Decoração de jardim: celebre o Verão ao ar livre

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Estamos na estação dos jardins, por excelência. É no exterior que passamos grande parte do tempo durante o Verão. Os dias quentes chegam e quando olhamos para fora não gostamos do que vemos. Descurámos as plantas, não há organização, tampouco conforto. We plead guilty. No Inverno, o sofá é sempre mais convidativo e os dias passados no jardim parecem-nos uma realidade distante. E assim é. De facto. Mas vamos sempre a tempo de o tornarmos convidativo.

No artigo de hoje mostramos-lhe dez sugestões para decorar o seu jardim. Recatado ou nem tanto, moderno ou ecléctico, esperamos que encontre aqui a inspiração que procura ou o elemento que faria toda a diferença. A homify também quer fazer parte do seu Verão. Saia de casa e venha connosco até ao jardim!

Uma sala de estar no jardim

Jardins minimalistas por grupoarquitectura
grupoarquitectura

Casa Basaltica

grupoarquitectura

Uma sala de estar no jardim que é como quem diz, ter o conforto do interior no exterior. Como se pode ver na imagem, a mistura entre materiais rústicos, principalmente no que diz respeito à decoração, e de materiais nobres como o vidro, o metal ou o mármore criam um espaço que resume lindamente os elementos naturais do jardim e ao mesmo tempo as linhas modernas da casa. A construção desta zona de estar num nível ligeiramente mais elevado em relação ao relvado ajuda a marcar essa fronteira entre as duas áreas distintas. A decoração foi criada a partir de elementos mais rústicos – a fazer jus ao seu propósito - como a palete de madeira enquanto mesa de centro, o tapete em cores terra e a otomana em verga. E como a personalidade de uma casa reside no pormenor, chamamos a sua atenção para as maçãs em cima da mesa, como se fossem um arranjo. Ponha em prática esta ideia e experimente usar fruta para decorar centros de mesa! Os citrinos, bonitos e perfumados, cumprem esse desígnio particularmente bem.

Decorar um jardim pequeno

Tem um espaço exterior pequeno e acha que não dá fazer nada com ele? Desengane-se. Um bom planeamento e atenção ao detalhe no que toca à decoração são essenciais para que consiga usufruir do seu jardim, ainda que disponha de uma área exígua.

Vamos ter esta imagem, de um jardim londrino, como referência. Pense na vertical e escolha plantas altas e estreitas que ocupem menos espaço. Plante-as em vasos que encham o olho. Para a zona de refeição, opte por bancos sob o comprido em detrimento de cadeiras que são maiores e dão um ar mais pesado. A mesa deve seguir-lhes o estilo. Velas e almofadas nunca são demais e criam um ambiente aconchegado e romântico em qualquer jardim. Neste caso, os tons neutros e serenos prevalecem e arejam o espaço. Um recanto planeado com sensibilidade onde menos é mais.

Plante as suas próprias ervas aromáticas

Jardim Bambus: Jardins rústicos por MUDA Home Design
MUDA Home Design

Jardim Bambus

MUDA Home Design

Os amantes de culinária não vão ficar indiferentes a esta sugestão. Tome de empréstimo um recorte do seu jardim para plantar ervas aromáticas. Afinal de contas, elas são cada vez mais usadas para cozinhar, para além de ser saudável - para o corpo e para a mente – cultivarmos os nossos próprios alimentos. Para embelezar e organizar a sua pequena horta, sugerimos placas em lousa nas quais pode escrever em giz o nome de cada uma das ervas. Fique com os sabores e os cheiros campestres à mão de semear. E de colher também. Bom apetite!

Caminhos de luz

Esta imagem chamou-nos a atenção pelo tipo de iluminação escolhida. Estamos habituados a ver pontos de luz separados sob a forma de vários candeeiros. Neste caso, a iluminação forma como que pequenos caminhos que seguem os próprios contornos do jardim. Parece-nos que esta opção se harmoniza com um espaço exterior num estilo moderno. Repare que, não obstante a discrição que lhe está inerente, ela consegue fazer sobressair a vegetação tropical do espaço e criar um ambiente paradisíaco e luxuoso.

Ponha uma mesa colorida!

HAPPY HOME 2014: Jardins mediterrânicos por ROSA PURA HOME STORE
ROSA PURA HOME STORE

HAPPY HOME 2014

ROSA PURA HOME STORE

Nada mais agradável do que, no Verão, fazer as refeições ao ar livre. O jardim é pensado tendo em conta a vida familiar e o convívio no exterior. Da ROSA PURA, temos esta sugestão que arranca sorrisos fáceis. A mesa rústica de madeira com os bancos compridos oferece um espaço inteiro onde pode sempre caber mais um. Assente no deque, esta espécie de sala de jantar no exterior permite que andemos descalços sem preocupações. Os pratos e os individuais salpicados entre o azul e o cor-de-rosa e as almofadas de padrões diversos dão vida e cor à área de refeição. A piscina completa este quadro paradisíaco de elogio aos dias quentes. Happy Home é o nome deste projecto. E cai-lhe tão bem.

Reutilize velharias

Jardim piso terreo - Prédio Rústico em Carcavelos - Lisboa: Jardins minimalistas por adoroaminhacasa
adoroaminhacasa

Jardim piso terreo – Prédio Rústico em Carcavelos – Lisboa

adoroaminhacasa

Neste pequeno jardim, em Carcavelos, o mote é reaproveitar. As prateleiras foram construídas com a madeira dos tabiques da casa previamente demolida e servem como suporte para outros objectos antigos que também por lá se encontravam. Tomem, ainda, nota das cadeiras vintage restauradas e pintadas em tons garridos e da banheira antiga que aparece aqui de forma um tanto ou quanto clandestina o que dá muita piada ao espaço. Dar novos propósitos a móveis antigos torna o seu jardim singular e é ideal para orçamentos mais reduzidos.

Baloiçar

Há sempre espaço quando o espaço não é muito. Este pequeno jardim constitui um bom exemplo de bem-estar e de bom gosto. Sobressaem, de imediato, as cadeiras suspensas com almofadas. É fácil imaginarmo-nos lá a ler um livro, a conversar ou a pensar na vida. Para o espaço se tornar mais idílico, disponha lanternas para velas em diferentes tamanhos. Repare, ainda, nos sacos de sarapilheira a envolver os vasos tendo como pano de fundo uma fina cortina branca que concede ao jardim frescura e privacidade.

A melhor “cadeira” para o Verão

A cama de rede num jardim é o “sonho de uma noite de Verão”. Shakespeare concordaria connosco. É uma imagem idealista aquela da cama a balançar entre uma vegetação luxuriante afagada, apenas, por uma suave brisa. Se tem um jardim, não se esqueça de uma. Com ela, vêm momentos deliciosos na companhia do melhor livro, da melhor música ou da melhor pessoa.

Vasos de todos os tipos

Terraços  por raumatmosphäre pantanella
raumatmosphäre pantanella

Outdoor – Terrasse mit Beet-Trocksteinmauer und Steinboden

raumatmosphäre pantanella

Neste jardim rústico, de laivos mediterrânicos, estão dispostos vasos de cores e formas diversas. Há vasos em cesto, outros em cerâmica e mais uns em barro que, com a tinta a sair, são toscos, mas, ainda assim, charmosos. Embora diferentes, constituem um conjunto perfeito. Entre eles, vê-se uma escultura em pedra, como se estivesse ali por acaso. Uma liberdade própria da decoração de inspiração rústica!

A casa na árvore dos sonhos de infância

Para quem tem crianças, nada melhor. Esta casa de madeira na árvore do jardim seria o paraíso para os mais pequenos, o lugar ideal para combinarem traquinices ou para reunirem os amigos ao jeito dos “famosos Cinco”. Independente da casa principal, constitui um verdadeiro refúgio. Além disso, esta é uma outra maneira de dar utilidade a uma árvore. Reconhecemos que a casa da imagem é uma espécie de “mansão” das casas de árvore, mas já imaginou construir uma, ainda que mais pequena, na companhia dos seus filhos? Seria, com certeza, uma recordação que guardariam para a vida.

Se gostou do nosso artigo de hoje, faça-nos saber e comente aqui mesmo por baixo!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!