Design de casa de banho: as últimas tendências

sofiapega sofiapega
Loading admin actions …

Já várias vezes lhe dissemos que a divisão mais menosprezada da nossa casa é geralmente a casa de banho. E não pode ser assim! Pensamos sempre na decoração da nossa sala, quarto e cozinha, e deixamos a casa de banho de parte por ser uma divisão mais pequena do que as restantes. No entanto, se analisarmos bem a situação, é uma das divisões que usamos mais ao longo do dia – desde que nos levantamos até nos deitarmos. É o local onde fazemos a nossa higiene pessoal e, por isso mesmo, devemos ter as condições adequadas para tal. Arrumação, conforto e limpeza são as palavras-chave para a casa de banho ideal. Assim, independemente das dimensões da sua casa de banho, ao decorá-la, deverá pensar na boa distribuição de todos os elementos que a constituem, de modo a poder retirar o máximo de partido das suas funcionalidades e torna-la um local prático e confortável.

Hoje a homify mostra-lhe seis tendências de design de casas de banho, as mais modernas e actuais. Vamos falar-lhe do lavatório, sanita, banheira e revestimentos. Seis tendências ilustradas com seis fotografias de seis fantásticos projectos que certamente o encantarão. Continue a ler este artigo e inspire-se para que tenha uma casa de banho de sonho, mesmo que seja muito pequenina, e deixe de menosprezar esta que é uma divisão tão importante na sua casa!

Banheiras soltas

Esta é uma ideia que torna a sua casa de banho actual mas, na realidade, é uma “reinvenção” de algo que se via muito na decoração de casas de banho dos séculos passados. Fazendo um recuo no tempo, antigamente as banheiras estavam “soltas”. Não se viam banheiras num canto da casa de banho, em que as próprias paredes eram duas das faces da banheira. Viam-se banheiras que pareciam tanques brancos simples com pés elaborados, branco, prateados, dourados… Trazemos essa tendência de volta, mas com um design mais moderno. Como vê na imagem, um projecto do atelier GLR Arquitectos, a banheira parece uma adaptação para o século XXI das banheiras antigas, e resulta na perfeição!

Lavatórios simples e bonitos

Casa de banho social em Lisboa: Casas de banho modernas por LAVRADIO DESIGN
LAVRADIO DESIGN

Casa de banho social em Lisboa

LAVRADIO DESIGN

E porque não há torneira sem lavatório, nem lavatório sem torneira, imediatamente a seguir à torneira, falamos-lhe do lavatório. Uma tendência que se mantêm e cada vez mais se está a propagar são os lavatórios simples e bonitos. A simplicidade, quando utilizada da forma correcta, é um truque de decoração que nunca falha. Neste exemplo, que faz parte de um projecto do atelier Lavradio Design, vejo um lavatório em forma de meia-esfera, em branco vidrado, pousado em cima de uma bancada branca também. Esta é uma casa de banho cujas paredes estão revestidas com azulejos com um padrão de triângulos com vários tons de cinzento, sendo isto o centro das atenções. Assim, o resto da casa de banho, nomeadamente bancada, lavatório, sanita e banheira, devem ser algo simples para que não haja muita confusão visual.

Torneiras com bom gosto

Em primeiro lugar vamos falar-lhe da torneira. É incrível como um elemento tão pequeno da nossa casa de banho pode fazer tanta diferença esteticamente. A que lhe mostramos na imagem é o exemplo perfeito de uma torneira simples e clean, que se enquadra em todo o tipo de decorações devido à sua simplicidade, principalmente em decorações mais modernas. É um simples “tubo” de metal, que vem da parede – neste caso do espelho – em vez de partir da bancada como geralmente acontece.

Sanitas elevadas e suspensas

Quando vemos uma sanita elevada ou suspensa é impossível não acharmos que é uma sanita moderna e actual. É assim mesmo! Ao olhar para a fotografia certamente isso foi a primeira coisa que lhe chamou à atenção. Se tiver possibilidade de alterar a sua sanita ou se estiver a construir a sua casa de banho do zero, as sanitas suspensas são a solução perfeita para tornar de imediato a sua casa de banho muito mais contemporânea e moderna.

Materiais diferentes como o mármore

Um material que cada vez mais se está a usar na decoração de casas, em qualquer divisão, é o mármore. Um tipo de pedra que dá um toque sofisticado a qualquer espaço e o torna clean, moderno e confortável ao mesmo tempo. Já o vimos na cozinha, escritórios, halls… Hoje vemos na casa de banho! E em muita quantidade! É um material facilmente conjugável com outros materiais também. Neste caso em especial, o atelier LANDMARK ARQUITECTOS optou por decorar toda a casa de banho – pavimento, algumas paredes e bancada – com mármore, e conjugar com outras paredes cobertas com azulejos pretos. E que bem que ficou o resultado final, provando que o mármore (ou qualquer outro material utilizado repetidamente numa casa de banho) pode não ser cansativo!

Chuveiro

Neste último exemplo que lhe mostramos, falamos de algo que, à partida, qualquer pessoa pensa quando se fala em “casa de banho pequena”: o chuveiro/poliban. A verdade é que das coisas que mais ocupa espaço na casa de banho é a banheira e como não podemos abdicar do sítio para tomarmos banho, a solução perfeita é o poliban. Uma “banheira” muito mais pequena, que ocupa muito menos espaço, onde podemos tomar banho em pé. Esta casa de banho tem outra particularidade que faz com que o espaço pareça ainda mais bem aproveitado, que e o facto da porta do poliban ser de vidro, o que permite que tenhamos uma visão total e ampla do espaço.

Qual das tendências vai já aplicar na sua casa de banho? Diga-nos nos comentários!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!