande, por isso, este produto não ficará esgotado e não precisará de esperar a promoção para o comprar. 

O bicarbonato de sódio é um mineral branco que não pode faltar na nossa dispensa, contem propriedades fabulosas que nos permite utilizá-la de inúmeras formas no nosso dia a dia. 

Basta polvilhar todo ou uma parte específica do seu tapete com o tal pó branco, deixar o produto fazer das suas, como limpar, desinfetar, tirar manchas e deixar as cores mais vivas e finalmente aspirar. Isto sem esfregar e outras complicações! 

Gostou desta fantástica dica? Faça já o teste!

Dica 2 – Aspirar semanalmente

Limpar a casa é uma tarefa que aborrece a muitos de nós, fazemo-la por obrigação e para não viver num caos total. A limpeza semanal é o essencial para viver numa casa limpa e higienizada. Abrir janelas, sacudir tapetes ou aspirá-los, é um dos gestos obrigatórios. Mesmo que não se vê à primeira vista, há pó, migalhas e outras sujeiras a viverem dentro deste pedaço de tecido, sendo por isso, primordial levar tudo pelo tubo abaixo do aspirador, ouve-se uns sons a baterem pelo tubo, o que é para nós um grande uma grande satisfação, pois sabemos que aquelas migalhas já nos faziam 'mal à vista'. Por isso, a  segunda dica remete-nos para aspirar o tapete, pelo menos uma vez por semana.

Com um tapete aspirado a casa fica logo com outro imagem, dá logo um ar limpo. Os pêlos dos tapetes ficam para cima, parece que ganha nova vida, nunca sentiram isso? 

Dica 3 – Limpar profunda e profissionalmente, pelo menos a cada 8 meses

Aspirar todas as semanas é uma manutenção diária, mas não será suficiente para o limpar profundamente. Pelo menos a cada oito meses deverá pensar numa limpeza mais intensa e profunda. Pode levá-lo a uma lavandaria ou contratar uma equipa profissional, que tratará de limpar o seu tapete para que fique como novo, ou pode optar por fazê-lo você mesmo, economizando dinheiro, para tal bastará métodos e produtos específicos. Nós desvendamos convosco alguns destes segredos…

- Para limpar o tapete ou carpete pode usar o bicarbonato de sódio, o vinagre e o sabão líquido suave, excelentes para limpar e desinfetar, junto com uma escova e uma bacia de água (isto se o seu tapete poderá levar água). 

- O vinagre ajudará a desinfetar. Coloque o produto num borrifador e pulverize, uma zona ou todo o tapete. 

- Para uma limpeza a seco, bastará misturar partes iguais de amido de milho e bicarbonato de sódio. Adicionar algumas especiarias ou folhas secas perfumadas, como canela, cravo e lavanda. Misturar o conteúdo completamente e polvilhar o pó por todo o tapete.

Outra dica é trocar o tapete ou de sentido ou de lugar para não desgastá-lo tanto.

Dica 4 – Mancha? Tratá-la imediatamente

Deixou cair comida ou uma bebida qualquer em cima do tapete, não há stress, são coisas normais que acontecem, basta dar uso ao que temos para não ficarem eternamente novas. É normal e faz parte, bom é darmos utilidade às nossas coisas.

Se algo caiu para cima do tapete, não deixe para amanhã, o melhor será mesmo tratar das manchas logo! Pode usar o truque do bicarbonato ou através de uma solução caseira. Quer saber como?

Basta misturar um litro de água fria com 60 ml de detergente líquido, misturar o conteúdo, para criar espuma e com a ajuda de uma escova macia esfregar o conteúdo na mancha, em movimentos circulares. Et voilá

O vinagre branco junto com água também é uma solução boa, para tratar a mancha!

Bóra atacar as indesejadas manchas dos nossos tapetes!

Dica 5 – Andar sem sapatos

Tiles desenhada por Domingos Ferreira: Parede e piso  por Two Six
Two Six

Tiles desenhada por Domingos Ferreira

Two Six

É daquelas pessoas que está em casa com ou sem sapatos?

É claro que é uma questão pessoal e de hábito… mas se pensarmos na quantidade de germes, de sujidades e de outros elementos indesejados que arrastamos até aos tapetes da nossa sala com os nossos sapatos da rua, talvez repensamos no assunto de andar com sapatos em casa. Além disso, andar de pantufas é tão mais agradável, não acha? 

Vamos poupar os tapetes da nossa casa e deixar os sapatos na entrada da nossa casa, pode ser?

Se por outro lado, está a precisar de mudar de tapetes e procura inspirações bonitas não deixe de espreitar este livro de ideias

As nossas dicas vão o ajudar a manter o seu tapete super limpo? Já usava alguma delas?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!